Botswana, Africa

Botswana > Destinos
29 agosto 2015

Decidimos por um safari diferente do que o tradicional Kruger Park na Africa do Sul (que também é excepcional).  Como as crianças já estavam grandes decidimos então por Botswana.

Em Botswana é possível fazer dois tipos de safari, o de barco, no Okavango Delta e de jipe 4×4 no Chobe National Park.

Primeiramente vamos falar do Okavango Delta, que foi o primeiro que fizemos.

1 Alagados - 082

Antes de entrarmos no Okavango Delta vale lembrar que para fazer esses safaris voce não pode ter medo nenhum de avião pequeno. Quando digo pequeno, é pequeno mesmo, de 6 lugares. Para ir de um camp para o outro, somente de aviãozinho pequeno. Eu mesma morro de medo de avião mas como minha vontade de viajar é muito maior, encaro qualquer teco teco!

2 Alagados - 003

E o aviãozinho desce na pista do Hotel.

Ficamos no Hotel do grupo Belmond chamado Eagle Island Camp. Incrível!  Nossos quartos eram cabanas lindas com varanda e se voce precisar sair no meio da noite tem que chamar o ranger para te acompanhar pois os animais ficam soltos em volta.

Alagados - 017

Alagados - 127

Durante a noite era possível escutar os bichos andando em volta do nosso quarto.  Mas a diversão fica no dia seguinte de manhã quando podemos ver as pegadas dos bichos que ficaram em nossa volta enquanto dormíamos.

5.1 Leao 01 e1440361527639

Entre um safari e outro o legal é ficar na varanda observando os elefantes passeando e tomando banho bem na nossa frente.  Você sabia que quando um elefante sai em busca de água, uma manada de elefantes pode derrubar todas as Árvores e obstáculos que estejam à sua frente?  Esses tratores do reino animal possuem uma força extraordinária.  Se não conseguem quebrar um galho, simplesmente arrancam a árvore inteira.

3 Alagados - 178

Agora vamos falar sobre o rio Okavango.   Diferente da maioria dos canais hídricos, ele desemboca em um deserto – e o faz de um modo especial: a cada temporada de chuva, despeja 11 quilômetros cúbicos de água no gigantesco deserto de Kalahari, de quase 1 milhão de quilômetros quadrados, que abrange partes de Angola, da Namíbia e, principalmente, de Botwana, no sul da África, transformando uma área árida em um delta verde e luxuriante, capaz de atrair milhões de animais.

 

4 Alagados - 009

Como disse, essa é uma região de alagados e por isso nosso safari era sempre de barco.  Era como se fossem ruas alagadas no meio de matos bem alto.  O caminho muitas vezes era bem estreito, com uma vegetação alta impossibilitando de ver se vem algum barco no sentido contrario e por isso a cautela é muito importante.

Alagados - 107

5 Alagados - 043

No caminho observamos muitos elefantes, crocodilos, hipopótamos, pássaros que até parecem não estarem preocupados com a nossa presença por la!  Mas foi o crocodilo que me chamou atenção hoje pois ele estava bem pertinho do barco.

A principal arma do crocodilo é sua poderosa mandíbula recheada de dentes (podem chegar a 80).  Uma bocada de um destes animais pode chegar à incrível marca de 1.5 toneladas.  Para se ter uma idéia da força da mordida, seria o mesmo que colocar um objeto de uma tonelada sobre o seu braço com algo afiado entre a pele e o objeto.

Jacare - 4

Cruzar com locais indo de um lado para o outro em suas canoas é algo bem comum por la, afinal o barco é o único meio de transporte para ir de um lado para o outro.

5 Alagados 046 e1440360236468 5 Alagados - 050

A tarde fizemos o Safari de Helicóptero!  In-cri-vel!  Ficamos procurando os bichos do alto e de lá vimos girafas, elefantes, hipopótamos, zebras, etc!  Não é possível fazer voos muito baixo pois os animais podem se assustar com o barulho e então se estressar.

6 Alagados - 075 6 Alagados - 078

Assim como vimos uma vista linda com os animais passeando por seu habitat, também vimos uma queimada, muitas vezes causada por humanos.  Que judiação!

