CHIANG MAI
Centro cultural do norte da Tailândia, situa-se a 700km da capital Bangkok e é a segunda maior cidade do país. É cosmopolita, mas sem a agitação de uma grande metrópole e ao mesmo tempo suficientemente pequena para ainda manter o charme de vilarejo.
Lembramos que alguns pontos de interesse, em especial templos religiosos, podem ter restrições quanto à vestimenta dos visitantes, sugerimos trajes discretos.
Reserva Selvagem de Chiang Dão
Área de reserva ambiental onde está localizada a Doi Luang, a Terceira montanha mais alta da Tailândia, com altitude de 2.195 metros acima do nível do mar. O alto da montanha oferece uma vista espetacular, além de grande diversidade de flores silvestres raras, pássaros e borboletas da região.
Outra atração do parque é Tham Chiang Dao, uma caverna que, logo na entrada, brinda o visitante com várias espécies de peixes coloridos nadando em uma piscina natural de água cristalina.
Colina Doi Suthep e Templo Wat Phra That Doi Suthep
No alto da colina Doi Suthep, a 1.073 metros acima do nível do mar, localizada nos limites de Chiang Mai e com uma vista magnífica da cidade, se encontra o templo mais importante do município, o Wat Phra That Doi Suthep. Construído em 1383, seu chedi, de 24 metros de altura, é todo coberto de ouro. O acesso ao templo é feito através de uma escada de 300 degraus com uma grande serpente mítica de cada lado, ou por um bondinho. O templo guarda as relíquias sagradas de Buda.
Wat Phra Sing
Um dos mais venerados templos da cidade, foi construído entre 1345 e 1400 pelo Rei Phayu, inicialmente com o objetivo de guardar as cinzas do Rei Kamfu, seu pai. De arquitetura típica sacra tailandesa, o templo consiste em uma tradicional capela em estilo Lanna com o telhado decorado com vidros coloridos. O local é palco de importantes cerimônias religiosas e abriga mais de 700 monges, especialmente gentis com os visitantes.
Wat Chedi Luang
Originalmente construído em 1401, e expandido em 1454 para a impressionante altura de 86 metros, este templo foi destruído por um terremoto em 1545, permanecendo em ruínas até 1992, quando foi, então, parcialmente reconstruído. Exemplo da arquitetura típica do norte da Tailândia, possui o maior chedi de Chiang Mai.
Phu Phing Palace
Residência Real de Inverno, construída em 1962, possui um belíssimo jardim decorado com flores coloridas e exóticas. Está localizada no alto da montanha a aproximadamente 6km do Wat Phra That Doi Suthep.
Wat Jed Yod (Templo dos Sete Espirais)
Construído no final do século 15, seu chedi principal tem sete torres, seguindo o modelo do templo de Bodhgaya, na Índia, onde Buda atingiu pela primeira vez a sua iluminação. Com influências birmanesas e chinesas, o templo é considerado uma obra de arte arquitetônica, devido ao cuidado tomado em suas proporções e a justaposição entre os demais prédios do complexo.
CHIANG RAI
Evidências de seu passado de glórias ainda são encontradas nessa cidade de onde brotaram as raízes do reinado Lanna, de grande influência no país. Antiga capital do reino, atualmente Chiang Rai pode ser considerada um paraíso para aqueles que apreciam as belezas naturais. Magníficos cenários de montanhas, misteriosas ruínas de povos antigos, intrigantes sítios históricos e imponentes templos budistas. As tribos locais, provenientes de várias etnias, cada qual com sua própria cultura, costumes e místicos encantos, caracterizam-se pela diversidade linguística e pela curiosa distinção das roupas das mulheres. Enfim, Chiang Rai convida a passeios para explorar a cativante região, fugindo dos grandes centros, em busca de calma e tranquilidade.
Lembramos que alguns pontos de interesse, em especial templos religiosos, podem ter restrições quanto à vestimenta dos visitantes, sugerimos trajes discretos.
Wat Phra That Doi Chom Tong
Localizado no alto de uma colina a noroeste da cidade, é necessário subir uma escadaria de 309 degraus para chegar a este antigo templo, que teve sua construção iniciada pelo príncipe de Chiang Rai em 940. Em estilo birmanês, seu chedi de ouro pode ser visto a uma longa distância por aqueles que chegam à cidade pelo norte. Oferece uma bela vista de Chiang Rai e do vale do Rio Mae Kok.
The City Pillar of Chiang Rai (Pilar da Cidade de Chiang Rai)
É tradicional que as cidades tailandesas possuam um pilar que marca o seu centro, a partir do qual todas as distâncias da localidade são calculadas. O pilar original de Chiang Rai, que datava de 1263, foi substituído no ano de 1988 por outro, em comemoração ao 725° aniversário da cidade.
Wat Ngam Muang
Construído em 1489, renovado em 1677 e restaurado recentemente, em 1952, o templo está localizado ao redor de um pequeno chedi que continha as cinzas do Rei Mengrai, o fundador da cidade de Chiang Rai e do reino Lanna. Seu nome significa cidade bonita em tailandês.
Wat Phra Singh
Maravilhoso exemplo da arquitetura tailandesa Lanna, foi construído no século 14, aproximadamente 100 anos após a fundação da cidade. O local abrigou a imagem de Phra Singh Buddha, que hoje se encontra no templo de mesmo nome na cidade de Chiang Mai, estando aqui apenas uma réplica da original.
Wat Rong Khun
Também conhecido como Templo Branco, há quem diga que este é o mais impressionante templo do país! Ao contrário dos demais, que traçam sua história ao longo de séculos, este magnífico local de orações foi construído recentemente, a partir de 1997. Nada convencional, seu o hall principal é todo branco, remetendo conceitualmente à pureza de Buda. Pequenos pedaços de vidro espelhados decoram as paredes de todo o exterior do templo, que, ao refletir o sol, causam um efeito hipnotizante. O templo faz parte de um complexo que ainda está em processo de construção, e no futuro compreenderá em nove prédios, incluindo um museu.
Golden Triangle (Triângulo Dourado)
Local mais famoso de Chiang Rai, é onde Tailândia, Laos e Myanmar se encontram às margens do rio Mekong. Lugar onde, antigamente, era cultivado ópio, possui um cenário natural belíssimo e templos antigos. Serviu de inspiração para inúmeras lendas regionais.
Night Bazaar (Bazar Noturno)
Situado no centro da cidade, são pequenos stands que vão desde a estação de ônibus até a estrada Phaholyothin. Oferece grande variedade de produtos, como artesanato, antiguidades, tecidos, bordados e muito mais.