Sidney, Austrália

Austrália > Destinos
28 novembro 2015

Que tal uma viagem para a Australia?  Que tal Sidney?

Sidney é a principal cidade da Austrália e uma das mais caras do mundo.

Criada há 200 anos atrás, como colônia penal inglesa, Sidney cresceu rapidamente e tornou-se uma cidade muito organizada, recheada de opções para o turismo e ótimo transporte público. Além disso é uma cidade jovem que propicia uma excelente qualidade de vida, com diversos restaurantes, bares, casas noturnas, praias, museus, parques.

1 Dia 11A - barco - 45

Uma das principais construções de Sidney é a Opera House.

Essa construção foi eleita um dos projetos arquitetônicos mais inovadores do século 20. Inspirado em templos maias e no iate do pai, o dinamarquês Jorn Utzon começou, em 1959 a erguer o monumento mais fotografado da Austrália, palco das principais apresentações clássicas, óperas e balés do país.

A obra, que era estimada pra ser construída em 3 anos, levou 16. E o seu custo, que estava orçado inicialmente em A$ 7 milhões, acabou estourando e foi a A$ 105 milhões.

Para conhecer o funcionamento desse ícone, faça um passeio pelos bastidores. Esses passeios apresentam muitas informações, disponíveis em diversos idiomas, como japonês, mandarim e francês.

1 Dia 11A - barco - 29

Que tal passear no na Circular Quay?

É daqui que saem as balsas que atravessam a Baía de Sydney levando residentes para bairros mais afastados ou os turistas para algumas das praias mais famosas, como Manly Beach. A maioria dos trens e ônibus com destino aos subúrbios também sai de Circular Quay. A vista da Harbour Bridge é privilegiada e é daqui que uma passarela leva ao Sydney Opera House e ao Royal Botanical Gardens.

Dia 11A - barco - 09

Que tal visitar a Galeria de Arte?

A Galeria de Arte de New South Wales (Nova Gales do Sul, o estado do qual Sydney é a capital) abriga algumas das mais importantes coleções artísticas de toda a Austrália, incluindo a bastante visitada Yribana Gallery, conhecida como a maior exposição permanente de arte aborígene do planeta além das coleções europeias, arte asiática e arte contemporânea. A Galeria recebe mais de um milhão de visitantes por ano.

3 Screenshot 2015-11-18 19.24.23

Outra construção muito importante e maravilhosa é a Harbour Bridge.

Também chamada de “O Cabide” foi inaugurada em 1932, levando muitos anos até que se decidisse sobre o projeto final, com os arcos e torreões de concreto e granito. Hoje, a Harbour Bridge é um dos símbolos mais fotografados de Sydney. Custou mais de A$ 4 milhões e sua impressionante estrutura necessitou de 53 toneladas de aço e da força de mais de 1400 homens para ficar pronta. Ligação fundamental entre o sul e o norte de Sydney, seu formato e altura permitem a passagem das embarcações na baía e é considerada uma das maiores pontes de aço do mundo.

4 Dia 13 - bike - 27

4 Dia 11A - barco - 32

Mas se você gosta de aventura e quer ver Sydney de um ponto de vista um pouco mais inusitado, experimente escalar um dos maiores símbolos da cidade: a Harbour Bridge.

Nesse tour, os grupos são de no máximo 14 pessoas e você escolhe o horário em que quer fazer a escalada. Nós escolhemos a noite devido ao calor que estava e não me arrependo, a vista da cidade iluminada é unica. Antes de subir, voce terá que deixar seu telefone/câmera bem guardado em um armário, escutar uma breve palestra e vestir um macacão e vários equipamentos de segurança. Para quem não está acostumado, o momento mais tenso é na subida, onde você tem que passar por alguns lances de escadas estreitas e bem íngremes. Passando daí, tudo fica mais tranqüilo e os próximos 1.332 degraus não chegam a ser um grande empecilho para quem quer admirar a beleza da vista lá de cima.

