Dicas > Espanha > Sem categoria

Madrid, Espanha

Por Paula Maluf | 23 setembro 2017

Madrid é uma cidade cheia de atrações e que nunca falta o que fazer. Vale a pena ficar por la uns 3 ou 4 dias. Um destino excelente para os amantes de artes, cultura, arquitetura, historia, gastronomia e compras. Caminhar pela cidade é a melhor maneira de se conhecer a cidade e sentir como, a todo momento, a cidade ainda preserva aquela sensação de quem vive na pre historia.

Madrid é uma cidade que não dorme, seja no verão ou no inverno. A vida noturna é uma das mais badaladas da Europa. Os barzinhos ficam lotados de gente que passam de bar em bar comendo os famosos “tapas” (tipo aperitivos) que sao a mais forte característica da cozinha do país.

 

PUERTA DEL SOL

Vamos começar a falar sobre Madrid pelo local que é considerado o coracao da cidade. Em formato de semi circulo, a Plaza de la Puerta del Sol é uma movimentada praça central, onde está uma placa na marcando o km zero da Espanha. Existem 6 rodovias que começam nesse ponto.

Na Puerta del Sol podemos encontrar muitos bares e restaurantes. Há várias lojas nos arredores, tanto as grandes redes de departamento (como El Corte Inglés, H&M e Zara), como lojas mais antigas que vendem produtos tradicionais. Nessa praça encontra-se também a estátua de bronze do Urso, chamada de “El Oso y El Madroño”, que é o símbolo de Madrid.

É nesta praça onde os madrilenhos celebram o Ano Novo e cenário para as principais manifestações populares.

O nome puerta (em português porta) vem dos tempos que a cidade era murada. Sol era uma das antigas portas de entrada da cidade. Nada restou da porta, em compensação, a região tem muitas coisas bacanas para conhecer como:

  • O Urso de Madri: O mascote da cidade é um urso fofinho que tenta comer os frutos de uma árvore de Madronheiro. A estátua se chama “El Oso y el Madroño” e fica na entrada da Rua de Alcalá .
  • A prefeitura de Madri: O prédio fica no centro da praça e é alaranjado com uma torre de relógio. É na frente dele que os Madrilenhos e turistas comemoram a passagem do ano, e tentam abocanhar doze uvas durante as badaladas do relógio. O marco zero espanhol é uma pinturazinha discreta que fica bem na frente da prefeitura.
  • Estátua de Carlos III: A estátua na frente do prédio da prefeitura, é Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, e responsável por grande parte da urbanização da cidade. O rei é conhecido como o grande“ prefeito de Madri”, talvez seja por isso que sua estátua esteja bem em frente da prefeitura.
  • A doceria La Mallorquina: Uma das doceiras mais tradicionais da cidade fica no número 8 da Praça do Sol. Entre, veja as vitrines e se quiser experimente as trufas ou os croaissaints.

 

PLAZA MAYOR

Um dos maiores símbolos de Madrid é a Plaza Mayor, uma praça medieval que já foi palco de touradas e atos bárbaros da Inquisição. Atos que estão retratados em 4 grandes lustres de ferro que ficam nas extremidades da praça. Vá até um deles e repare nas ilustrações. A estátua no centro da praça, homenageia o idealizador do local, o Rei Felipe II. A praça foi o centro da vila por mais de quarto séculos e sobreviveu a 3 incêndios.

Hoje é rodeada por prédios historicos, lojas de artesanato e restaurantes, um cenário bem Europeu. Lugar perfeito para se passar o final de tarde sentado no chão tomando alguma coisa e jogando conversa fora.

 

MERCADO SAN MIGUEL

Do ladinho da praça está um dos mercados mais bacana da cidade, o mercado San Miguel. Ele funciona ali desde 1916. Em 2010 ele foi todo reformado e hoje é um dos locais mais gostosos para conhecer a gastronomia de Madrid. É possível pegar uma taça de vinho em uma das bancas e circular por todo o mercado até encontrar algumas tapas para beliscar. Não dá para sair da cidade sem conhecer esse animado mercado, que representa intensamente o dia a dia da capital espanhola.

 

PLAZA DE LA VILLA

Perto dali, seguindo pela Calle Mayor, você chegará à Plaza de la Villa, uma pequena praça cercada por alguns dos prédios mais antigos da cidade, entre eles a antiga sede da prefeitura.

