Curiosidades do Hawaii (Havaí)

Curiosidades
23 maio 2016

Veja algumas curiosidades sobre o Havaí, um lugar que tem as quatro estações do ano em um dia somente.  Um lugar único no mundo!!!

 

ALOHA

Aloha é como as pessoas cumprimentam e se despedem no Havaí. E você sabe o que significa? Aloha é uma saudação havaiana que era usada exclusivamente como uma demonstração de afeto, gratidão e amor demonstrando hospitalidade do povo havaiano ao receber os visitantes. Ao longo dos anos tornou-se apenas “olá” e “tchau”. De qualquer forma, a essência da palavra demonstra algumas características do povo havaiano, como a amizade, hospitalidade e cordialidade.

Screenshot 2016-05-17 22.47.39

 

COLAR DE FLORES

E o colar de flores no pescoço, o que significa? Ele representa cordialidade e receptividade. Se você receber um, não o guarde como lembrança na sua mala, os havaianos esperam que o colar seja usado frequentemente. Há diversos tipos de colares e cada um tem um significado diferente.

Screenshot 2016-05-17 22.48.40

VULCOES

O Havaí está em um local que a geologia chama de “ponto quente” – pontos de anomalia termal no interior da Terra, responsáveis pelo vulcanismo que acontece no interior de placas tectônicas. Todas as ilhas do Havaí foram formadas por vulcões e o território aumenta de extensão a cada dia por causa das constantes erupções. Estima-se que 300 mil metros quadrados foram incorporados desde 1983. É no Havaí que esta o vulcão de maior dimensão do mundo, o Haleakala em Maui, e o vulcão mais ativo do mundo, o Kilawea no Parque Nacional dos Vulcões.

Screenshot 2016-05-17 22.49.41

 

HULA HULA

O ‘hula-hula’ não é apenas uma dança, mas um estilo de vida baseado em tradições e religiões ancestrais. Cada movimento da dança remete a um elemento como a vida, guerra, morte, nascimento e até mesmo o surfe. Mas o contato com o mundo ocidental mudou a hula. Considerada promíscua pelos missionários americanos que chegaram ao Havaí em 1820, a hula quase foi erradicada em 1896, quando a língua havaiana foi abolida das escolas locais. Hoje, existem pelo menos três tipos de hula: o mais antigo, o mais moderno e a mescla dos dois.

Screenshot 2016-05-17 22.51.42

 

UKULELE

O ukulele é um instrumento havaiano de 4 cordas feito de madeira, que surgiu no século XIX. O objeto musical, que lembra nosso cavaquinho, se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo com jovens músicos amadores durante a década de 1920. Grandes músicos ajudaram a popularizar o instrumento, como George Harrison e Paul McCartney, além de Jack Johson, Paramore e Taylor Swift.

Screenshot 2016-05-17 22.53.26

 

IDIOMA

O Havaí tem duas línguas oficiais: o inglês norte-americano e também o havaiano. Na prática, especialmente nas regiões centrais, todos falam em inglês, mas com pitadas de sotaque havaiano. Existem também várias expressões e gírias locais provenientes dos povos polinésios que se misturam ao inglês. Em regiões mais afastadas, as famílias tradicionais costumam usar somente o havaiano, que tem, inclusive, um alfabeto próprio chamado ka pī‘āpā Hawai‘i, que é uma variedade do alfabeto latino criada no século XIX e utilizada para escrever na língua havaiana. Este alfabeto consiste de 12 letras e um símbolo, o que o torna um dos menores alfabetos do mundo.

 

CULTURA LOCAL

Apesar da população ser formada pela miscigenação de polinésios, japoneses, chineses e filipinos principalmente, a cultura norte-americana realmente impera. Pelas ruas e estradas, muitos Wallmarts, Mc Donald’s, Subways e Macy’s. Mas é inegável que existe um ritmo de vida diferente, calmo e tranquilo. Não só pelas praias, mas também por se tratar de uma população geograficamente afastada dos outros estados.

 

ARCO IRIS

O Havaí é muito famoso por seus arco-íris. Tão famoso que as placas dos carros tem um arco-íris desenhado. Isso se deve por causa das chuvas esporádicas e do sol. E quando se tem sol e chuva você já sabe né? Não, não dá casamento de viúva e sim Arco-íris! O ponto mais chuvoso do mundo é o Monte Waialeale, na ilha de Kauai, onde chove 300 dias por ano.

Screenshot 2016-05-17 22.55.08

 

PRAIAS

As praias são iguais as demais praias de uma ilha Polinésia, com mar azul transparente e areias brancas. De dezembro a março, o Havaí se transformam no maior ponto de surfe do mundo, com ondas de até 10 metros.

Screenshot 2016-05-17 22.56.39Screenshot 2016-05-17 22.57.42 Screenshot 2016-05-17 22.58.35

 

ESTRADA

A estrada que contorna a ilha de Maui possui apenas 84 km, mas concentra 617 curvas e 56 pontes estreitas, nas quais só passa um carro por vez.

Screenshot 2016-05-17 23.00.05


PUBLICIDADE