Cape Town / Cidade do Cabo

África do Sul > Destinos
11 janeiro 2016

A Cidade do Cabo, ou Cape Town em inglês, é a capital legislativa da África do Sul e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Com belas paisagens e um astral contagiante, a cidade é reconhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo, muito comparada com o Rio de Janeiro.

Não é à toa que ela é a cidade mais visitada do continente africano. Turistas do mundo inteiro vão em busca de belas praias, grandes montanhas e paisagens maravilhosas. A cidade também oferece bons restaurantes, várias opções de lazer e compras e uma vida cultural muito rica.

A geografia da região é privilegiada e você pode acabar encontrando por lá coisas que não imaginava, como pinguins, focas e tubarões.

Por onde quer que se chegue, o primeiro lugar que chamará sua atenção ao circular pela Cidade do Cabo provavelmente será a imponente Table Mountain.

Screenshot 2016-01-04 01.23.28

Screenshot 2016-01-04 01.25.45

1 Dia 13 - 2693

 

TABLE MOUNTAIN

A Table Mountain, ou Montanha da Mesa, em português, é um dos pontos turísticos mais visitado na Cidade do Cabo.   Ela tem pouco mais de 1.000m de altura e cerca de 3km extensão. Foi considerada uma das sete novas maravilhas do mundo e pode ser vista de diversas áreas da cidade.

Há duas maneiras para subir a Table Mountain: através de trilhas ou de bondinho.

O tempo gasto para subir pelas trilhas depende da condição física visitante – pode levar de 50 minutos a 4 horas. O bondinho, que transporta 65 pessoas por vez, é rápido, viaja a uma velocidade de até 10m/s e são apenas 700m entre a estação de baixo e a estação de cima da montanha. O bondinho ainda faz uma volta de 360º em seu próprio eixo, o que permite que todos que estão nele possam ter uma visão panorâmica da subida.

Pode não parecer, mas o topo da montanha é plano e cheio de trilhas; você pode passar o dia todo caminhando lá em cima e observar os inúmeros mirantes que ela tem. São tantos ângulos diferentes e todos com vistas tão bonitas que a vontade de curtir o visual e tirar fotos está presente a todo momento.

Screenshot 2016-01-11 13.04.25

Screenshot 2016-01-11 13.04.42

Dicas:

– A estação do bondinho e a Table Mountain ficam fechadas quando venta muito ou quando há grande quantidade de nuvens e pouca visibilidade. Não é incomum ela estar fechada, principalmente a tarde; por isso, na primeira oportunidade em que o tempo estiver bom, suba!
– Como o ponto turístico é muito concorrido e as pessoas esperam que faça um dia bonito para visitá-lo, recomendamos comprar seu ingresso com antecedência. Não raramente, quando o dia está com poucas nuvens, principalmente aos finais de semana, forma-se uma longa fila para comprar o ingresso e, posteriormente, para entrar no bondinho.

– Se estiver de carro, prepare-se para estacionar distante da estação do bondinho. Apesar de haver estacionamento, nos dias em que o parque fica cheio a quantidade de carros é muito grande e não há espaço para todos. Pensando no acesso, utilizar o ônibus City Sightseeing é uma boa maneira de conhecer o local.
– Pessoas com carrinhos de bebê ou cadeirantes não terão dificuldades, pois boa parte das trilhas são pavimentada.
– Vá com um agasalho para se proteger dos ventos.

2 Dia 12 - 2628

ILHA DAS FOCAS

Fizemos um passeio para o Cabo da boa Esperança e no caminho paramos em Hout Bay Harbour, uma zona portuária com um pequeno centro comercial e restaurantes. É de lá que sai o barco para quem gosta de animais e nunca teve a oportunidade de admirar focas de perto. Que tal uma visita para Seal Island, ou “Ilha das Focas”. Pedregosa e isolada, a ilha é a diversão de dezenas de focas, que curtem o calorzinho do sol ou brincam nas águas de cores claras.

3 Screenshot 2016-01-04 01.02.19

3 Screenshot 2016-01-04 01.03.51

BOULDERS BEACH

No caminho para o Cabo da Boa Esperança, paramos para conhecer o Boulders Beach. Uma simpática praia de águas cristalinas e calmas na Cidade do Cabo. Mas muita gente vai até lá para ter a experiência de encontrar uma colônia de pinguins-africanos.  É possivel chegar bem pertinho dos pinguins através do Parque Table Mountain. Ele tem passarelas de madeira que te levam até a área onde ficam os pinguins tomando sol. Os visitantes ficam restritos apenas à área da passarela. É bem grande a quantidade de pinguins; alguns tomam sol, outros mergulham no mar e há os que preferem descansar na grama. A praia é superbonita e, com a presença dos pinguins, o cenário fica ainda mais surpreendente.