5 Dia 13 - Bridge Climb - 10

 

A praia mais próxima de Sydney é chamada Bondi. Uma das praias mais famosas da Austrália e onde surfistas do mundo inteiro se reúnem atrás de suas boas ondas. A cidadezinha é encantadora cheia de cafés, sorveterias locais e lojinhas.

6 Screenshot 2015-11-18 19.26.33

6 Screenshot 2015-11-18 19.26.59

Ao invés de fazermos um city tour de ônibus ou carro, optamos em pegar um guia e fazer um city tour de bike. Recomendo muuuuuito! Foi incrível! Passamos pelo porto, pelo bairro The Rocks, pedalamos pelo Darling Harbour, comemos um doce típico em Chinatown, admiramos o Botanic Garden e passamos pela Opera House!

7 Dia 13 - bike - 24

O bairro The Rocks faz parte do centro histórico e cultural de Sydney, afinal foi lá o primeiro assentamento europeu da Australia. O bairro é muito charmoso com pubs, teatro, galerias de arte e museus. É delicioso para passear pelas vias revestidas de pedra.

8 Screenshot 2015-11-18 19.28.54

Conhecida pelos locais como Haymarket, a Chinatown de Sydney está localizada perto do Darling Harbour e é o centro cultural e comercial da comunidade chinesa na cidade com uma curiosa coleção de lojas e restaurantes de diversas cores. A região, marcada por arquitetura tipicamente oriental e com lanternas espalhadas pelas ruas, cresceu em área nos últimos anos dado o grande fluxo de imigrantes daquele continente. A população asiática na Austrália é estimada em 1 milhão, logo não estranhe cardápios escritos somente em chinês, coreano ou tailandês.

9 Dia 13 - bike - 11

Darling Harbour é um porto super movimentado da cidade de Sydney. É como se fosse um calçadão com muitos prédios e atrações importantes como o Aquário de Sydney, o Museu Marítimo Nacional, o Centro de Convenções e o Centro de Exibições.

10 Screenshot 2015-11-18 19.31.48

O Royal Botanic Garden é um parque lindíssimo com 30 hectares que fica bem no centro de Sydney. Aberto em 1816, é lá que se realiza muitas pesquisas científicas, além de contar com muitos programas educacionais. Dentro de sua área está a Casa do Governo e o Conservatório de Música de Sydney.

11 Screenshot 2015-11-18 19.34.34

Do Mrs Macquarie´s Point, no final do parque, é possível ter a melhor vista da Sydney Opera House.

14 Dia 13 - bike - 14

Considerado o principal zoológico da Austrália, abrigando 2900 espécies exóticas e nativas, o espaço é ideal para conhecer um pouco mais da singular fauna australiana e entrar em contato com animais nativos como cangurus, wallabies, coalas, demônios-da-tasmânia (o Tas dos quadrinhos) e ornitorrincos.

São vários os pacotes especiais que o zoológico oferece como o “Tratador por um dia”, no qual o visitante ficará responsável pelos cuidados de um animal, o pacote Roar & Snore onde voce poderá acampar e passar a noite no zoológico e outros. Nós fizemos um passeio onde alimentamos alguns animais, principalmente os mais exóticos, pegamos no colo, e visitamos a área de pesquisa do zoológico. O máximo!

12 Dia 12 - zoo - 19

12 Dia 12 - zoo - 01

12 Dia 12 - zoo - 27

12 Dia 12 zoo 43

12 Dia 12 - zoo - 45

Uma das experiências características da cidade é a balsa em direção a Manly, mas você também pode passear de iate privativo pelo porto. Nós alugamos um iate e visitamos a costa de Sydney, paramos para um mergulho e almoçamos no barco. Um passeio com um visual único!

13 Dia 11A - barco - 03

E assim termina a matéria sobre Sidney.  Visitei outras cidades além de Sidney mas essas eu deixo para uma próxima vez.

E para se despedir desse lugar incrível, uma foto do nascer do sol que tirei no dia da minha partida, afinal o voo saía muito cedo.

2 IMG_0182

 


PUBLICIDADE