 

PALACIO REAL DE MADRID

O Palacio Real de Madrid é uma das residências oficiais do Rei da Espanha desde 1738 e é considerado também o maior palácio real da Europa. A família real não costuma morar no palacio, eles somente a utilizam para eventos, receber autoridades e premiações.

O interior do palácio é cheio de salões e riquíssimo em detalhes, pinturas, esculturas e obras de nomes conhecidos como Velázquez e Goya.

O palácio possui mais de mil quartos e claro que muitos nunca foram usados!

Se você estiver em Madrid na primeira terça-feira do mês (exceto agosto, setembro ou se o dia estiver chuvoso) vá assistir a solene troca da Guarda Real no palácio. Participam 429 guardas e 105 cavalos.

 

PLAZA DE ORIENTE

De frente para o palácio, mas do outro lado da rua, a Plaza Oriente tem um lindo paisagismo e guarda estátuas que representam os reis espanhóis. No outro extremo da praça fica o Teatro Real, a maior casa de ópera de Madrid.

 

PLAZA DE ESPANHA e TEMPLO DEL DEBOT

A Plaza de España é um ótimo ponto para descansar um pouco as pernas debaixo da sombra das árvores. Do outro lado da rua, fica o surpreendente Templo del Debot, um templo egípcio do século II a.C. em plena Espanha. Ele foi doado na década de 1960 pelo governo do Egito.

O por so sol aqui é um dos mais bonitos de Madrid.

 

GRAN VIA

A Gran Via é uma das principais avenidas de Madrid. Uma avenida gigantesca com milhares de lojas de todas as marcas, centenas de bares e restaurantes além de cinemas, teatros e bancos, fazendo o local ser uma das áreas comerciais mais importantes da cidade seja de dia ou de noite. Da para passear por horas observando a arquitetura dos prédios.

A “Gran Via” começa na Plaza Alcalá, passa pela Plaza de España e termina quase na Plaza de Cibeles, onde esta o Edifício Metropolis, um dos primeiros arranha-céus da cidade.

Os principais pontos turísticos que passam pela Gran Via sao:

  • Palácio de Comunicaciones: é um centro de arte e exibições que está aberto ao público. O prédio é bacana tanto por fora quanto por dentro, e merece nem que seja uma visita rápida. Todos os dias, somente entre as 17:00 e às 17:30, os terraços são abertos para visitas.
  • Fonte de Cibeles: Cibeles é tida como mãe dos Deuses e é um dos símbolos de Madri. A fonte já sofreu alguns danos ao longo da história, mas hoje está bonita e restauradíssima.
  • Banco Espanhol de crédito: Repare nos elefantes das colunas desse prédio. Lindas!
  • Círculo de Bellas Artes: no topo do edifício de Bellas Artes há um belo mirante da cidade. Quem não conseguiu subir no Palácio de Cibeles, pode subir nesse e ver vistas bem bonitas.
  • Edifício Metropolis: projetado pelos franceses arquitetos Franceses Jules and Raymond Fevrier, o prédio tem uma cúpula linda com a Deusa da Vitória no topo.

 

PLAZA DE CIBELE

Praticamente no final da Gran Vía, fica essa famosa rotatória, que tem no centro uma fonte de 1782, se converteu numa das praças mais bonitas da cidade, cercada por importantes prédios históricos. O que atrai mais visitantes é o Palacio de Comunicaciones, que desde 2011 passou a se chamar Palacio de Cibeles. Hoje é a sede da prefeitura de Madrid.

 

PUERTA DE ALCALA

Puerta de Alcala é uma das cinco antigas portas reais que serviam de entrada na cidade de Madrid. Foi construída em 1778 e está situada na Praça da Independência, na Rua de Alcalá, logo na saída do Parque El Retiro. Ela fica linda tanto de dia quanto a noite com uma ilumiação muito especial.

 

PARQUE DO RETIRO

Criado em 1630, o Parque do Retiro tem 118 hectares e mantem até hoje uma beleza unica. Andar em um barco no lago, caminhar pelas suas vias sem compromisso e aproveitar as apresentações dos artistas locais, faz parte do dia a dia dos espanhóis.

Alem dos vários jardins maravilhosos e muitas estatuas, dentro do parque tambem está o Palácio de Cristal, um prédio de 1887 construído em ferro e cristal. Um lugar maravilhoso!

