Turquia

Destinos > Minhas Viagens > Turquia
01 abril 2019
istambul slide

Istambul

Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia. Aromas, classes, crenças e tradições se misturam por aqui no encontro do ocidente com o oriente. Apesar de 99% da população ser composta por mulçumanos, o islamismo é bem “liberal” fazendo com que muitos turistas sejam atraídos para a Turquia. Parte do seu território fica do outro lado do estreito e, portanto, na Ásia. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes dividida pelo estreito de Bósforo. Estou encantada com o contraste do antigo e do moderno.

Basílica Cisterna ou Yerebatan Sarcini

No coração de Istambul, localizado no subterrâneo do bairro de Sultanahamet  encontra-se a Cisterna da Basílica , considerada a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul.  As cisternas são depósitos que foram construídos para que a cidade tivesse reservas de água caso fosse atacada. Construída por Justiniano em 532 durante a época bizantina, ainda permanece praticamente intacta. A água vinha transportada via aquedutos de reservatórios a quase 20 km da cidade, situados na Floresta de Belgrado. A cisterna de Yerebatan (Yerebatan Sarnıcı, seu nome em turco) tem dimensões de 140 por 70 metros e se calcula que poderia armazenar uns 100.000 m3 de água. Acredita-se que foi usada até finais do século XIV, sendo abandonada pelos otomanos após a construção de sistemas de água corrente. Para sustentar toda a imensa estrutura foram utilizadas nada menos do que 336 colunas romanas vindas de templos saqueados. Não deixe de ver as cabeças de medusas posicionadas na base de duas colunas, uma de cabeça pra baixo e outra virada de lado,um mistério até hoje. Caminhar por essa estrutura subterrânea com quase 10.000 m2 é realmente impressionante.

b1

Mesquita Azul

No Islamismo, o número de torres de uma mesquita é proporcional a sua importância. A Mesquita Azul possui seis. Daí a sua suma importância. A obra arquitetônica, construída de 1609 a 1616,  foi desejo do jovem Sultão Ahmet que, com apenas 19 anos, idealizou um local de orações que competisse com a Hagia Sofia, localizada a sua frente. Ahmet não conseguiu realizar o sonho de vê-la pronta, morreu aos 27 anos, um ano antes do seu término. O nome Mesquita Azul faz referência ao seu interior ricamente decorado por mais de 20.000 azulejos nesta tonalidade. No seu interior estão os túmulos, um mercado para comprar de artesanatos, um hospital, cozinhas beneficentes para os necessitados, salões entre outras coisas.Uma das principais atrações é sem dúvida o túmulo do Sultão Ahmed I. A mesquita atualmente é muito procurada pelos mulçumanos para as orações que ocorrem de cinco  a seis vezes ao dia. Em sinal de respeito as mulheres precisam cobrir suas cabeças, enrolando panos ou mantas em seus pescoços, tampando os cabelos e deixando apenas a face à mostra.

b5

Hagia sofia ou Basílica de Santa Sofia

Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sofia cujo significado é “Sagrada Sabedoria”é um dos principais monumentos de Istambul e um dos grandes símbolos da arquitetura bizantina. Foi inicialmente construída no ano de 537 pelo imperador Justiniano para ser uma  Igreja na época da então Constantinopla. Por cerca de 1000 anos foi considerada a maior catedral do mundo até que no ano de 1453 foi convertida à Mesquita. Em 1934 foi oficialmente declarada  um importante museu pelo Ataturk. O museu impressiona por sua imponente cúpula de 30 metros de diâmetro e 55 metros acima do solo que pode ser vista de vários pontos da cidade. Os mosaicos também são de impressionar. Destaque para o mosaico que mostra o imperador Constantino e a imperatriz Zoe adorando a Cristo. Em 1985, foi classificada Patrimônio Mundial pela UNESCO e atualmente é um dos locais mais visitados no mundo. Parada obrigatória, seja pela arquitetura ou sua história.