4 Dia 13 - 2625

Screenshot 2016-01-11 12.44.53

Screenshot 2016-01-11 13.05.27

Screenshot 2016-01-11 13.05.01

CABO DA BOA ESPERANÇA

Chegamos no Cabo da Boa Esperança!   Uma península no sul do continente africano que foi contornada pela primeira vez em 1488, por Bartolomeu Dias. O lugar também é conhecido como “Cabo das Tormentas”, devido à grande quantidade de tormentas e ventos presentes na região.

No Cabo da Boa Esperança está Cape Point, o ponto mais a sudoeste da África.

Ao conhecer Cape Point, você verá dois picos e, em um deles, mais ao alto, está um belo farol, datado de 1860. Não deixe de subir até o farol e apreciar a vista que se tem lá de cima, que é espetacular – o local pode ser conhecido por meio de caminhadas (cerca de 15/20 minutos por escadas) ou a partir de um funicular (pago). Apesar de o farol localizado no pico mais alto de Cape Poit ser um dos símbolos do lugar, ele não está em funcionamento, pois as nuvens acabam por cobri-lo muitas vezes, e com isso ele se torna ineficiente para ajudar a navegação dos navios que por ali passam. Um novo farol foi construído em um nível mais próximo do mar – esse, sim, usado pelos navios.

Outro ponto que não pode passar em branco ao conhecer a pesínsula é a placa do Cabo da Boa Esperança, onde todo mundo faz uma parada para tirar fotos e apreciar a praia que há ali. Toda a área é muito bonita, com muitas plantas, mar estonteante e vários animais vivendo livremente. Essa área faz parte do Parque Nacional Table Mountain, que inclui outros pontos turísticos da Cidade do Cabo, todos com uma característica em comum: uma beleza natural que impressiona pessoas de todas as partes do mundo.

Screenshot 2016-01-11 13.05.59

Screenshot 2016-01-11 13.06.10

Ao conhecer o Cabo da Boa Esperança, é importante tomar cuidado com os babuínos, que podem ser agressivos e dar sustos nas pessoas. Eles aprenderam a abrir carros e a roubar bolsas, por exemplo, por isso evite o contato. Não caminhe pelo parque enquanto come, porque comida chama a atenção desses animais.

Screenshot 2016-01-11 13.05.46

MUSEU DE CARRO FRANSCHHOEK

No dia seguinte, fizemos a rota do vinho e paramos no Museu de carro Franschhoek. Mesmo para quem não é fã de carros, como eu, recomendo o passeio. A coleção do museu apresenta mais de 100 anos de historia com mais de 220 veículos raríssimos, que vão desde um triciclo 1898 Beeston motor ate o supercarro Ferrari Enzo 2003.  Tudo isso tendo como pano de fundo o indescritível cenário do L’Ormarins.

Screenshot 2016-01-11 13.17.26

Screenshot 2016-01-11 13.17.36

EAGLE ENCOUNTERS

Como estávamos viajando com meus filhos, a viagem não teria graça se não fosse interessante para eles. Por isso paramos em Eagle Encounters, uma fazenda que foi fundada em 2001 por Hank e Tracy Chalmers. O terreno foi doado generosa por Spier Wine Farm e é o lugar perfeito para reabilitação, libertação, conservação, educação e eco-turismo. Eagle Encounters é uma organização sem fins lucrativos. Lá é possível ficar bem perto de corujas e inclusive segura-las.

Hank Chalmers conheceu seu primeiro falcão quando tinha cerca de 5 anos – seu pai era um dos primeiros falcoeiros na África do Sul. Aos 8 anos, Hank se apaixonou por aves de rapina (bela águia preta). Anos mais tarde, ele e Tracy decidiram tornar-se participantes ativos na arena de conservação e preservação de aves de rapina da África do Sul.

Screenshot 2016-01-11 13.18.01

Screenshot 2016-01-11 13.18.31

FAZENDA DE JACARÉ

No caminho do vinho, havia uma fazenda de Jacarés que paramos para visitar.  Foi muito divertido pois nós pudemos pegar os “pequenos” jacarés na mão.  Eu adorei!!!!  Uma sensação unica!

Screenshot 2016-01-11 13.31.18

Screenshot 2016-01-11 13.31.28

WATERFRONT

Voltando para a cidade, que tal passear pela Victoria and Alfred Waterfront? Uma área portuária revitalizada que tem shoppings, hotéis, mercados e muitos restaurantes. O complexo é ideal para quem quer fazer compras ou simplesmente se divertir – afinal, entretenimento não falta. Dali saem diversas embarcações, particulares ou não, e passeios para conhecer a costa do Cabo ou os canais do próprio Waterfront.