Alagados - 077

Como gosto muito de ver a cultura local, fomos visitar um vilarejo dos nativos. Todas as casinhas são feitas de barro, tudo muito seco e zebras circulando por entre as casas. Sempre muito caprichado, com cercadinhos e até um bar feito de latinhas de refrigerante e barro.

7 Alagados - 134

7 Alagados - 137

7 Alagados - 145

E lá vem os locais curiosos, principalmente as crianças… querem te tocar, pegar na sua mão, conversar, te abraçar.  Uma delicia esse contato!  Recomendo a todos e eles agradecem!  Cada sorriso deles fazia com que meu coração batesse mais forte.

8 Alagados 157

8 Alagados - 150

8 Alagados - 166

Mais um dia começa e lá vamos nós fazer um safari de Mocoro.  Mocoro é uma canoa feita de madeira pelos locais.  Um passeio bem tranquilo, divertido e com uma paisagem maravilhosa!!!

9 Alagados - 104

Tudo estava bem até chegarmos próximos a uma elefanta gravida.  Ela se e assustou com a gente e nós, mais ainda com ela, pois ela veio para cima de nós para nos assustar.  Os guias dizem que não, mas senti que eles ficaram bem preocupados…  kkkk.  O elefante africano, porém, é um animal pacífico que nunca ataca, a menos que se sinta em perigo, o que aconteceu com a gente!  Afff…

9 Alagados - 099

Mas não eram os elefantes o animal que mais nos assustava.  Lá estava cheio de hipopótamos, o animal que mais mata seres humanos no mundo.  Pesando ao redor de 8 toneladas, os hipopotamos são muito agressivos e mal-humorados.

Hipopotamo - 1

Quando faz bom tempo, aparecem nos lagos e rios com um jatos de vapor de meio metro de altura, acompanhados de um ruído sibilante. De repente aparecem na superfície seis pequenas saliências: duas orelhas redondas, dois olhos brilhantes e duas grandes narinas abertas, ou seja, tudo que aparece do corpo de um hipopótamo que subiu à tona para respirar. Então os olhos e as narinas se fecham e tudo desaparece silenciosamente sob as águas.

Hipopotamo - 4

Encerramos nossa visita ao Okavango Delta com mais um por do sol incrível.  É mesmo tudo aquilo que vemos em revistas quando falam sobre a África, parece até que o sol está pintado de vermelho e descendo logo ali após aquela arvore!

10 Alagados - 117

Partimos para o Parque Nacional de Chobe, naquele aviãozinho pequeno que mencionei no começo da matéria!  Kkkk

Ufa!  Chegamos em Chobe e agora falaremos sobre o Parque Nacional de Chobe.  O Parque Nacional Chobe está localizado no extremo nordeste da Botsuana e recebe um suprimento constante de água do seu homônimo, o rio Chobe.  O parque abrange uma extensão de 11.700 quilômetros quadrados, sendo a maioria dos quais impenetrável. No entanto, o rio transforma a parte setentrional da antiga região de safári em um paraíso verde.

1 Chobe - 035

As regiões próximas do rio são famosas por sua densa população de vida selvagem, mas ainda mais pela maior concentração de elefantes encontrada em nenhum outro lugar da Terra.

É muito normal vermos um elefante se enrolar na lama.  Isso acontece pois para se livrar de parasitas que se introduzem sob sua pele, ele rola na lama e polvilha-se de poeira antes de deitar-se ao sol.

2 Elefante Chobe - 11

2 Elefante Chobe - 31

Além da quantidade de elefantes, Chobe é muito conhecida pela migração das Zebras que acontecem nos meses de Fevereiro e Outubro.

A zebra é uma presa muito fácil  O que a salva não é só a velocidade, que às vezes atinge 60 quilômetros por hora, mas também as listras brancas e pretas que tornam difícil distinguir sua silhueta enquanto corre.  À noite, sua pele listrada confunde-se com as sombras da vegetação, ajudando-a a escapar dos leões.

Zebra - 4

Lá ficamos em mais um Hotel Belmond, o Savute Camp Site. Como sempre, fomos muito bem recebidos e o Hotel é incrível!!!! Era uma delicia voltar dos safaris e ficar na piscina olhando os elefantes passarem bem perto.