Esse parque pertencia à monarquia até o final do século 19, até se tornar público.  Passei com tranquilidade e aprecie:

  • Estanque do Retiro: um simpático laguinho onde as pessoas fazem um agradável passeio de Canoa. O estanque está cercado de estátuas bonitas e fotogênicas.
  • Palácio de Cristal e Palácio de Velásquez: com sorte haverá alguma exposição bacana em um desses palácios. Se não, a vista já vale a pena.
  • Estátua do anjo caído: Reza a lenda que esta é a única estátua européia do Diabo.
  • Bosque dos Recuerdos: Um bosque em formato de caracol plantado em homenagem as vítimas do atentando de 2004 na estação de trem Atocha
  • O Parterre: na minha opinião o pedaço mais lindo do parque, um jardim repleto de Ciprestes e árvores lindamente arredondadas.

 

MUSEU DEL PRADO e OUTROS

É em Madrid que estão os três dos mais importantes museus da Espanha: Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza. O mais importante deles e um dos mais importantes do mundo, é o Museo Nacional del Prado que fica numa construção do século 18. São mais de 15.000 objetos de arte além de obras de autores como Goya, Velázquez e El Greco. Quem gosta de arte e história pode passar horas nesse museu. A grande atração fica por conta do quadro “As Meninas”, de Velázquez, um marco no meio artístico.

O Museo Reina Sofia tem uma significante coleção de arte contemporânea. Inaugurado em 1992, ele possui um vasto e admirável acervo de arte moderna. Entre os grandes artistas espanhóis lá expostos, vale lembrar de Picasso, Miró e Dali. O acervo de obras de artistas europeus é também considerável.

Já o Museu Thyssen-Bornemisza, apresenta a arte espanhola do século XX.

 

ESTADIO SANTIAGO BERNABEU (REAL MADRID)

O estádio Santiago Bernabéu ou tambem conhecido com Estadio Real Madrid, foi inaugurado na década de 40. Ele tem capacidade para 80 mil torcedores, todos sentados. A torcida Real Madrid tem a segunda maior torcida da Espanha com aproximadamente 41 milhões de torcedores ficando atras apenas do seu rival Barcelona com aproximadamente 44,2 milhões de torcedores.

É possivel passear pelo gramado, pelas arquibancadas e pelo museu do clube que esta cheio de fotos, troféus e muita informação que os fãs de futebol de plantão vão adorar.

 

 

LAS VENTAS

Las Ventas é a maior praça de touros da Espanha e a segunda do mundo (perde apenas para o México). Ela foi construída em 1931 e carrega nas paredes traços históricos muito ricos. Apesar de eu ser contra as touradas, a visita ao monumento é válida por que a arquitetura do local é rica e linda demais! A tourada, apesar de muito criticada, ainda faz parte da cultura espanhola. É um evento grandioso para os nativos.

 

TOURS

Como disse anteriormente, Madrid é um bom lugar para se conhecer caminhando. Mas se voce tem pouco tempo, veja algumas opções legais.

 

TOUR DE ONIBUS HOP ON HOP OFF

Que tal o ônibus Hop on Hop off? Eu adoro um Hop On Hop Off, é a melhor maneira de ter uma visão geral da cidade num curto espaço de tempo. Ele passa em todos os pontos turísticos que comentei e em muitos outros. Com ele você pode descer onde quiser, conhecer o lugar, voltar para a parada e pegar o próximo para seguir o roteiro. Tudo incluído no mesmo preço. Você compra um passaporte que pode durar 24 horas, 48 ou até 72 horas.

 

BIKE TOURS

Voce gosta de pedalar? Que tal um bike tour? Madrid é uma cidade bem plana e os passeios de bicicleta com guia são cada vez mais comuns. Os tours geralmente acontecem de março a novembro, para evitar os meses mais frios, sendo uma ótima alternativa para ter uma visão mais ampla de Madrid, mas ainda assim com bastante atenção aos detalhes.

 

TOUR SEGWAY

Quer um pouco mais de novidade e adrenalina? Que tal conhecer Madrid de Segway? Aquele veículo elétrico de duas rodas que parece impossível de pilotar. Pois é, parece difícil, mas na prática até mesmo crianças dirigem o segway após uma rápida aula. Fora a diversão, o tour passa por importantes lugares históricos de Madrid.

 

TEM MAIS DIAS?

Além de todos os pontos turísticos em Madrid, há várias cidades importantes na redondeza que voce pode conhecer em um day Tour.