m

Grand Bazar de Istambul

Se esta procurando um bom lugar para se fazer compras, Istambul é o lugar! O Grand Bazar é um verdadeiro  labirinto de ruelas cobertas por abóbodas pintadas e ladeadas por cerca de quatro mil lojas. Foi construído em 1453, pelo sultão Mehmet II, com o objetivo de gerar recursos financeiros para a Hagia Sofia e durante muitos séculos foi o mais importante centro comercial do Mediterrâneo.  Aqui você encontra quase de tudo desde lojas de roupas, artesanato, especiarias, cafés, restaurantes, casas de câmbio, joalherias e até uma mesquita. Não é possível se descrever com perfeição este lugar. É pra ser sentido. Seu aroma, suas cores, seus sons… Esse bazar não é para amadores. Primeiro é para quem sabe e gosta de barganhar É bastante cansativo ter que negociar preço para tudo, mas apesar disso parecer um tormento para nós parece ser um prazer pra eles. A notícia boa é que você sai de lá com compras imperdíveis! Vale a pena!

g1
g

Grand Bazar de Istambul

Outro passeio maravilhoso para se fazer em Istanbul é o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, um cana no meio da cidade, fazendo a ligação do Mar Negro ao Mar de Mármara.

Navegar pelo estreito que separa a Europa da Ásia foi muito interessante pelo contexto histórico e geográfico.

Mas o passeio em si é imperdível!
Aqui vimos um número incontável de mesquitas, palácios, templos, mansões da época dos sultões de um lado e casas mais simples do outro beirando as margens daquelas águas azuis.

O estreito possui aproximadamente 35 km de extensão e  pudemos observar 32 pontos nas margens do Bósforo. São eles na ordem:

▪️Lado Europeu
1- Saída do Ahirkapi Pier                  
2- Galata Bridge      
3- Historical Peninsula  
4- Bosphorus          
5- Galata Tower  
6- Mimar Sinn University    
8- Besiktas District      
9 – Atik Ali Pasa Mansion     
10- Çiragan Palace          
11- Galatsaray University     
12 – Ortakoy Mosque                     
13-  Bosphorus Bridge                               
14- Esma Sultan mansion                                   
15- Savarona Ship                                                             
16- Galatsaray Island                       
17- Arnavutkoy District                            
18- Bebek District                               
19- Rumeli Fortress                                       
20- F.S. Mehmet Bridge    

 ▪️Lado Asiático
  21- Hekim Pasa Mansion    
22- Anadolu Fortress                                 
23- Kuçuksu Mansion
24- Count Ostrorog Mansion
25- Edip Efendi Mansion
26- M.Nedim Pasa Mansion
27- Kuleli Military School
28- Sadullah Pasa Mansion
29- Beylerbeyi Palace
30- Fethi Pasa Mansion 
31- Uskudar District
32- Maiden’s Tower

Dizem que você só conhece a cidade de Istambul através deste Cruzeiro. E eu concordo!
Foi deslumbrante!!!
No final fomos presenteados com um lindo por do sol!

1b8b3908 0525 4a99 a0c5 ca4a035b4b17
IMG 7220
IMG 7235
IMG 7240
Istanbul 5480

Capadócia

Onde ficar na Capadócia

Capadócia é na verdade uma região formada por algumas cidades e vilarejos bem no meio da Turquia muito conhecida pelos seus voos de balão, pelos cavalos selvagens, por suas cidades subterrâneas e por seu o local onde São Jorge nasceu. A minha primeira impressão foi a de estar em outro planeta, pois a superfície é similar a da lua devido as suas famosas formações geológicas, resultado da ação vulcânica e erosão, outra característica muito conhecida da região. Um espetáculo!

Kaymakli

Hoje pela manhã fomos visitar uma das maiores cidades subterrâneas existentes na Capadócia. Sim, na Capadócia existem 37 cidades subterrâneas abertas para visitação. Kaymakli era abrigada pelos moradores para se esconderem de possíveis ataques efoi construída debaixo da colina conhecida como a Cidadela de Kaymakli . Abriu ao público em 1964. Na cidade subterrânea cabiam mais ou menos 1200 pessoas e podiam ficar por lá por aproximadamente 3 meses. São nove níveis, embora apenas quatro estejam abertos ao público onde se encontram quartos, cozinhas, estábulos e áreas para se fabricar vinhos. As outras estão reservadas para investigação arqueológica e antropológica. A cidade subterrânea de Kaymakli tem passagens baixas, estreitas, túneis estreitos e muitas vezes bastante inclinados. Incrível a engenharia!

