Você sabe por que Ushuaia é conhecida como a Terra do Fogo sendo que lá faz muito frio? Também conhecida como Fim do Mundo, Ushuaia está localizada na região sul da América bem perto da Antártida.
No século XVI, um grupo de exploradores da Espanha, aos comandos do Navegador/Explorador português Fernão de Magalhães, à procura de uma nova rota comercial entre o Oceano Atlântico e Oceano Pacífico, avistou as costas de uma terra ainda desconhecida. Um monte de fogos dispersos e colunas de fumaça foram observados. Eram as fogueiras dos nativos que pareciam boiar sobre as águas, no nevoeiro do amanhecer. As fogueiras ajudavam os 2.500 índios a suportar o frio do Fim do Mundo. Possivelmente foi esse entorno místico que deu seu nome ao lugar: Terra do Fogo.
Eu li uma reportagem que dizia que os 2.500 índios da etnia Yámana andavam pelados, mas será que somente fogueiras dava conta de esquenta-los? Vejam o que dizia a reportagem… será verdade?
Os Yámanas viviam em famílias onde cada família tinha uma canoa. Quando estavam em terra, construíam cabanas redondas com galhos e dormiam no chão. Depois, abandonavam a cabana e voltam às canoas. Outra família poderia ocupar a cabana abandonada sem problemas.
Quando eles avistam uma baleia no Canal de Beagle, localizado em frente à cidade argentina de Ushuaia, a caçavam. Em seguida, faziam uma fogueira bem grande para avisar a todos os Yámanas que conseguiram uma baleia. O óleo dela era usado para eles manterem a pele do corpo seca. Ele era divido entre todos e guardado um pouco sobre a terra para caso aconteça alguma escassez no futuro. A carne servia como alimento. Se fosse uma baleia que no lugar de dentes tinha cerdas bucais, estas eram usadas para forrar a parte de dentro e inferior da canoa.
Os europeus, principalmente, descobriram que haviam muitas baleias na região e na Antártida e começaram a caçada desenfreada. Muitas ainda correm risco de extinção. Até hoje não conseguiram se recuperar – no Ushuaia, antes comum, atualmente é difícil avistar baleias. Os colonizadores usavam o óleo de baleia, entre outros, para acender lampiões de rua.
Os Yamánas começaram a sofrer com a falta das baleias. Menos alimento, menos proteção para o corpo. Além disso, a região litorânea onde viviam começou a ser disputada pelos colonizadores que queriam se estabelecer lá porque o local era a ligação (para barcos) entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Para piorar, os índios que viviam na região começaram a morrer sem resistência às doenças dos “brancos”.
Por fim, brigaram pela sua terra, mas sofreram com a violência dos colonizadores. Se não me engano, em menos de 100 anos, a população de 2.500 índios que viviam no local foi reduzida para 500. Hoje, sua cultura praticamente se perdeu. Assim, junto com eles, perdeu-se a riqueza das pessoas.