Deserto do Atacama, Chile

Chile > Destinos
05 março 2016

ATACAMA

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais incríveis que já fui. Uma beleza natural que nos transmite uma energia unica. O Deserto do Atacama, situado predominantemente no norte do Chile, é considerado como o deserto mais arido e mais alto do mundo onde a chuva é algo raro. Localizado a 2.440 metros acima do nivel do mar, podendo chegar até a 4.000, ele tem uma area com cerca de 105.000 km. Ao contrário do que muita gente pensa, esse deserto tem paisagens que vão muito além das tradicionais dunas de areia. São lagos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vulcões, montanhas nevadas, vales, lagos em que não se afunda – amei, e um dos céu mais limpos do mundo. O Atacama é palco de paisagens incríveis e muito variadas onde até a temperature pode te surpreender variando entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia.

1. Atacama N - 127

1. Atacama Paula - 540

 

CHEGADA

Para chegar até a principal cidade, você tem que pegar um voo de Santiago para a cidade de Calama, 98Km de San Pedro.

Atacama N - 021 Atacama N - 019

 

SAN PEDRO DE ATACAMA

O melhor lugar para ficar como base para explorar as belezas do Atacama está a 98Km de Calama, aeroporto mais perto, e se chama San Pedro de Atacama, ou simplesmente SPA. Com apenas 5 mil habitantes, o pequeno vilarejo mantem seu estilo “antigo”, simples, com ruas de terra e casinhas rusticas construidas de adobe (um tipo de tijolo de terra bastante utilizado na região). Alguns dos melhores hotéis do Chile marcam sua presença aqui assim como varios restaurantes gostosos. A umidade baixa e a altitude elevada não desanimam os turistas que visitam a cidade, mas vá com calma, seu corpo precisa primeiro se “adaptar” com a altitude e o clima seco, para então se surpreender com esse paraiso na terra.

2 Atacama N - 063

Atacama Paula - 143 Atacama Paula - 146 Atacama Paula - 144

 

IGREJA DE SAO PEDRO

A Igreja de San Pedro é um dos principais pontos históricos da vila e hoje em dia é considerada monumento nacional. Ela funcionou como paróquia entre 1642 e 1951 e sua construção é um dos fatos mais marcantes a seu respeito: ela foi construída com adobe e madeira e revestida com madeira de cactos (bastante utilizado nas construções dessa região do Chile). O local é pequeno e simples, mas interessante para conhecer e tirar fotos.

 

PASSEIOS

O vilarejo tem varias agências turísticas, que diariamente organizam passeios para visitar os arredores. As atrações naturais mais interessantes estão localizadas fora do setor urbano de San Pedro. Os passeios costumam ter duração de meio dia, alguns partem pela manhã voltando por volta das 14h, outros saem pela tarde (16h) e retornam às 20h. Uma rotina de passeios duplos é puxada e se você quiser relaxar depois de tantas atividades.

 

HOTEL EXPLORA

O Hotel que eu escolhi para ficar enquanto estive por lá foi o Explora Atacama. Que Hotel ESPETACULAR! São somente 50 quartos que oferecem um service totalmente individual. Os passeios estão todos incluídos na diária e a gastronomia do Hotel é simplesmente inesquecível. Infelizmente o Hotel foi destruído devido a um incêndio no ano passado mas promote reabrir suas portas no dia 1 de janeiro de 2017. Boa sorte Explora, tenho certeza que voce ficará muito mais bonito.

Atacama N - 462

3 Atacama Paula - 343 Atacama Paula - 260Atacama Paula - 348

 

CORNISA

Logo no primeiro dia, melhor fazer um passeio mais tranquilo pois você ainda tem que se adaptar a altitude. Fizemos então uma caminhada as cornisas do Vale da Morte. A sensação era de estar andando em outro planeta (como vi os astronautas em Marte). Uma vista panorâmica incrível com vista para o oasis, do salar (mina de sal) e da Cordilheira dos Andes! Uma energia só deste lugar. Depois descemos umas dunas do Vale da Morte correndo (dependendo da temperature, tem que ser correndo mesmo para não queimar os pés, por isso use sapatos de caminhadas confortâveis e meias altas). Foi divertidíssimo!!!! As crianças apostaram corrida e demos muita risada!!! Quando chegamos lá em baixo, andamos mais um pouco até chegar no carro que nos levou de volta para o Hotel.

