Brasil > Curiosidades > Sem categoria

Curiosidade sobre Fernando de Noronha

Por Paula Maluf | 28 fevereiro 2016

Listei aqui algumas curiosidades bem interessantes sobre Fernando de Noronha.

Acho que vai se surpreender pelo menos com uma.  Será?

Você sabia que:

 

A segunda menor BR do Brasil fica em Fernando de Noronha?

É a BR-363, que liga uma extremidade da ilha (o porto) à outra (a Praia do Sueste): são apenas 7 quilômetros de extensão.  É a única BR que não está ligada a nenhuma outra rodovia nacional ou estadual e a única rodovia existente em toda a ilha.

IMG_1474

 

A gasolina mais cara do país, provavelmente, também é a de Fernando de Noronha?

Cada litro custa pelo menos 50% mais cara do que a gasolina fora da ilha.

 

O Buggy é o transporte oficial neste pequeno arquipélago?

Todo mundo tem. Quem não tem, aluga (diárias de R$ 100 a R$ 200). Os ônibus públicos, coitados, circulam vazios, vazios pra cima e pra baixo.

Screenshot 2016-02-22 20.06.45

 

Não nascem mais bebês na ilha?

Além da falta de infra de saúde, a administração da ilha estabelece que mulheres grávidas devem sair em geral no sétimo mês de gravidez para ter o filho no continente (trata-se, provavelmente, de mais uma política de proteção à ilha, já que, segundo a lei brasileira, o cidadão pertence ao lugar onde nasceu; só recebem a carteirinha de cidadão de Noronha os filhos de nativos, nunca de forasteiros que morem por lá).

 

A infra hospitalar é bem ruim em Fernando de Noronha?

Praticamente só existe o pronto-atendimento no hospital. Segundo uma moradora, “é rezar pra ficar doente só na hora dos voos comerciais para Recife ou Natal”.

 

Quase não há cultivo de frutas e verduras na ilha?

Quase tudo vem do continente – o que justifica a falta generalizada de saladas e coisas frescas em geral. As melhores pousadas têm a sua horta particular, em pequena escala.

 

O guindaste é artigo raro em Noronha?

Mesmo numa ilha que depende muito do transporte marítimo. Ouvi de muitos donos de pousadas a mesma história: o navio chega cheio de coisa para descarregar e tudo atrasa pelo mesmo motivo básico: falta de guindaste.

 

Depois das 18h, muitas praias de Noronha fecham?

Isso acontece principalmente entre janeiro e junho, época da desova das tartarugas marinhas, que chegam às areias para colocar os ovos logo depois do por do sol. Também é durante a noite que as tartaruguinhas bebês correm para o mar.

Fernando de Noronha - 2289

 

Fernando de Noronha foi um ponto importante no início das travessias transatlânticas de avião?

E isso desde a década de 20, pela sua localização estratégica. Em maio de 1922, por exemplo, Gago Coutinho fez um pouso lá na primeira travessia do Atlântico. Mas a primeira pista oficial só foi construída em 1934.

 

A pista do aeroporto, apesar de parecer pequena (e é), é maior que as do Santos Dumont?

O aeroporto carioca tem duas pistas: uma com extensão de 1.323 metros e outra com 1.260 metros. A de Noronha tem 1.840 metros e pode receber boeings regularmente.

Screenshot 2016-02-22 20.21.16

 

Fernando de Noronha ja teve um casamento no fundo do mar?

Já aconteceu um casamento no fundo do mar, na ponta da Sapata em 1991, reunindo um excêntrico casal de mergulhadores americanos.

 

O Arquipélago de Noronha foi a primeira capitania hereditária do Brasil?

Dom Manuel I foi quem, primeiramente, doou a Ilha ao armador Fernão de Noronha, um navegante e comerciante de pau-brasil. Essa doação foi confirmada em 1522 por Dom João III. Sendo assim, Fernando de Noronha foi oficialmente a primeira Capitania Hereditária do Brasil.

 

Fernando de Noronha tem a praia mais linda do Mundo?

Pelo segundo ano consecutivo, a Baía do Sancho (foto), em Fernando de Noronha, conquistou o posto de melhor praia do mundo, de acordo com o site de viagens TripAdvisor. Na edição de 2015 do Traveler’s Choice, este foi o único destino brasileiro na lista.

6 Fernando de Noronha - 3293

Comentários

comentários



Paula Maluf

Paula Maluf
Ana Paula Cardoso Maluf, nascida em 1971 em São Paulo é consultora de viagem da agencia Teresa Perez e colunista da radio ConectCar SP RIO FM. Sempre gostou muito de viajar e afirma que é a melhor maneira de se investir o seu dinheiro. Nos últimos anos o avião se tornou sua segunda casa e então ela decidiu dividir suas dicas com seus amigos. Começou com uma novidade no Instagram, falando cada semana de um destino diferente que já foi. Depois veio o facebook e agora o Blog. Aproveitem!!!




Posts mais lidos



Instagram

🇧🇷 Reconhecido em todo o mundo, o Cirque du Soleil tem buscado constantemente evocar a imaginação, invocar sentidos e provocar emoções. Aqui em Montreal está passando o VOLTA e nós fomos conferir! É a história fascinante sobre a liberdade de escolha e a emoção de traçar a sua própria trilha. Nós adoramos a história! Vale a pena conferir! ----- 🇺🇸 Recognized throughout the world, Cirque du Soleil has constantly sought to evoke imagination, invoke senses and provoke emotions. Here in Montreal is passing the VOLTA and we went to check! It's the fascinating story about freedom of choice and the thrill of charting your own trail. We love the story! It is worth checking! #checkincompaulamaluf #paulamalufviagens #canada #montreal #oldport #cirquedusoleil #volta

Uma publicação compartilhada por Check In com Paula Maluf (@checkincompaulamaluf) em



Facebook