3.1 Chobe - 001

3.3 Chobe - 097
3.4 Chobe - 099

Totalmente diferente do Okavango Delta, aqui há lugares bem seco, com poucos alagados com uma paisagem totalmente diferente (por isso escolhemos a Botswana, por ter safaris tão distintos) onde somente o jipe 4×4 te leva para fazer os safaris.

4 Chobe - 077

Um dos safaris é a procura do leão. Quando o achamos, o jipe fica em um silencio profundo onde o coração pula com uma mistura de encantamento com o medo! E o rei da selva fica ali, bem pertinho, até parece pousar para as milhões de fotografias.

5.2 Leao - 04

O lesão é um animal carnívoro.  Alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg.  Mas, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e por vezes acontece deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, são capazes de ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez.

5.4 Leao - 16

Diz-se que o rugido do leão é o mais aterrador e o mais grandioso dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis, este rugido, que se propaga em sons fortes, roucos e violentos, pode ser ouvido a 8-9 km de distância. O leão ruge mais freqüentemente ao anoitecer, para avisar aos outros que o território está ocupado.

5.3 Leao - 07

Outro safari foi a procura das girafas. Apesar de muito altas, não é tão fácil acha-las. Mas essas são bem curiosas, quando percebem movimento, te olham… e fogem!

Apesar do seu longo pescoço longo, a girafa possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem.  É assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas e mais tenras das árvores, especialmente da acácia.

6.1 Girafa - 11

Há porém, algumas desvantagens. Para beber agua, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a água. Essa é uma posição incômoda e instável que deixa a girafa indefesa contra o leão. A organização do grupo é que resolve esse problema: algumas ficam de guarda enquanto outras bebem.

6.2 Girafa - 12

E o Leopardo, que não se incomodou nem um pouco quando nos aproximamos com o jipe… ele descansava em cima da arvore, acordou um pouco, nos olhou, e voltou a dormir.

7.1 Leopardo - 8

O leopardo é um animal cruel, mas belo. Seu caminhar ondulante, seus movimentos graciosos e um olhar estranho são fascinantes.  As presas enormes na boca aberta aterrorizam.  Quando invade uma zona habitada, espalha o terror, atacando pessoas e o gado.

7.2 Leopardo - 6

E olha quem mais apareceu por lá!  O Pumba… ou melhor, o Javali.  Eita bicho feio!  Kkkk.  Bem diferente do porco doméstico, o javali adora cuidar de sua higiene, apreciando muito os banhos de água e do lodo encontrado nas margens dos rios, dos quais se utiliza para manter sua pele sempre limpa e livre de parasita.

Pumba - 05

Para chegarmos até as bilhões de garças, tivemos que atravessar um pequeno rio com o jipe, o que foi uma aventura!  
Chobe - 075

E realmente valeu a pena pois olha a paisagem que maravilhosa!!!!  Tudo isso branco que você vê na foto são as garças!  Impressionante a quantidade!
Chobe - 079

10.1 Chobe - 086

Chobe - 080

O Savuti Park tambem é famoso pelas pinturas históricas de San Rock na Gubatsa Hills. Artefatos que datam do final das Idades da Pedra e do Ferro. As pinturas são bastante fracas em tons de vermelho, laranja, marrom e preto, mas surpreendentemente nenhuma tinta branca foi usada como em outros locais da Idade do Ferro.

8 Chobe - 072

Na Africa tem a famosa arvore Baobá com 150 anos. Ela tem o tronco mais grosso do mundo! Seu caule oco chega a medir mais de 20 metros de diâmetro e pode armazenar até 120 mil litros de água e infelizmente a espécie está ameaçada de extinção.

Os baobás também são considerados por alguns biólogos como as árvores mais antigas da Terra. Estima-se que elas possam atingir até dois mil anos de existência, calculados pelo seu diâmetro.

9. Chobe - 033

E aqui, com mais este por do sol, encerramos nossa viagem para Botswana.  Mas lembre que para ir até a Africa não é algo muito simples.  Muitos detalhes, como voos internos, transfers, hotelaria, passeios, vistos, etc é muito importante para o sucesso de sua viagem!  Além é lógico da vacina amarela, obrigatória.

Chobe - 006


PUBLICIDADE