4 Atacama Paula - 045

Atacama Paula - 048

 

TRILHA INCA DE GUATI

No dia seguinte fizemos a Trilha Inca de Guati, uma caminhada de mais ou menos duas horas por um cânion usado como passagem no tempo da dominação inca. E sabe o que tinha lá? No meio do deserto? Agua… uma raridade fora dos oásis de San Pedro e Calama. Antes mesmo de começar a caminhada, fiquei admirada olhando as colas de zorro (rabo de raposa), uma folhagem típica do Chile, e que forma praticamente uma floresta na entrada do cânion. Logo depois aparecem os famoso cactus gigantes, chamados como cardón, aparecem para encantar ainda mais a paisagem. Os cactus chegam a medir 8 metros de altura e vivem até 500 anos! Demais!

5 Atacama Paula - 064 Atacama Paula - 062Atacama Paula - 090

 

SALAR DE KARI

No Segundo dia fizemos uma caminhada descendo do alto de uma montanha em direção ao Canyon de Kari. Passamos por um longo vale até chegarmos ao Canyon, lugar onde impressionantemente antes passava um rio. Ja imaginou andar por onde passava um rio? O solo era todo coberto de sal, havia cristais de sal maravilhosos pelo chao. Era possivel escutar o barulho do sal estalando por causa do sol, parecia até que ia desabar a qualquer momento.

Atacama Paula - 222 6 Atacama Paula - 228 Atacama Paula - 193

 

LAGUNA CEJAR

No terceiro dia, fizemos um passeio de bicicleta até a Laguna Cejar, um passeio não apenas para contemplação, mas também para o tomar um belo banho na lagoa salgada. Foram 18km de bicicleta em Estrada de terra com uma vegetação baixa adaptada ao terreno salgado. Mas não se preocupe se voce se cansar, o carro está logo atras par ate resgatar… kkkk

7 Atacama N - 239

Atacama Paula - 334

Chegamos na Lagoa Cejar, de águas cristalinas e azuladas composta por 40% de sal. Isso impede que a gente afunde, divertidíssimo. No fundo a agua é quente mas em cima é bem gelada, uma experiência inesquecível que não dá para perder. O sal é realmente forte, por isso não mergulhe a cabeça, deixe-a sempre para fora da água e depois, tomo um banho de agua doce para tirar todo o sal pois ele pode causar irritação na pele.

8. Atacama Paula - 294

AAtacama N - 299 Atacama N - 331

 

VALE DA MORTE

A tarde fomos visitar o Vale da Morte e da Lua. O Vale da Morte é uma área de cânions e dunas, com formações enormes e pontiagudas. Em uma determinada área, é permitido andar por entre essas grandes formações arenosas, mas o visual mais impressionante que se tem é de cima, de um mirante que oferece uma vista panorâmica linda, de onde você pode notar os diferentes tons e camadas de sedimentos que formam o vale. O Vale da Morte recebe essa denominação, entre tantas outras explicações, por conta da aridez excessiva do local, que não permite que haja vida naquela região.

9 Atacama Paula - 367

Atacama Paula - 369

 

VALE DE LA LUNA

O Vale da Lua (ou Valle de la Luna) é o passeio mais tradicional a se fazer no Atacama, principalmente na hora do por do sol. Ele recebeu esse nome devido à sua formação parecida a da superfície lunar. No passeio pelo Vale da Lua você verá formações muito curiosas como a Tres Marias (uma formação que dizem que tem a forma de três mulheres). Elas fazem parte da chamada cordilheira de sal e são formações compostas de sal, gesso e argila que ganham formas distintas devido à ação das chuvas e do vento.

10 Atacama Paula - 383

 

GEISERES EL TATIO

No quarto dia fomos visitar os Geysers del Tatio, a 200km de San Pedro e a 4.200 metros de altura. Para fazer esse passeio, tivemos que nos agasalhar bastante (tipo com luva e gorro além do casaco pois faz muito frio de madrugada) e sair do hotel as 4hrs da manhã! Os gêiseres são formações que costumam existir em regiões vulcânicas. Eles são como pequenos vulcões que têm erupções de água de até 10 metros de altura, expelida através de uma fenda. A água que sai dos gêiseres é bem quente, aproximadamente 80ºC e, quando em contato com o ar, gera vapor, que fica ainda mais evidente quando o ar está frio (por isso a nescessidade de chegar bem cedo). Os gêiseres del Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e são formações raras. Eles entram em erupção de tempos em tempos e podem, de uma hora para a outra parar de ter erupção, assim como um novo gêiser pode se formar a qualquer hora. Há gêiseres de todo tipo nesse campo, alguns bem grandes e impressionantes, outros menores e menos expressivos. Como podem ser perigosos, evite caminhar em cima das fendas e respeite o limite de pedras que existe ao redor dos gêiseres.