b1 1
b7 1

Göreme Open Air Museum

O Museu a Céu Aberto de Goreme na Capadócia é um dos lugares mais lindos da Turquia. Está localizado na cidade de Goreme e é considerado Patrimonio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1984. Se você curte arte, vai adorar o local. A área possui um enorme conjunto de igrejas construídas pelos cristãos dentro de cavernas entre os séculos X e XIII, dentre elas a Igreja Escura, repleta de pinturas no teto e paredes. Há 11 mosteiros no Museu, cada um associado a uma igreja. Outro destaque são as “chamines de fadas”, formações rochosas esculpidas pela erosão em formato de cogumelos.

op4

Vôo de balão na Capadócia

Hoje estava programado para andarmos de balão…mas o tempo infelizmente não colaborou. Os vôos acontecem bem cedinho e dependem sempre que as condições climáticas estejam favoráveis. Não foi dessa vez..mas no dia seguinte apesar de estarmos indo embora da Capadócia conseguimos avistar vários balões voando juntos. Que vista! São dezenas de balões sobrevoando ao mesmo tempo. Uma curiosidade a ser dita : o número máximo de balões permitido no ar ao mesmo tempo é de 150 balões. Em média, cada balão leva cerca de 20 passageiros. Portanto são 3000 pessoas no ar ao mesmo tempo apreciando a maravilha de voar nos ares da Capadócia!

bbbb 1
b9 3

Urla

Urla é uma cidade costeira amigável, hospitaleira, quieta mas surpreendente que pertence ao distrito de Izmir na Turquia. Passeando pela cidade há várias boutiques restaurantes, cafés e padarias em que você pode saborear deliciosas refeições, ver antiquários, visitar oficinas de cerâmica e muito mais.
Urla também é conhecida por revitalizar a cultura do vinho através da Urla Vineyard Road Project, um investimento na cidade que visa enaltecer o enoturismo e a gastronomia.

Vinícola Urla Sarapcilik

Hoje fomos visitar a vinícola Urla Sarapcilik, cuja principal atividade é o Winery and Viniculture onde trabalha-se na revitalização, re-diversificação e seleção das uvas locais e nas variedades de uvas da Anatólia há 15 anos. A produção efetivamente começou a exatamente há 9 anos com dez tipos de vinhos. Além de vinícola, o local abriga um hotel chamado de Two Rooms Boutique. Recomendo a visita! Excelente vinhos em um lugar encantador.

v1 1

Alacati

Há muitos outros lugares lindos no destino e um deles está localizado na província de Izmir, o encantador balneário turco: Alacati.  A graciosa cidadezinha com ruas de paralelepípedo, banhada pelo mar Egeu é muito famosa pela sua arquitetura grega, pelos seus  vinhedos, pelos moinhos de ventos e pelo mar calmo com águas super cristalinas. A vila de Alacati tem suas atrações como o Mercado Alaçati Pazari,  ideal para compras de produtos orgânicos e provar dos produtos locais. Se quiser provar da culinária turca e grega a vila ainda oferece excelentes restaurantes  e bares que fervem a noite.

Cesme

Em Cesme é  tudo muito lindo! As ruas, as lojinhas, os restaurantes, os jardins e especialmente as praias! Localizada no extremo oeste da península de Anatólia. São vários tons de azul, água calminha e na temperatura perfeita que combinam perfeitamente com a areia dourada! Cesme atrai todos os tipos de surfistas do mundo: praticantes de surfe, windsurfe e kitesurfe. Tudo nessa cidade resort da costa egeia está relacionado à água. Até mesmo o castelo Cesme, do século XVI, fica em uma pedra sobre o mar cor de safira.

Visita da Casa da Virgem Maria

A casa de Virgem Maria localizada a 9 km de  Éfeso na Turquia, é sem sombra de dúvidas um dos lugares mais sagrados e emocionantes em que visitei. Diz a antiga tradição cristã  que, fugindo da perseguição em Jerusalém, São João Evangelista teria levado consigo a Virgem Maria para Éfeso, na região de Esmirna, na Turquia, onde ambos passariam os últimos anos de suas vidas. Dois padres vicentinos, do colégio francês de Esmirna, encontram a casa em 1891. Cinco anos mais tarde, o Papa Leão XIII visitou o local, e declarou oficialmente como um monumento para os cristãos. O local é interessante, com uma pequena capela inserida na casa simples, cercada de verde, onde supostamente a Virgem Maria teria vivido após a morte de Jesus. Como não há provas cabais disso, os que tem fé acreditam. Todos os indícios levam a crer que ela teria passado seus últimos anos lá. Afinal, no começo do Cristianismo as igrejas só eram construídas onde havia mártires ou santos, e sempre no nome deles. E em Éfeso ficava a única igreja atribuída a Maria, que ainda hoje pode ser visitada. Não deixe de levar um papel com pedidos para colocar na grade do lado de fora. Também não esqueça de levar uma garrafinha de água para levar a água benta para casa.

