Curiosidades > Estados Unidos

Curiosidades do Hawaii (Havaí)

Por Paula Maluf | 23 maio 2016

Veja algumas curiosidades sobre o Havaí, um lugar que tem as quatro estações do ano em um dia somente.  Um lugar único no mundo!!!

 

ALOHA

Aloha é como as pessoas cumprimentam e se despedem no Havaí. E você sabe o que significa? Aloha é uma saudação havaiana que era usada exclusivamente como uma demonstração de afeto, gratidão e amor demonstrando hospitalidade do povo havaiano ao receber os visitantes. Ao longo dos anos tornou-se apenas “olá” e “tchau”. De qualquer forma, a essência da palavra demonstra algumas características do povo havaiano, como a amizade, hospitalidade e cordialidade.

Screenshot 2016-05-17 22.47.39

 

COLAR DE FLORES

E o colar de flores no pescoço, o que significa? Ele representa cordialidade e receptividade. Se você receber um, não o guarde como lembrança na sua mala, os havaianos esperam que o colar seja usado frequentemente. Há diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente.

Screenshot 2016-05-17 22.48.40

VULCOES

O Havaí está em um local que a geologia chama de “ponto quente” – pontos de anomalia termal no interior da Terra, responsáveis pelo vulcanismo que acontece no interior de placas tectônicas. Todas as ilhas do Havaí foram formadas por vulcões e o território aumenta de extensão a cada dia por causa das constantes erupções. Estima-se que 300 mil metros quadrados foram incorporados desde 1983. É no Havaí que esta o vulcão de maior dimensão do mundo, o Haleakala em Maui, e o vulcão mais ativo do mundo, o Kilawea no Parque Nacional dos Vulcões.

Screenshot 2016-05-17 22.49.41

 

HULA HULA

O ‘hula-hula’ não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado em tradições e religiões ancestrais. Cada movimento da dança remete a um elemento como a vida, guerra, morte, nascimento e até mesmo o surfe. Mas o contato com o mundo ocidental mudou a hula. Considerada promíscua pelos missionários americanos que chegaram ao Havaí em 1820, a hula quase foi erradicada em 1896, quando a língua havaiana foi abolida das escolas locais. Hoje, existem pelo menos três tipos de hula: o mais antigo, o mais moderno e a mescla dos dois.

Screenshot 2016-05-17 22.51.42

 

UKULELE

O ukulele é um instrumento havaiano de 4 cordas feito de madeira, que surgiu no século XIX. O objeto musical, que lembra nosso cavaquinho, se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo com jovens músicos amadores durante a década de 1920. Grandes músicos ajudaram a popularizar o instrumento, como George Harrison e Paul McCartney, além de Jack Johson, Paramore e Taylor Swift.

Screenshot 2016-05-17 22.53.26

 

IDIOMA

O Havaí tem duas línguas oficiais: o inglês norte-americano e também o havaiano. Na prática, especialmente nas regiões centrais, todos falam em inglês, mas com pitadas de sotaque havaiano. Existem também várias expressões e gírias locais provenientes dos povos polinésios que se misturam ao inglês. Em regiões mais afastadas, as famílias tradicionais costumam usar somente o havaiano, que tem, inclusive, um alfabeto próprio chamado ka pī‘āpā Hawai‘i, que é uma variedade do alfabeto latino criada no século XIX e utilizada para escrever na língua havaiana. Este alfabeto consiste de 12 letras e um símbolo, o que o torna um dos menores alfabetos do mundo.

 

CULTURA LOCAL

Apesar da população ser formada pela miscigenação de polinésios, japoneses, chineses e filipinos principalmente, a cultura norte-americana realmente impera. Pelas ruas e estradas, muitos Wallmarts, Mc Donald’s, Subways e Macy’s. Mas é inegável que existe um ritmo de vida diferente, calmo e tranquilo. Não só pelas praias, mas também por se tratar de uma população geograficamente afastada dos outros estados.

 

ARCO IRIS

O Havaí é muito famoso por seus arco-íris. Tão famoso que as placas dos carros tem um arco-íris desenhado. Isso se deve por causa das chuvas esporádicas e do sol. E quando se tem sol e chuva você já sabe né? Não, não dá casamento de viúva e sim Arco-íris! O ponto mais chuvoso do mundo é o Monte Waialeale, na ilha de Kauai, onde chove 300 dias por ano.

Screenshot 2016-05-17 22.55.08

 

PRAIAS

As praias são iguais as demais praias de uma ilha Polinésia, com mar azul transparente e areias brancas. De dezembro a março, o Havaí se transformam no maior ponto de surfe do mundo, com ondas de até 10 metros.

Screenshot 2016-05-17 22.56.39Screenshot 2016-05-17 22.57.42 Screenshot 2016-05-17 22.58.35

 

ESTRADA

A estrada que contorna a ilha de Maui possui apenas 84 km, mas concentra 617 curvas e 56 pontes estreitas, nas quais só passa um carro por vez.

Screenshot 2016-05-17 23.00.05

Comentários

comentários



Paula Maluf

Paula Maluf
Ana Paula Cardoso Maluf, nascida em 1971 em São Paulo é consultora de viagem da agencia Teresa Perez e colunista da radio ConectCar SP RIO FM. Sempre gostou muito de viajar e afirma que é a melhor maneira de se investir o seu dinheiro. Nos últimos anos o avião se tornou sua segunda casa e então ela decidiu dividir suas dicas com seus amigos. Começou com uma novidade no Instagram, falando cada semana de um destino diferente que já foi. Depois veio o facebook e agora o Blog. Aproveitem!!!




Posts mais lidos



Instagram

🇧🇷 Reconhecido em todo o mundo, o Cirque du Soleil tem buscado constantemente evocar a imaginação, invocar sentidos e provocar emoções. Aqui em Montreal está passando o VOLTA e nós fomos conferir! É a história fascinante sobre a liberdade de escolha e a emoção de traçar a sua própria trilha. Nós adoramos a história! Vale a pena conferir! ----- 🇺🇸 Recognized throughout the world, Cirque du Soleil has constantly sought to evoke imagination, invoke senses and provoke emotions. Here in Montreal is passing the VOLTA and we went to check! It's the fascinating story about freedom of choice and the thrill of charting your own trail. We love the story! It is worth checking! #checkincompaulamaluf #paulamalufviagens #canada #montreal #oldport #cirquedusoleil #volta

Uma publicação compartilhada por Check In com Paula Maluf (@checkincompaulamaluf) em



Facebook