Camboja

Camboja > Destinos
05 setembro 2015

O Camboja é um dos destinos mais empolgantes do Sudeste Asiático.  Uma país ainda em reconstrução após uma guerra civil na década de 70 e que matou quase um terço da população, um verdadeiro exemplo de sobrevivência.

Ao pensar no Camboja talvez apenas uma ou três coisas venham à cabeça: Angelina Jolie, pobreza e/ou Guerra Civil.  Quem sabe Angkor Wat.  E você não está sozinho: o fato é que o turismo no Camboja ainda está anos-luz atrás dos populares vizinhos Vietnã e Tailândia.

Screenshot 2015-08-31 21.47.09

Siem Reap é um dos destinos prediletos dos turistas que visitam o Camboja, afina é lá que está o que algumas pessoas chamam de oitava maravilha do mundo, o famoso templo de Angkor Wat.

Vale muito a pena passear pela cidade de Siem Reap, cheia de restaurantes e bares, uma feirinha local super bacana (Old Market) e o Mercado noturno, incrível!

2 Screenshot 2015-08-30 23.04.10

A melhor maneira de se locomover por lá é com o tuk-tuk.  Você pode encontra-lo em qualquer lugar.  O valor vai de 1 a 2 dólares dependendo da distancia a ser percorrida.  O dólar é muito bem aceito por lá.

Hora de visitar o império de Angkor.

3 Siem Riep, Cambodia - 4185

Nas imediações da cidade de Siem Reap, escondidos sob a floresta, haviam mais de 30 templos que formavam o complexo que já abrigou o maior império do sudeste asiático com mais de um milhão de habitantes (do sec IX a XV).  É uma obra prima da arte Khmer e um dos maiores complexos de templos do mundo que se estendia da Tailândia ao Vietnã (400m2). O império de Angkor foi esquecido depois que invasores tailandeses o saquearam obrigando todas as pessoas a abandonar a cidade e fugir para Phnom Penh (capital do Cambodia). Há também uma versão que a cidade acabou devido a uma forte doença.  O imperio Angkor foi redescoberto por exploradores franceses em meados do século XIX.

Hoje é Patrimônio da Humanidade tombado pela Unesco e recebe milhares de turistas que garantem boa parte da fonte de renda desse pequeno reinado.

Siem Riep, Cambodia - 3499

Angkor Wat é o mais conhecido e é somente uma parte do complexo de templos. Ele é considerado o maior edifício religioso do mundo apesar de ser um dos menores se comparado ao Bayon + Angkor Thom.

Siem Riep, Cambodia - 3483

Siem Riep, Cambodia - 3514  Siem Riep, Cambodia - 3526

Muitos falam sobre o nascer do sol em Angkor Wat, como sendo a melhor hora para visitar o templo mas eu vi o por do sol e foi simplesmente maravilhoso!!!

4 Siem Riep, Cambodia - 3576

Siem Riep, Cambodia - 3588

O Templo Bayon, conhecido pelas famosas faces do rei Jayavarman VII, foi construído por volta de 1200 com vários blocos que parecem um quebra-cabeça. Alem das 216 faces, o templo tem diversas galerias com imagens cotidianas daquela época, como a pesca, mulheres dançando, cenas de luta e etc.

5 Siem Riep, Cambodia - 3727

Siem Riep, Cambodia - 3761

Siem Riep, Cambodia - 3745

A tradicional foto olhando para aquele rosto que está bem longe do seu rosto. Muito divertido!

6 Siem Riep Cambodia 3742

Mas foi o Ta Prohm que mais me chamou a atenção. Ta Prohm e suas árvores retorcidas que cresceram sobre as ruínas ja serviu de cenário para Angelina Jolie no filme Tomb Raider.

Siem Riep, Cambodia - 3669  Siem Riep, Cambodia - 3671 Para mim um dos mais impressionantes templos de Angkor pois nunca vi nada parecido. Este lugar sofreu poucas interferências humanas desde a primeira visita dos exploradores franceses há mais de um século atrás, como se nunca tivesse sido limpo e as arvores centenárias tivessem tomado conta do lugar. A natureza é realmente capaz de nos surpreender!

Siem Riep, Cambodia - 3700

Siem Riep, Cambodia - 3711

Além do Império Angkor, a cultura do Camboja é surpreendente. Ver aqueles monges caminharem pelo templo e pela cidade é como se tudo estivesse sendo “abençoado”.

E não é que eu também tive a sorte de ser “abençoada”?

Fomos visitar o templo de Wat Damnak e lá o monge nos abençoo e presenteou com um fio de algodão vermelho.  Este fio vermelho no budismo significa “Esta prática restaura a ordem natural das coisas e une as pessoas”.  Esta cerimônia é praticada por budistas há mais de 500 anos. No final da cerimônia, o monge amarra um fio nos nossos pulsos. As cores dos fios têm diferentes significados. Vermelho representa bravura; branco, amizade; preto, compaixão; e amarelo, fé. Acredita-se que corpo e alma estejam firmemente amarrados.

Siem Riep, Cambodia - 3639

Se voce quiser ainda mais se aprofundar na cultura do Camboja, vale assistir a um show de dança típica. Um pouco parado mas muito bonito!

Siem Riep, Cambodia - 3593

9 Siem Riep, Cambodia - 3599Siem Riep, Cambodia - 3596

Roupa???

Muitos me perguntam que roupa usar para visitar o Camboja. Como o calor por lá é muito intenso, sugiro uma saia comprida (alguns lugares não permitem a entrada de pessoas com saias curtas e/ou shorts e bermudas que não cobrem o joelho) ou uma calça curta, estilo pescador, bem leve.

E quando???

Cuidado com a data escolhida para visitar o Camboja. Alguns meses chove muito (monções) causando até alagamento. Os meses de chuva são de maio/junho a outubro. Os outros meses é ok visitar mas dentre o restante dos meses, eu escolheria de novembro a fevereiro pois de março a maio o calor é bem intenso!

Agora aproveite sua viagem para esse país maravilhoso!  Camboja!


PUBLICIDADE