Croácia

Croácia > Destinos > Minhas Viagens
11 julho 2019

Hoje embarcarei para a Croácia. Há muito tempo que venho planejando conhecer este destino, um país que apesar de ser pouco lembrado pelos brasileiros oferece paisagens deslumbrantes e atualmente é considerado um lugar super bacana para se passar o verão europeu. Um país pequeno que oferece uma combinação perfeita de ilhas com praias de águas cristalinas e cidades impressionantemente antigas e preservadas. Vamos juntos desvendar o que esse incrível país oferece? Não deixe de acompanhar todas as minhas dicas! 

Croácia

cro

Com aproximadamente 1.200 ilhas, águas azuis e pitorescas aldeias ricas em história, a Croácia está atraindo “ cada vez mais viajantes para suas praias. É o lar de belas costas, lagos e impressionantes florestas, com uma história fascinante, um vinho fantástico e uma deliciosa culinária do mar. Atrai ainda viajantes com seus parques nacionais maculados, esportes de aventura e locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, como o centro histórico medieval de Dubrovnik. Os amantes da natureza encontrarão magníficas montanhas, cachoeiras e lagos nos parques nacionais da Croácia, como os Lagos Plitvice, Paklenika e Krka. Os entusiastas da história descobrirão uma paisagem arquitetônica igualmente variada na Croácia, das ruínas romanas às aldeias venezianas, das igrejas bizantinas às obras barrocas austro-húngaras.É isso tudo que vamos ver por aqui e poder mostrar para vocês que me acompanham! 

Dubrovnik

Dubrovnik é, de longe, a cidade mais visitada da Croácia. Está localizada no Mar Adriático, no sul da Croácia, não muito longe das fronteiras com a Bósnia-Herzegovina e Montenegro . Por muitos anos, dicas de viagem de orçamento de Dubrovnik teriam caído em ouvidos surdos. A cidade foi localizada atrás da cortina de ferro por meio século, e então estava dentro do fogo cruzado da Guerra da Independência Croata de 1991-95. Nada disso era particularmente atraente para os visitantes.  Mas esta é uma das cidades mais bonitas da Europa. Foi redescoberto nas últimas duas décadas. Os navios de cruzeiro trazem enormes multidões. A cidade tem um apelo generalizado, atraindo tanto viajantes de luxo, mochileiros e quase todos os outros.  Apesar dos anos de guerra, a Cidade Velha de Dubrovnik permanece praticamente intacta e extremamente bonita. É famosa por sua Cidade Velha medieval, as paisagens deslumbrantes e, mais recentemente, por ser um dos conjuntos de filmagem de Game of Thrones. Você pode passar dias explorando. É inegavelmente uma das cidades mais atmosféricas da Europa. Ao caminhar pelos portões da cidade murada de terracota, você não vai escapar da sensação de ser levado de volta no tempo.

d1
d6 1
d12

Restaurante 360º.

Agendei para bem cedo nosso primeiro jantar. Como estamos com uma filha que adora provar um menu degustação, a @laurierezende nos sugeriu o restaurante 360º. E lá fomos nós…
Sendo uma cidade costeira, Dubrovnik tem cozinha típica da Dalmácia, que é conhecida por frutos do mar frescos, muitos peixes, legumes e frutas cultivados localmente, muito azeite de oliva e ervas caseiras. O restaurante 360º é o primeiro restaurante de Dubrovnik a receber uma estrela Michelin. Foi construído entre as antigas muralhas de Dubrovnik com uma incrível vista para o antigo porto e para a Ilha Lokrum. Você vai jantar literalmente em um lugar histórico, protegidos pela UNESCO medieval. Sua cozinha é mediterrânica com pratos clássicos que são apresentados em um estilo moderno, Para dar mais prestígio o 360º , possui um elogio da Wine Spectator para a lista de vinhos que é espetacular. Uma dica bacana: reserve por uma hora antes do pôr do sol para maximizar sua experiência de jantar. Apesar da experiência ser cara, é um lugar que merece ser visitado. 

