Os Tailandeses são pessoas muito supersticiosas e muitos mantiveram profundas crenças que desenvolveram historicamente e continuam a existir hoje.
Uma das suas crenças são em relação as cores. Na Tailândia, cada dia da semana tem a sua própria cor e os tailandeses acreditam que usando a cor certa no dia certo lhes trará sorte. No entanto como esta é uma crença difícil de pôr em prática a maioria dos moradores não conseguem aplicar rigorosamente. Ainda assim, alguns podem usar um pequeno pedaço de roupa, como uma gravata ou um lenço, com a cor correta, na esperança de que isso ainda vai trazer-lhes sorte. Claro, quando se trata de seu próprio dia de nascimento, a superstição é maior e muito mais atenção para o que você pode usar naquele dia. Em geral, a cultura local considera a cor do dia que você nasceu ser sua cor da sorte.
Domingo – vermelho; Segunda-feira – amarelo; Terça-feira – rosa; Quarta-feira – verde; Quinta-feira – laranja; Sexta-feira – azul e Sábado – roxo.
A mais famosa destas cores do “dia” é a segunda-feira. Muita gente considera como um dia especial porque foi quando o rei nasceu e é reverenciado em todo o país. Turistas que visitaram a Tailândia deve ter notado que é normal usar amarelo às segundas-feiras, a fim de celebrar o aniversário do rei. Na verdade, há alguns que dizem que a cor da sorte do rei deveria ser rosa, não amarelo. O rei não nasceu na Tailândia, mas sim em Massachusetts, EUA, e enquanto sua data de nascimento nos Estados Unidos caiu em uma segunda-feira, na verdade já era terça-feira na Tailândia que é um dia rosa.
O azul também é bem usando numa sexta-feira pois é o dia de celebrar o aniversário da rainha.
Estas duas associações de cor/dia derivam diretamente dos aniversários da família real, mas outros dias têm explicações menos específicas.
Veja aqui o significado das cores sob o ponto de vista histórico e religioso.
Domingo = vermelho: De acordo com registros históricos, existe a crença mística que Phra Isuan, um Deus na fé Hindu, capturou seis leões e os reduziu a pó. Ele então envolveu o pó em um pano vermelho e polvilhou Nam Amarit ou água benta no pó e assim criou o sol.
Segunda-feira = amarelo: O amarelo acredita-se dar sorte em todas as ocasiões. De acordo com a mitologia Hindu, Phra Isuan capturou 14 anjos e usou seus poderes infinitos para transformá-los em pó. Ele então passou o pó para um pano amarelo e polvilhou água benta sobre o pó, criando assim a lua.
Terça-feira = rosa: Phra Isuan capturou oito búfalos e usou seus poderes mágicos para transformá-los em pó, que envolvido com pano macio avermelhado aspergiu com água benta, criando assim o planeta de Saturno.
Quarta-feira = verde: Verde é usado na quarta-feira porque é dito que Phra Isuan cercou 17 elefantes e os transformou em pó que ele enrolou em uma folha verde. Após a aspersão de água benta sobre a folha, ele criou o planeta Plutão.
Quinta-feira = laranja: 19 eremitas foram pulverizados por Phra Isuan e o pó envolto em um pano laranja avermelhado, criando assim o planeta Marte.
Sexta-feira = azul claro: Neste dia, Phra Isuan usou seus poderes para transformar em pó 21 bois, envolveu-os em um pano azul claro e aspergiu água benta para criar o planeta Vênus.
Sábado = roxo: No sábado, Phra Isuan pegou 10 tigres, polvilhou pó neles, envolveu-os em um pano púrpura e assim criou o planeta Saturno.
Como você pode ver a maioria das superstições são originalmente derivadas de um sistema de crenças predominantemente Hindu, relacionado à suposta formação do sistema planetário.