Fiz essa viagem a Índia em 2014 com mais 5 amigas muito queridas!
Começamos a viagem em Delhi, depois fomos para o Rajastão, Agra e Varanasi.
Délhi (também escrito “Déli” em português) é a segunda maior cidade da Índia, atrás apenas de Mumbai. Com uma população de 16,3 milhões de habitantes, é a oitava maior cidade do mundo.
Situada no norte do País, ela é composta de duas partes – Old Delhi (Velha Délhi), a caótica cidade antiga, e New Delhi (Nova Délhi), construída pelos britânicos como a sede do seu governo colonial na Índia. Nova Délhi é a capital da Índia.
Velha Délhi (Old Delhi) foi fundada no ano 1639 com o nome “Shahjahanabad”. A parte antiga da cidade ainda é o coração simbólico da cidade, com ruas e vielas que estão sempre cheias de uma de pessoas e veículos.
Nova Délhi (New Delhi), foi construída em 1931 pelos britânicos. Suas avenidas são largas e arborizadas e são muito mais tranquilas que as ruas de Velha Délhi.
Esses dois lados da cidade são muito diferentes – e vale a pena conhecer os dois.
OLD DELHI
FORTE VERMELHO
O Forte vermelho é um conjunto monumental de fortificações em Deli e um grande exemplo da arquitetura indiana. Construído pelo Grão-Mogol Shah Jahan entre 1636 e 1648, foi utilizado pelos ingleses durante a colonização. O Forte é protegido por uma muralha de altura variável entre 16m e 33m e com 2,5 km de comprimento e atrai milhões de visitantes todos os anos. No seu interior existem diversos edifícios administrativos, pavilhões e mesquitas construídos em mármore e já chegou a abrigar 11 palácios dentro de seus muros.
Diz o Wikipédia que um viajante do século 17 descreveu o Forte Vermelho como uma maravilha superior às prometidas no paraíso. Na minha opinião, ou as atrações turísticas antigamente eram muito ruins ou esse cara se surpreendia muito facilmente. Kkkkk. Não estou dizendo que o Forte seja ruim ou não valha a pena visitar, mas eu acho que ele é muito menos interessante que os fortes do Rajastão, por exemplo.
JAMA MASJID (Old Delhi)
Localizada no coração de Old Delhi fica a maior mesquita da Índia chamada Jama Masjid.
A mesquita foi idéia do Imperador Mongol Shah Jahan, construtor do Taj Mahal, e ficou pronta em 1656.
A mesquita está localizada em uma pequena colina ha um metro e meio acima do solo e seu chão é coberto com mármore branco e preto, imitando o livro de preces muçulmano.
Visitar esse local é mergulhar na tradição e cultura de um povo milenar.
Passeio de Rickshaw por Old Deli
Vale muito a pena fazer um passeio de Rickshw pelas ruas estreitas de Old Delhi. Em suas ruas estreitas estão todos os tipos de mercados, lojas, barbearias, etc. Esse caos da uma mostra de como tem sido agitada a vida ao longo de séculos e séculos de história. Às vezes os olhos não conseguem acreditar no que estão vendo. São intensas as marcas da pobreza. No entanto, cores fortes ajudam a manter a dignidade.
DELHI
COMPLEXO HUMAYUN
TUMBA DE HUMAYUN
A Tumba de Humayun é patrimônio mundial da UNESCO. O túmulo extravagante do imperador Humayun foi construído em 1569-1570 e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
COMPLEXO ISA KHAN
Uma mesquita e uma tumba octogonal, construída no estilo Sur estão colocadas no complexo murado de Isa Khan.
Tumba de Isa Khan
Uma inscrição encontrada emu ma laje de arenito vermelho indicou que o tumulo é de Masnad Ali Isa Khan, filho de Niyaz Aghwan, o camareiro chefe do Imperador e foi construido durante o reinado do Islã Shah, filho de Sher Shah Suri, em 1547-48.
Mesquita De Khan
A mesquita esta localizada a sudoeste do portão principal do Mausoléu e a construção é datado entre 1560 e 1567.
RAJ GHAT
Localizado nas margens do rio Yamuna, em Nova Déli, está o memorial Raj Ghat, onde Mahatma Gandhi foi cremado em 31 de janeiro de 1948 e onde parte de suas cinzas foram depositadas. O memorial é uma plataforma de mármore negro, sobre a qual está colocada uma chama eterna. O memorial é um cantinho de muita paz e muita reflexão e que vive repleto de flores.
ARREDORES DE DELHI
TEMPLO DE LOTUS
Um dos templos mais famosos de Nova Délhi é o Templo de Lótus (Lotus Temple). Ele foi construído na forma de uma flor de lótus, flor extremamente bonita e símbolo de pureza que está inseparavelmente associada à adoração e à religião na Índia, e pertence a uma religião chamada Baha’i. Esta religião não é indiana, nasceu na Pérsia nos anos 1800, e hoje em dia tem seguidores no mundo inteiro. O tempo de Lotus é diferente de todos os templos da Índia, um templo super moderno. Um lugar bem legal pra quem quer relaxar e/ou meditar.
QUTAB MINAR
Qutab Minar é um conjunto de monumentos e edifícios sendo a maioria dos anos 1200 e 1300 e outros ainda mais antigos. O mais famoso é o minarete Qutb Minar, também patrimônio mundial da UNESCO muito bem preservado; a sua construção foi comissionada por um imperador muçulmano de Délhi em 1199. O pilar de ferro que fica perto é muito famoso também, por ter uma composição especialmente resistente à ferrugem – há indicações de que foi originalmente erigido em outro local por volta do ano 400, e transferido aqui uns 600-700 anos depois.
Mais pra frente conto sobre os outros lugares MARAVILHOSOS da India!