ee

Panorama Restaurante e Bar

Começamos o dia subindo o bondinho até o ponto mais alto de Dubrovnik. A vista lá de cima é surpreendente. Por isso, resolvemos almoçar por lá em um restaurante chamado Panorama. O restaurante fica no ponto mais alto do Monte Srd e oferece uma vista aérea da área de Dubrovnik e do mar ao redor. A comida servida é mediterrânea que inclui uma variedade de receitas da região de Dubrovnik, bem como sanduíches clássicos e salada grega. Com certeza você não vai encontrar uma visão como esta em qualquer outro lugar em Dubrovnik. A comida é deliciosa, mas com certeza a vista faz desse restaurante um lugar especial! 

p2 1
p4
p5

Cidade Velha – Old Towm – Dubrovnik

E nada melhor para fazer a digestão do que passear pela cidade velha Medieval, você não acha? Dubrovnik é muito mais do que Porto Real, é também uma cidade antiga, encantadora e calorosa, com uma vista incrível sobre o azul do mar Adriático. Não admira que seja conhecida como a Pérola do Adriático. A melhor maneira de se conhecer a cidade é percorrer os quase 2 km das muralhas de 25 metros de altura da cidade velha de Dubrovnik. As paredes de Dubrovnik cobrem dois lados: o lado do mar e o lado do continente. Muralhas da cidade de Dubrovnik foram construídas no século 10 para proteger a cidade de ataques, e em 1970 eles foram adicionados à lista do patrimônio mundial da UNESCO. Eles consistem de uma combinação complexa de torres, baluartes, fortes e fortalezas. E, 
durante os tempos mais turbulentos, a cidade de Dubrovnik foi defendida com 120 canhões das muralhas da cidade. Alguns deles ainda estão lá em cima. Existem três pontos de acesso às muralhas de Dubrovnik; um perto do Mosteiro Dominicano, um próximo ao Museu Marítimo em Fort St. John e outro em Pile Gate. 

aaa
d3 1

Tour Game of Thrones

Gentemmmmm! Aqui estou eu vendo alguns dos cenários onde foi filmado Game of Thrones. Você já assistiu essa serie? 
Exibido em telas de TV em torno de 170 países, Game of Thrones é o programa mais popular do mundo. A série foi filmada em cerca de 7 países diferentes e Dubrovnik foi usada para filmar a maioria das cenas externas de King’s Landing e alguns locais com Daenerys Targaryen. Os locais incluem a rua St. Dominic, Knežev dvor, a ilha Lokrum e o 
palácio Sponza, Fort Lovrijenac, Fort Bokar, a torre Minčeta e o hotel abandonado Belvedere. Sabendo disso, milhares de visitantes vêm migrando para a Dalmácia nos últimos anos, ansiosos para explorar King’s Landing ou a cidade de Meereen na vida real. São locais reais da vida real onde o incesto, a pilhagem e a morte freqüente acontecem. O destaque da turnê de Game of Thrones da Croácia foi encontrar o Trono de Ferro e óbvio que não resisti e sentei no trono! Foi super interessante passar por lugares onde foi feita a filmagem e “sentir” o clima de Game of Thrones!!!!

g
rrr

Bellevue Beach Croatia Hotel

Para nos hospedar em Dubrovnik, escolhemos o Hotel Bellevue. Como o próprio nome sugere, o Hotel tem uma vista deslumbrante da costa Dalmácia. Situado em uma falésia espetacular acima da Baía de Miramare, o Bellevue Hotel oferece uma esplêndida vista para o mar de todos os quartos. O centro histórico de Dubrovnik está a apenas 10 minutos do centro velho em uma deliciosa caminhada. O hotel oferece uma linda praia de cascalho com o restaurante Nevera Beach. Possui quartos espaçosos e confortáveis, lanches deliciosos no bar e uma variedade de tratamentos de beleza em sua elegante clínica de spa. Lógico que o tempo foi pouco para poder aproveitar um pouco mais a estrutura do Hotel, mas o que mais me chamou a atenção foi a decoração super moderna! Um verdadeiro display de modernidade! O que você achou?

