Considerando somente pontes feitas sobre as águas, baseando-se no tamanho de sua extensão total, as 10 maiores pontes do mundo sao as seguintes:
1a Ponte de Danyang-Kunshan, China
A maior ponte do mundo, com 164km de extensão, fica na China, onde tudo é feito em tamanho maior devido a grande população. Ela liga Xangai, que tem 23 milhões de habitantes, a Nanjing, que tem 8 milhões de habitante. Ela passa sobre o rio Yangtze e é reconhecida como a mais longa do mundo pelo Guinness Book.
Localizada na região de Qingdao City, na província de Shandong, ela tem um vão máximo de 260 m e a sua construção custou cerca de 6 biliões de euros e empregou mais de 10.000 operários de construção civil.
2a Grande Ponte de Tianjin, China
Com 113km de extensão está Tianjin, a segunda maior ponte do mundo. Também na China, ela liga Langfang e Qingxian, duas cidades populosas da província de Hopei, na China. Com uma extensão total de cerca de 113,7 quilômetros, foi concluída em 2010 e inaugurada em 2011, quando Guinness World Records gravou como a ponte mais longa em segundo lugar no mundo.
3a Ponte Qingdao Haiwan, China
Construída em apenas 4 anos (2007 e 2011), a ponte Qingdao Haiwan foi reconhecida como a maior ponte sobre água salgada do mundo pelo Guinness em 2012. São 42 km de extensão que liga o porto leste de Qingdao com a ilha de Huangdao, na China. Ela custou 14,8 bilhões de yuans, aproximadamente de R$ 3,6 bilhões, aos cofres chineses.
4a Ponte do Lago Pontchartrain, EUA
A quarta maior ponte do mundo se trata da Ponte do Lago Pontchartrain nos EUA. Com 38,42 quilômetros de extensão, ela liga a cidade de Mandeville a Metairie, um subúrbio de Nova Orleans, na Louisiana. Chamada pelos americanos de ponte do Lago Pontchartrain, a estrada é tão comprida que quem parar o carro bem no meio dela e olhar para qualquer direção não vai enxergar nenhum sinal de terra firme, só a água do lago. A Pontchartrain, na verdade, são duas pontes que correm paralelamente, uma em cada sentido. Ambas são sustentadas por mais de 9.000 pilares de concreto e ao longo delas há sete pontos interligados, que servem tanto para retorno quanto para qualquer emergência. E não é improvável que isso aconteça. Diariamente, pelo menos 30.000 carros utilizam as pontes. Cada uma custou 30 milhões de dólares na época.
Cruzar de uma ponta à outra a ponte do lago Pontchartrain é como atravessar a Ponte Rio–Niterói duas vezes e meia – ainda assim, ficam faltando cinco quilômetros.
5a Ponte do Pântano Manchac, EUA
Na quinta posição, está a Ponte do Pântano Manchac. Localizada sobre o misterioso pântano de Manchac, a ponte mede 36,7 quilômetros. Funciona desde 1970 em Louisiana, Estados Unidos.
6a Ponte da Baía de Hangzhou, China
Em sexto lugar, se apresenta a Ponte da Baía de Hangzhou. Caminho para carros e para a economia, esses foram os objetivos pretendidos quando surgiu o projeto de construção da Ponte Transoceânica de Hangzhou, na China. A estrutura não só encurtou a distância entre as cidades de Xangai e Ningbo, como impulsionou o crescimento econômico na região.
No total, são 36 quilômetros de extensão e 33 metros de largura. O grau de estrada em declive transversal é de 2% e 4% na máxima inclinação longitudinal. Projetada para ter uma durabilidade de 100 anos, a ponte tem uma altura de 90 metros, permitindo que os navios porta-contentores de quarta e quinta geração consigam passar em todas as condições.
7ª Ponte de Runyang, China
A sétima maior ponte do mundo se trata da Ponte de Runyang. É uma ponte localizada em Nanjing, na China, e cruza o rio Yangtzé. Essa ponte tem 35,66 quilômetros de extensão. A construção da ponte começou em outubro de 2000 e terminou no dia 30 de abril de 2005, quando foi inaugurada. Teve um custo de 5,8 bilhões de Yuan (aproximadamente US$ 700.000.000).
8ª Ponte de Donghai, China
Na oitava posição, está a Ponte de Donghai, em Língua Portuguesa, Ponte do Mar Oriental. Situa-se na República Popular da China e liga o novo porto da cidade de Xangai, Luchaogang, às ilhas Yangshan.
Mede 31,5 quilômetros no total, dos quais 24,6 quilômetros sobre as águas. Sua construção se iniciou em 26 de Junho de 2002. Apenas três anos e meio depois, no dia 1 de Dezembro de 2005, a ponte seria inaugurada. 6 000 operários, engenheiros e técnicos, remunerados muito acima da média chinesa, com horários de 12 horas de trabalho e habitando na própria ponte à medida que ela ia sendo construída, contribuíram sem dúvida para este “milagre”. Mar com profundidade de 5 a 10 metros, assolado por ventos fortes e ondas de 6 metros, e com uma variação de 5 metros entre marés, foram apenas algumas das dificuldades com que a execução de um projeto desta envergadura se defrontava.
9ª – Ponte Atchafalaya Basin, EUA
Em nono lugar, se apresenta a Ponte Atchafalaya Basin. É uma ponte com dois vãos paralelos localizada no estado de Louisiana, Estados Unidos , entre Baton Rouge e Lafayette. Com 29,29 quilômetros, funciona desde 1973.
10ª – Ponte Jintang, China
A décima maior ponte do mundo se trata da Ponte Jintang. É uma ponte rodoviária com uma parte estaiada para passagem de navios, construída em Zhejiang, China.
Foi construída sobre o Arquipélago Zhoushan e é uma das mais longas pontes da China, com um comprimento de 26,5 quilômetros, ligando a Ilha Jintang com Zhenhai, Ningbo. Consiste de uma ponte marítima de 18,5 quilômetros e seções mistas, totalizando 8,5 quilômetros.
Ponte Rio-Niterói, Brasil
Para finalizar, como curiosidade, vale ressaltar que a mais extensa ponte do Brasil é a ponte Rio-Niterói e tem apenas 13,2 quilômetros.