A região é movimentada dia e noite, e conta com bastante segurança. Você pode andar livremente e se preocupar apenas em escolher um local para almoçar ou jantar.

Como a área é bastante grande e tem diferentes atrações, a cada hora você acaba por descobrir algo novo. Entre os pontos que não devem passar batidos no seu roteiro estão: o Victoria Wharf (o maior shopping do Waterfront); a ponte móvel, que se movimenta quando alguma embarcação precisa passar pelo canal; a Torre do Relógio, um dos símbolos do local; o Food Market; o Craft Market; e a roda gigante, que oferece uma visão panorâmica superbacana dessa região.

8 Screenshot 2016-01-04 01.06.07

ROBBEN ISLAND

Robben Island é um dos grandes pontos turísticos do Cabo e, se você tiver tempo (o que eu não tive), é um bom lugar para visitar. A ilha, considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi uma prisão durante muitos anos e recebeu célebres presos, como o famoso ídolo sul-africano Nelson Mandela.

Os passeios partem da Torre do Relógio, no Waterfront, em quatro horários diários (9h, 11h, 13h e 15h), levando turistas em uma embarcação até a ilha. Chegando ao lugar, é feito um passeio guiado um ônibus e uma visita pelo interior de uma das prisões, guiado por um ex-presidiário que relata aos visitantes tudo que acontecia no dia-a-dia da prisão.  É um passeio com duração média de quatro horas, interessante especialmente para quem quer conhecer a história da África do Sul e de Mandela.

Robben Island é um passeio bastante concorrido; recomendamos comprar seus ingressos pelo site, antes de viajar, pois eles se esgotam rápido no verão e em feriados. Caso você decida conhecer a ilha de última hora e todos os passeios estejam com seus ingressos vendidos, sugerimos ir até a bilheteria 40 minutos antes da partida das embarcações, porque constantemente há pessoas desistindo do passeio e você pode aproveitar essa oportunidade para fazê-lo.

9 Screenshot 2016-01-04 01.08.23

ACQUARIUM

Se você estiver com seus filhos ou até mesmo gostar de aquario, o Two Oceans Aquarium, ou Aquário Dois Oceanos, é um passeio bem bacana para fazer. Ele tem esse nome devido ao encontro dos oceanos Atlântico e Pacífico, que ocorre na África do Sul. O lugar reúne mais de cinco mil espécies de animais, entre eles muitos peixes, pinguins, moluscos e tubarões.

Ha uma área do aquário onde as pessoas podem tocar alguns dos bichinhos e aprender como vivem e quais são as suas principais características. Em duas horas no aquário você pode conhecer vários peixes e apreciar aquários de grande porte, onde estão tubarões, peixes grandes e enormes plantas readaptadas. Não deixe de ir ao último andar, onde estão os pinguins, e ao aquário dos nemos para tirar uma foto – é show!

Programe-se para estar no aquário na hora da alimentação dos animais, o que deixa a visita ainda mais emocionante.

10 Screenshot 2016-01-04 01.10.14

MERGULHO COM TUBAROES BRANCOS

Falando em tubarões, o mergulho em gaiola com tubarões-brancos é o passeio ideal para quem gosta de aventura. A África do Sul tem um litoral cheio de tubarões e, para vê-los bem de pertinho, esse passeio é bem indicado.
tour tem duração de um dia completo e consiste em um passeio de barco, saindo de Gansbaai até uma área em alto mar onde encontram-se os tubarões. Os animais são atraídos por alimentos apresentados a eles e é nessa hora que os turistas tiram fotos e entram em uma gaiola no mar, onde ficam protegidos dos animais, mas, ao mesmo tempo, podem observá-los de perto. Todo o tempo as pessoas ficam protegidas pela gaiola, que, apesar de ser vazada, impede que o animal tenha contato com quem está nela. Não é preciso saber nadar nem usar máscara, basta observar debaixo da água os tubarões.

O passeio é feito por diversas agências, porém sugerimos que você o faça com uma empresa que lhe passe confiança. Os tubarões-brancos são considerados perigosos e ter uma gaiola reforçada é essencial para a segurança da atividade.

11 Screenshot 2016-01-04 01.11.55

PRAIA SURF – MUIZENBERG BEACH

Muizenberg é um subúrbio à beira-mar da Cidade do Cabo, África do Sul. Está situado onde a margem da Península do Cabo se curva e volta para o leste na costa de False Bay. É considerado o berço do surf na África do Sul e é o lar do Instituto Africano de Ciências Matemáticas. Mesmo com o mar gelado durante o ano todo, muitos se aventuram e meus filhos não ficaram de fora!

Mas preste atenção nas bandeiras que dizem sobre tubarões na redondeza para não ter surpresas desagradáveis!