q
q3

The Moorings

Existe melhor maneira do que poder explorar todas as maravilhas do Adriático Croata de uma só vez? Existe sim!!! A bordo do catamarã Moorings de vela de última geração, projetado exclusivamente pelos renomados construtores de barcos Robertson & Caine, iremos percorrer algumas das mais de 1000 ilhas e ilhotas da Dalmácia na Croácia. A embarcação é super tecnológica, moderna e muito confortável. Acomoda até 08 pessoas mais o staff (cozinheira e skipper). A costa é relativamente intocada e tem a sensação de se estar na Riviera Francesa nos anos 50 ou 60. Ainda é possível encontrar ancoradouros silenciosos, mesmo agora no auge da estação. Split é o nosso ponto de partida para essa deliciosa aventura nos próximos sete dias. No nosso itinerário passaremos pelas famosas ilhas de Maslinica, Vis Town, Komiza, St. Clement Island, Hvar Island, Brac Island e Agana. Cada uma com sua beleza e sua peculiaridade. Agora é fechar os olhos, sentir a brisa do vento, curtir este visual incrível que o verão europeu nos proporciona enquanto nosso catamarã Asterix navega por esssas águas tão cristalinas. Vem comigo!!

m

Split

Que delícia, nossa viagem continua a todo vapor e hoje desembarcamos na maior cidade da Croácia. Split é o principal centro da região da Dalmácia e um verdadeiro museu a céu aberto na costa do Mar Adriático, cercado por enormes montanhas. Justamente por seu tamanho, a primeira dica é aproveitar o Centro Histórico. É ali que estão as principais atrações e atividades. Embora seja um badalado destino turístico no verão, por ser uma grande cidade, tem “vida” praticamente o ano todo. Na verdade Split não estava no nosso trajeto, mas como as crianças (eternas crianças para a mamãe) queriam ir aí festival Ultra, resolvemos passar a noite por aqui para que eles aproveitassem a noite. Para ficar com eles por perto, faço qualquer coisa. Você não acha que vale a pena?

Brac

Hoje foi dia de visitar a Ilha Brac!!! A Ilha está localizada no centro da Dalmácia. Com a superfície de quase 400 km2, Brac é a terceira maior ilha croata, localizada no mar Adriático e a maior ilha da Dalmácia. Brac é menos turística do que as ilhas cintilantes de Hvar e Korcula mais ao sul e por essa razão, fornece uma excelente janela para a autêntica vida da ilha, particularmente no interior. Nessa ilha você irá se deparar com praias paradisíacas, cidades e vilas históricas e uma excelente infraestrutura de bares e restaurantes. Parada obrigatória na praia de Bol, a mais famosa e fotografada (foto acima). Sinceramente, é bonita, mas longe de ser uma super praia. A praia na verdade é de pedra e estava lotada de gente! Para passar a noite, ancoramos em uma baía chamada Lucille! Aqui tinha um restaurante super gostoso onde comemos um dos peixes mais incríveis que já comi. O nome é Marino. Não deixe de experimentar o azeite de Brac! As azeitonas são de uma variedade rara chamada buhavica e há mais de meio milhão de árvores. Lógico que comprei o meu é estou levando comigo! Kkkkk. 

b 2

Smrka

Olhando para todas as imagens incríveis da Croácia hoje ou navegando para cima e para baixo na linda costa croata, às vezes é difícil acreditar que este é um país que teve uma história tão turbulenta. No entanto, de buracos de bala, monumentos e museus a túneis militares, ainda há coisas que nos lembram do passado difícil da Croácia. Hoje passamos o dia em uma baía chamada Smrka. Foi incrível entrar dentro de um túnel onde se escondia submarino! Hoje, o túnel serve como lembrança e para os pescadores se esconderem do frio enquanto pescam durante o inverno.

s

Stari Grad Hvar

Passamos a noite em uma cidadezinha maravilhosa!!!! Stari Grad Hvar é o assentamento mais antigo da ilha. A cidade está localizada ao longo da baía longa e profunda com a cidade velha no seu final. A cidade velha é composta por casas de pedra tradicionais, ruas de paralelepípedos e inúmeras igrejas. O monumento mais interessante é o Castelo Tvrdalj, um palácio do século XVI. As praias não são o forte de Stari Grad, mas, mesmo assim, é um destino popular de verão. A noite, a pequena cidade oferece vários restaurantes gostosos e depois, o legal é se perder entre as ruelas da cidade. 