11. Atacama Paula - 527 Atacama Paula - 500Atacama N - 386

 

TERMAS DE PURITAMA

Na volta para o Hotel, paramos nass Termas de Puritama que são termas naturais privadas, construídas ao longo de um rio com temperatura diferente em cada terma. O rio Puritama alimenta com águas quentes esses poços termais a 30 km de San Pedro. Com temperaturas que vão de 28°C a 35°C, foram construídas 8 piscinas para simplesmente relaxer ou até mesmo se curar de doenças reumaticas pois dizem que ela apresenta propriedades curativas. As termas ficam localizadas no fim de um vale e impressionam pelo visual ao seu redor, com muitas pedras e plantas. O Hotel Explora é o proprietario destas termas e por isso eles tem uma ala reservada somente para hospedes do Hotel. Eles tambem oferecem um piquenique maravilhoso além de toalhas e ropões de banho.

Atacama Paula - 577

Atacama Paula - 576 Atacama Paula - 569

CIDADE DE TOCONAO

No final do dia fomos visitar a cidade deToconao a 38km de San Pedro. Ela está a 2.485 metros acima do nivel do mar. Sua população vive da exportação de pêras, damascos, ameixas, entre outros. Atualmente Toconao tem se convertido em um centro artesanal que produz importantes esculturas em pedras vulcânicas. Possui casas construídas com pedras quase em sua totalidade. A construção é sempre quadrada e as pedras dispostas de uma maneira que resultam em uma assimetria completa. Toconao também se destaca pela Torre Campanário de sua Igreja, construída em 1750 em três corpos de barro e pedra com sua cúpula de madeira de cactos, que entrega à praça do povo um grande valor estético e arquitetônico.

 Atacama Paula - 695Atacama Paula - 672  Atacama Paula - 700 Atacama Paula - 703Atacama Paula - 710

 

SALAR DE ATACAMA

Quem esperaria encontrar no meio do deserto mais alto e árido do mundo um lago de águas cristalinas, cheio de flamingos? Pois é, o Salar de Atacama esta localizado a 55Km de San Pedro e ocupa uma superficie de 320 mil hectares da Reserva Nacional Los Flamencos. Esse imenso deserto de sal a 2.300 metros do nível do mar, atrai turistas para ver pedaços de sal com até 70 centímetros altura geradas pela constante acumulação de cristais, produzidos pela evaporação das águas subterrâneas de intenso teor salino além, é logico, das lagoas repletas de aves migratórias, como os flamingos. O por do sol no Salar do Atacama guarda um dos cenários mais impressionantes que já vi. É simplesmente incrivel ver como os tons do céu mudam de uma cor para outra durante o por do sol. Quando o sol estiver se pondo, não se esqueça de olhar para o lado inverso ao sol, porque nesse momento as montanhas costumam ficar avermelhadas.

Atacama Paula - 806 Atacama Paula - 777 Atacama Paula - 730 Atacama Paula - 724 13. Atacama Paula - 771

13. Atacama Paula - 735

 

QUANDO IR?

Os meses de meia estação são os mais recomendados para você ir a São Pedro De Atacama, pois as temperaturas são mais agradáveis. Já no inverno, junho a agosto, você poderá enfrentar entre 9ºC e 24°C durante o dia e temperaturas abaixo de zero na madrugada. Mas, nada impede você de ir visitar a qualquer época do ano. DICAS Dicas: Vá com roupas leves, porque ao longo do passeio você deverá fazer pequenas caminhadas e sentirá calor, mas também leve na mochila uma blusa de frio, pois no fim do passeio o tempo fica mais fresco e, com o vento, você poderá sentir frio. SEMPRE carregue uma garrafa com pelos menos 1 litro de água para se hidratar.

Atacama Paula - 830


PUBLICIDADE