O que é a Aurora Boreal

Curiosidades
06 dezembro 2015

Agora que estou aqui na Islândia e super empolgada para ver a Aurora Boreal, resolvi falar neste domingo um pouquinho sobre esse fenômeno da natureza tão impressionante.

A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que iluminam o céu nas regiões polares de nosso planeta.

São luzes coloridas que aparecem no céu à noite ou no final da tarde e que são vistas a olho nu.

N.lights3

Estes fenômenos são resultado de uma radiação vinda do sol que é conhecida como “vento solar”.  Ao chegarem a terra, as partículas são guiadas pelo campo magnético até os pólos, causando uma explosão de luzes coloridas. Quanto maior a atividade solar, mais intensas são as auroras.

A aurora boreal surge em latitudes do hemisfério norte (latitudes boreais) e a aurora austral ocorre em latitudes do hemisfério sul (latitudes austrais). Ocorrem mais facilmente nos meses de setembro a outubro e de março a abril.

Aurora-Borealis-Iceland

As auroras boreais mais comuns têm uma cor verde-amarelada, e resultam do choque com átomos de oxigênio a alturas de entre 90 e 150 quilômetros. As auroras vermelhas, que aparecem acima das verdes, são produzidas pelos átomos de oxigênio, enquanto que as azuis se devem as moléculas de hidrogeno.

As auroras boreais produzem-se tanto no Inverno como no Verão, mas são invisíveis à luz do dia e, por isso, não são vistas no Verão.  Ela pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

A altura da aurora boreal oscila entre os 100-120 km, embora nas regiões ainda iluminadas pelo sol possam aparecer abaixo dos 80 km ou acima de 1000 km. Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos. Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.

original

POR QUE O NOME?  Aurora boreal foi um nome criado pelo cientista Galileu Galilei, no ano de 1619, por causa de uma deusa romana do amanhecer, chamada de Aurora, e de seu filho, chamado Bóreas.

MELHOR ÉPOCA:  A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de setembro a outubro, e de março a abril, épocas de maior atividade das manchas solares.

ONDE?  No nosso planeta é possível ver esses fenômenos na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Canadá, Groenlândia, Escócia, Rússia, Ilhas Faroé etc.


PUBLICIDADE