ss

Hvar

Já exploramos bastante a ilha de Hvar, mas agora está na hora de conhecemos a famosa cidade de Hvar. A cidade é um destino perfeito para amigos ou casais que desejam passar um tempo se divertido em um belo cenário. A ilha foi colocada no top 10 ilhas do mundo. Óbvio que fui conhecer o famoso Hula Hula que postamos como uma das melhores baladas da Europa. Realmente valeu muito a pena, foi uma das melhores que já fui!!!! Confira nas fotos.

h8 1

Komiza

Depois de passarmos a tarde em uma baía lindíssima, seguimos para a Ilha de Vis em uma cidade chamada Komiza. A pitoresca cidade de Komiza é uma localidade naval cercada de águas cristalinas e numerosas vinhas. Está localizado em uma baía profunda no lado oeste da ilha Vis. É uma aldeia típica do Mediterrâneo, com apenas 1600 habitantes, que atrai turistas com belas praias e com estradas estreitas e casas espremidas ao redor do porto. Existem praias de cascalho ao longo de toda a costa leste da Baía de Komiza com fontes de água potável: Gusarica, Nova posta, Velo Zalo . Tem uma vibe quieta, quase mística e muitos de seus visitantes descrevem sua estadia como se estivessem sob algum feitiço romântico. A abundância de cavernas, como Modra Spilja no ilhéu de Bisevo, contribui para essa impressão. Tivemos a sorte de estar lá durante o festival de Big Game Fishing. Eram toneladas de Atum sendo feito para cidade toda. Incrível.

k
k8

Bisevo – Blue Cave

Quer conhecer um lugar impressionante? Hoje visitamos a Caverna Azul ou Modra Špilja que está localizada na ilha croata de Bisevo. A blue cave é uma das cavernas mais extraordinárias do mundo devido ao brilhante fenômeno azul que acontece dentro dela, quando os raios do sol penetram através de um buraco submerso e refletem a partir do piso de calcário branco da caverna possibilitando um incrível visão da lagoa de um azul impressionante. A única maneira de entrar na Gruta Azul era originalmente mergulhando em uma entrada natural abaixo do nível do mar. Mas em 1884 um túnel artificial foi dinamitado para permitir que os visitantes entrassem na caverna de barco. Com este barquinho entramos e pudermos admirar a água de cor azul profundo. Foi uma experiência emocionante e inesquecível! Eu fui bem cedo pois a fila fica enorme…. Mas o melhor horário para se visitar a caverna é entre 11 e 14:00hrs. Há 2 meses atrás, ela se tornou patrimônio da UNESCO! Parabéns!!!! Muito merecido!!!! 

bb

Vis

Acho que a viagem não seria completa se não parassemos para ver onde foi filmado o filme Mamma Mia 2. Vis Town está situado no extremo nordeste da ilha de Vis e é o assentamento mais antigo da Dalmácia. Ela remonta a 397 a.C. quando o governante da Sicília na época, Dionísio, estabeleceu 
uma cidade no local do porto atual que se estende ao longo das margens de uma ampla baía com florestas de pinheiros subindo as encostas mais além. A parte sul de Vis Town tem a sua parte de belos edifícios de pedra construídos nos séculos XVI e XVII, incluindo o Palácio Garibaldi. A natureza histórica de Vis Town é a certeza de fasciná-lo, e suas lojas e restaurantes são agradáveis também. Em suma, a vila Vis Town apresenta-lhe uma das jóias das ilhas da Dalmácia, não foi a toa que foi escolhida para fazerem as filmagens, você não acha???

v

Laganini Lounge Bar

E para encerrar nossa viagem pela Croácia, escolhemos o LAGANINI para termos a última refeição!
Durante a alta temporada, veleiros esplêndidos e iates chamativos atraem uma multidão divertida que procura atracar seus barcos, mergulhar na brilhante água azul-turquesa e nadar até Laganini para alguns coquetéis. Foi o que fizemos hoje!! O restaurante Laganini ocupa um local privilegiado à beira-mar com um labirinto chique de cabanas e lounges descontraídos.O que torna a experiência ainda mais atraente é o fato de que o restaurante é excelente. Um dos melhores chefs da Croácia, Hrvoje Zirojević, senta-se ao leme e serve peixe fresco do Adriático, lagostins doces e um risoto descontroladamente delicioso. Enquanto a gente come, um DJ toca músicas bem bacanas! 

l
l6
l7

Fotos Arquivo Paula Maluf


PUBLICIDADE