Você sabia que nessa ultima quarta feira foi inaugurado mais um recorde mundial??? O maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo!!! Saint-Gothard (São Gotardo) tem 57 km e cruzará os Alpes Suíços permitindo aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa.
SUA CONSTRUÇAO
O gigantesco túnel levou 17 anos para ser construído e custou 12,2 bilhões de francos suíços (US$ 12,276 bilhões). Como manda a tradição, foi posto em funcionamento no exato tempo previsto. Esses suíços são impressionantes!!!!
Entre os desafios técnicos que precisaram ser superados durante as obras estava a questão da temperatura, que poderia chegar a 45 graus, o que obrigou a instalação de um potente sistema de ventilação para garantir as condições de trabalho.
No total, os operários escavaram 152 km de “tubos” a uma profundidade recorde (2.300 metros sob as montanhas), com duas galerias principais unidas por galerias transversais.
OBJETIVO
Diariamente, o túnel poderá ser utilizado por 260 trens de carga – a 100 km/h – e por 65 trens de passageiros, a 200 km/h. Seu objetivo é aumentar o transporte ferroviário de carga e descongestionar as estradas no corredor Rin-Alpes, de Roterdã, no mar do Norte, a Gênova, no Mediterrâneo.
A companhia ferroviária federal da Suíça prevê um aumento do volume de transporte de carga de 20% até o ano 2020 na rota entre Roterdã e Genova onde o número de passageiros deve aumentar dos atuais 9.000 por dia a 15.000.
Quando estiver em pleno funcionamento, a partir de dezembro, a viagem de Zurique até Milão, na Itália, irá durar duas horas e quarenta minutos, quase uma a menos do que o tempo atual.
Apesar de a Suíça ter acabado de bater o recorde de comprimento, outros países já buscam roubar o título. O governo chinês planeja a construção de um túnel que atravessa o estreito de Bohai com 123 km, mais que o dobro do GBT.