Éfeso

Éfeso fica na Turquia, na região da Anatólia Central, às margens do Mar Egeu. 
Por conta das invasões e terremotos a cidade foi reconstruída quatro vezes, até que ficaram somente as ruínas que existem até os dias de hoje. As ruínas da antiga cidade de Éfeso, nos arredores de Izmir, são consideradas 
patrimônio da humanidade pela UNESCO. É considerado o sítio arqueológico mais importante da Turquia. Com uma localização privpilegiada, seu porto ligava as regiões do leste com o Mar Mediterrâneo. A cidade passou por muitos domínios e conflitos. Já esteve nas mãos de Alexandre, o Grande, dos egípcios e romanos. Éfeso é muito conhecido por abrigar o pouco que sobrou do grandioso Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. 
Além do Templo de Artemis, as duas construções mais famosas são a Biblioteca de Celso, que ainda sustenta parte de sua fachada, e o Grande Teatro, que tinha capacidade para 25 mil pessoas. Foi construída no século X a.C. no local da capital anterior de Arzawa por colonos gregos jônicos.

e
e9 1
e10

Bodrum

Quer conhecer de perto a história da Turquia ? Vá para Bodrum. A antiga cidade de  Halicarnassus, berço do nascimento do escritor Heródoto (484-420a.c) e do antigo domínio persa, agora mistura monumentos históricos junto à uma atmosfera de badalação, luxo e glamour. A cidade banhada pelo Mar Egeu é famosa pelas águas cristalinas que rivalizam com as praias gregas, com as casinhas pintadas de branco, com a comida turca deliciosa e também por sua importância na história antiga. A orla está repleta de bares, cafés e ótimos restaurantes e chama atenção logo à primeira vista na Baía Kumbahçe, área mais badalada de Bodrum. Ainda conta com muitas lojas de grife, história, passeios de barco e entretenimento noturno. Virou há alguns anos um dos principais destinos turísticos do país.

b1 2
b2 3

Hotéis visitados durante a viagem a Turquia

Istambul

Raffles

RIS 870640 Exterior View Exterior View

O Raffles foi o hotel escolhido para a minha estadia na cidade de Istambul. O hote l´é classificado como luxuosos e oferece uma vista deslumbrante para o Bósforo. Hotel novíssimo, decoração impecável. Quarto e banheiro lindos e espaçosos.Sacada enorme com vista deslumbrante para a cidade de Istambul. O hotel conta com serviço de mordomos personalizado. Um Luxo!  Anexado ao hotel está o luxuoso Zorlu Center, muito parecido com um moderno bazar, com marcas de moda de luxo, bem como um centro de artes performáticas com entretenimento de classe mundial. Istambul Raffles faz  jus às expectativas. Verdadeiramente uma experiência de 5 estrelas.

RIS 870642 Lounge6 Bar Lounge

Durante a minha estadia em Istambul, fomos conhecer outros três hoteis.

Çiragan Palace Kempinski

fixedw large 4x

Autêntico palácio imperial otomano, o Ciragan Palace Kempinski  é especial porque já nos faz sentir dentro da história de Istambul, pois era um antigo palácio otomano do sec. XIX com arquitetura linda, localizado na beira do Estreito de Bósforo e que foi delicadamete reformado. O hotel é sofisticado e completo. O serviço é impecável e sua gastronomia premiada. Não deixe de aproveitar a piscina de borda infinita com vista para o Bosphorus dá a sensação de flutuar sobre o canal.

ciragan palace kempinski

Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus

medium fourseasons bosphorus istanbul

Estar na Europa e poder ver o sol nascendo na Ásia. Só Istambul pode proporcionar este momento, como única capital de país dividida em dois continentes. O Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus está localizado às margens do estreito de Bósforo e esta visão dos sonhos é possível dos quartos, suítes, piscina ou mesmo dos restaurantes e bares do hotel. O palácio otomano do século 19 onde a propriedade está instalada é uma preciosidade, trazendo inspirações históricas e culturais que se refletem na decoração dos ambientes e até na gastronomia. Seguindo a excelência de padrão da rede, esse hotel encanta.