E assim foi nossa viagem para Cape Town, o ponto final para nossa viagem de safari.

 

 

FRANSCHHOEK

Franschhoek é aquela pequena cidade lá em baixo (na primeira foto). Uma cidade de vinícolas e comida provençal , bem pequenina com apenas 15 mil habitantes. Seu nome Franschhoek significa “French Corner” (algo como “cantinho francês”), porque, no passado, o local recebeu muitos refugiados franceses, apesar de ter sido colonizada pelos holandeses . Está a apenas 50 km da Cidade do Cabo. A brincadeira por aqui é comer, beber e passear na pequena main street cheia de lojinhas, restaurantes e galerias de arte. Estou totalmente apaixonada por essa cidade tao charmosa!

f
f6

MONTE ROCHELLE

Depois de vender tantas vezes esse hotel sem nunca ter conhecido pessoalmente, fico feliz de hoje estar aqui e poder dizer que fiz muito bem em vende-lo. Kkkk. Ele esta penas a uma hora de carro da Cidade do Cabo, na cidade de Franschhoek. O hotel oferece vistas espetaculares do Vale Franschhoek, bem como um jardim maravilhoso com jogos incríveis espalhados pelo gramado.
O hotel tem sua própria vinícola e posso afirmar que o vinho é espetacular! Kkkkk. A casa, parece aquelas casas de fazenda de montanha! Amei! Amei! Amei!!

M1
M6
M7

CHEFS WAREHOUSE AT MAISON

Que lugar é esseeeeee?????Localizado na vinícola Maison Estate está o famoso Chefs Warehouse at Maison, um dos restaurantes em Franschhoek que provamos e adoramos que está sob comando do chef Liam Tomlin. O Chefs Warehouse não decepciona os olhos ou o paladar. O restaurante informal serve tapas e possui uma adega de 6.000 garrafas. Aconchegante e com comida de altíssima qualidade e com preço acessível, pode ser uma boa opção para quem está de passagem pela cidade. Uma verdadeira experiência gastronômica. O interior é minimalista sul-africano chique no seu melhor, com tons terrosos, madeiras claras e couros macios, peles de animais no chão, e uma lareira que é um toque particularmente agradável no inverno. Mas no verão, o lugar para estar é no adorável gramado coberto de árvores, com vista para as montanhas ao redor. @laurierezende você mandou muito bem nessa dica!!!!!

W1
W2
W9

SIDE CAR

Nosso primeiro passeio em Cape Town foi o de Side Car pela cidade!!!!! Talvez uma das formas mais originais de desfrutar de uma excursão pela Cidade do Cabo seja em uma motocicleta vintage da Segunda Guerra Mundial com sidecar com City Sightseeing.
Não só você pode desfrutar das vistas impressionantes da Cidade do Cabo, mas você começa a vestir-se em equipamento retro legal de bicicleta. A moto leva dois passageiros, um atrás do motorista / guia como passageiro e um no sidecar. A motocicleta lateral oferece um círculo ideal de privacidade e diálogo entre o motorista / guia e os passageiros: você fala, assiste e aprende enquanto se diverte na estrada. Eu adorei o passeio! Nossa moto era de 1957! Incrível! 

s1 1

FYN RESTAURENT

E mais um excelente restaurante foi explorado por nós! O FYN Restaurant é o empreendimento dos chefs Greenhouse Peter Tempelhoff e Ashley Moss. Uma deliciosa mistura de pratos africanos e asiáticos que podem ser harmonizados com um belo vinho. É impossível falar sobre a comida do restaurante FYN sem falar sobre seu ambiente. A comida e a decoração estão perfeitamente emparelhadas, a ponto de você não saber onde a cozinha termina e o restaurante começa. A cozinha de plano aberto e a decoração do teto são uma competição amistosa pelo status de peça central. E a @laurierezende mandou muito bem mais uma vez! Mas isso não vai ficar assim, quando eu chegar em SP a @laurierezende vai me pagar um spa detox! Kkkkkk 

F8
f2 1
f6 1

THE POT LUCK CLUB & GALLERY

O discreto ponto de tapas do chef-proprietário, Luke Dale-Robert, é o restaurante mais movimentado do porto costeiro. The Pot Luck Club tem uma sala de jantar arejada e aconchegante, decorada com arte contemporânea Seus pratos são super criativos, preparados em uma cozinha aberta. O restaurante está localizado no 6º andar do The Silo, no Old Biscuit Mill, que é um pequeno complexo industrial que foi reinventado com novos comerciantes, mercados noturnos, escritórios, restaurantes e lojas de grife. para sair antes ou depois da sua refeição. Reserva é recomendada.

P1
P6

PUBLICIDADE