Veja algumas opções:

 

Bate e volta a Toledo

Uma cidade repleta de tesouros e muita história para contar, Toledo era uma cidade onde Cristãos, Judeus e Mulçumanos conviviam em paz. A cidade tem uma das catedrais mais lindas da Espanha, mesquitas que foram transformadas em igrejas, sinagogas e muitas obras de Arte do pintor El Greco.

Como chegar: Toledo fica a 70 ( deixa espaço entre o 70 e o Km de Madri e é facilmente acessada de ônibus (ompanhia Alsa e saí da estação Plaza Eliptica), trem (de duas em duas horas saindo de Atocha) ou de carro.

O que visitar:

  • Mesquita Cristo de La Luz
  • Alcázar de Toledo (só por fora)
  • Plaza Mayor de Toledo
  • Catedral de Toledo
  • Igreja dos Jesuítas (subir na torre)
  • Igreja de São Tomé (Obra Prima de El Greco)
  • Sinagoga Santa Maria de La Blaca
  • Sinagoga del Transito
  • Bajada de San Martín
  • Monastério de San Juan de Los Reyes

 

Bate e volta a Segóvia

Uma cidade super fofa e fácil de visitar. Segovia é pequenina e encantadora. Ideal para final de viagem.

Como chegar:

Segóvia fica a 90 Km de Madri e é facilmente acessada de ônibus (saídas de Moncloa de meia em meia hora), trem (saindo de Atocha) ou de carro.

O que visitar:

  • Castelo de Segóvia
  • Aqueduto Romano
  • Catedral da cidade

Para comer, experimente o prato típico da cidade, o Cochinillo

 

Bate e volta a Ávila

Conhecida pela muralha medieval mais bem preservada da Europa e por ser a terra de Santa Teresa de Ávila. Ávila é uma cidade super simpática e uma bela opção de bate-e-volta.

Como chegar:

Ávila fica a 108 Km de Madri e é facilmente acessada de ônibus, trem ou de carro.

O que visitar:

  • Basílica de San Vicente de Ávila
  • Passeio pelas muralhas de Ávila
  • Catedral de Ávila
  • Mosteiro de San Thomas
  • Igreja e convento de Santa Tersa de Ávila

 

Conhecer o Monasterio El Escorial

Como chegar:

Tomar o ônibus 661 que sai de Moncloa. De carro o trajeto leva cerca de 40 minutos (42 Km)

O que visitar:

Com um prédio sensacional (um dos mais importantes exemplos de arquitetura renascentista espanhola) e um jardim super bonito, o Mosteiro El Escorial tem uma coleção de arte super bonita e abriga túmulos de boa parte dos monarcas espanhóis. Uma visita para quem gosta de ver castelos ou gosta de história.

Mais informações:

  • Endereço: Plaza de España, 1, 28280 El Escorial, Spain
  • Aberto todos os dias das 10:00 as 18:00 (até as 20:00 no verão)
  • Ingresso: 10 Euros | Estudantes 5 Euros.

Comentários

comentários



Paula Maluf

Paula Maluf
Ana Paula Cardoso Maluf, nascida em 1971 em São Paulo é consultora de viagem da agencia Teresa Perez e colunista da radio ConectCar SP RIO FM. Sempre gostou muito de viajar e afirma que é a melhor maneira de se investir o seu dinheiro. Nos últimos anos o avião se tornou sua segunda casa e então ela decidiu dividir suas dicas com seus amigos. Começou com uma novidade no Instagram, falando cada semana de um destino diferente que já foi. Depois veio o facebook e agora o Blog. Aproveitem!!!




Posts mais lidos



Instagram

🇧🇷 Reconhecido em todo o mundo, o Cirque du Soleil tem buscado constantemente evocar a imaginação, invocar sentidos e provocar emoções. Aqui em Montreal está passando o VOLTA e nós fomos conferir! É a história fascinante sobre a liberdade de escolha e a emoção de traçar a sua própria trilha. Nós adoramos a história! Vale a pena conferir! ----- 🇺🇸 Recognized throughout the world, Cirque du Soleil has constantly sought to evoke imagination, invoke senses and provoke emotions. Here in Montreal is passing the VOLTA and we went to check! It's the fascinating story about freedom of choice and the thrill of charting your own trail. We love the story! It is worth checking! #checkincompaulamaluf #paulamalufviagens #canada #montreal #oldport #cirquedusoleil #volta

Uma publicação compartilhada por Check In com Paula Maluf (@checkincompaulamaluf) em



Facebook