26350673

Four Seasons Hotel Istanbul at Sultanahmet

istambu3

No coração de Nisantasi, a área comercial de Istambul, o hotel The St. Regis Istanbul está cercado por lojas exclusivas, ótimos restaurantes, galerias de arte e muito entretenimento. No entanto, sua fachada suntuosa se destaca na arquitetura do bairro, dando um ar vibrante ao skyline da cidade. Seus quartos e suítes têm uma atmosfera sóbria de requinte, em tons terrosos, conferindo um estilo minimalista marcante na decoração e contam, também, com obras e objetos de arte contemporânea de importantes artistas turcos e internacionais.

e0212f5cd240a6661198b64fdd058600 14

Capadócia

Ariana Sustainable Luxury Lodge

ariana sustainable luxury lodge 78647 2

Localizado no topo do Vale do Uchisar, o Ariana Sustainable Luxury Lodge oferece uma perspectiva completamente única da Capadócia; uma terra que testemunhou o surgimento das primeiras civilizações da história mundial há mais de cinco mil anos. Super sofisticado, com projeto que incorpora referências históricas da cultura turca nas suas suítes, o hotel tem um leque incrível de atividades para quem deseja conhecer a região. Voos de balão ao amanhecer, passeios com guias especializados por museus, explorações em veículos 4×4 e saídas fotográficas na companhia de um fotógrafo profissional e muito mais. O restaurante também é excelente com opções de comidas locais e internacionais. Mais o que mais me encantou foi poder tomar um delicioso café da manhã a la carte servido ao ar livre no terraço do hotel, com vista sensacional para o céu da Capadócia, que fica cheio de lindos balões coloridos pela manhã! Minha estadia foi excelente, recomendo!

Screen Shot 2017 09 26 at 9.12.55 AM
FEA ArianaLodge 7 e1495878314214

Museum Hotel

148398

Localizado  em uma região geográfica muito especial na Capadócia, o Museum Hotel foi projetado e criado a partir de uma combinação distinta da terra e características históricas e ruínas, algumas intactas e algumas lindamente restauradas à sua glória original. O hotel dispõe de 30 quartos e suítes, cada um deles excepcional em sua própria maneira inimitável. Nenhuma sala pode ser igual, com cada um trazendo seu próprio ambiente especial, contribuindo para o caráter e charme evidente do Museum Hotel.  Estava na expectativa de conhecer este hotel, mas a surpresa ao conhecê-lo foi adorável!

rm

Urla

Twoo Rooms Hotel Boutique

Com apenas dois quartos disponíveis para hospedagem o Hotel Boutique Twoo Rooms está localizado dentro da vinícola
Urla Sarapcilik . Apesar de pequeno é muito luxuoso, Os quartos são modernos e muito bem decorados e ainda possuem vista para o vinhedo com um espetacular terraço de 200 m2.

q1
q2

Bodrum

Hotel Mandarin

bodrum hotel arrival deck

Hoje fomos visitar o Hotel Mandarin em Bodrum! O hotel é incrível e tem um beach club mais incrível ainda. Entre fica aberto de abril a outubro, somente no verão. Há várias categorias de quarto, mas mesmo a primeira categoria, já é incrível! 

56848090 308003199884866 5045843689486680064 n

Edition Hotel

The Bodrum edition hotel wedding

A tarde, foi toda com o pessoal do Edition Hotel. O Hotel abriu a apenas 1 ano. Os quartos são enormes e super aconchegantes. Primeiro fomos conhecer todos os quartos, piscinas, beach club, disco, etc, que o hotel oferece. Depois, por o hotel estar ainda fechado, o Edition nos presenteou com um jantar inesquecível, em alto mar, em um barco, na frente do Edition, com o chef do hotel. Tivemos até aula de culinária! Simplesmente incrível!!!!! 

EDT Bodrum 05a RGB V1 v1 current e1536346133966
56498655 2246711155592279 6494951331441147904 n

PUBLICIDADE