Deu vontade de conhecer o Irã? Conheça antes disso algumas curiosidade sobre o país.
1 – O consumo de qualquer coisa que seja prejudicial ao corpo e a mente vai contra os ensinamentos religiosos. É proibida como um ato de fé e respeito às crenças e ao próprio indivíduo.
2 – Quase todas as casas não possuem mesas e cadeiras para as refeições. É da cultura dos iranianos comerem sentados em almofadas, com a comida servida no chão mesmo. Fazem isso pois sua fé os orienta a seguir os exemplos do profeta, que agia dessa maneira. Mas não configura pecado fazê-lo sentado à mesa.
3 – O Irã é o maior produtor e exportador de caviar e da produção de açafrão do mundo.
4 – O casamento de curto prazo, ou de poucas horas, o Sigheh, é permitido conforme a lei Sharia. As pessoas se casam sob estas condições por alguns motivos como saciar os desejos sexuais.
5– No Irã, quando uma garota sofre assédio sexual ou é abusada a culpa não cai no delinquente que cometeu o crime, mas sim na mãe da garota ou até na própria garota abusada, pois ela não conseguiu se proteger o suficiente.
6– Por aqui as pessoas são muito gentis e o “não pagar” pelas coisas é um jeito educado de agradar ao próximo. É a cultura deles sobre “abrir mão de algo para receber a mesma atitude de volta”.
7- O Irã tem o maior índice de cirurgias de nariz no mundo por pessoa. A procura pelo nariz perfeito tem muito a ver com as restrições da tradição hijab de se vestir, que deixa o foco todo sobre o rosto.
8 – Conforme diz um antigo provérbio persa, “um tapete persa é perfeitamente imperfeito e precisamente impreciso”. Um bom tapete persa sempre possui imperfeições propositais, para simbolizar como apenas Deus pode criar a perfeição.
9 – No Irã é obrigatório cobrir os cabelos, os braços e as pernas. Só pode ficar de fora o rosto, as mãos e os pés! E não adianta dizer que não vai usar pois há espalhado em todos os lugares as “polícias morais”. Caso você seja pega não cumprindo as regras, voce pode ser mandada embora do país.
10 – No Irã também não se usa faca nas refeições. Na mesa há somente a colher (que faz o papel da faca) e o garfo! Porem, como somos turistas, eles nos dão a faça! Kkkkk
11- No Irã, as principais redes sociais e aplicativos de internet são bloqueados .
12 – Homossexualidade é proibida no Irã, mas operações de mudança de sexo são permitidas.
13 – A poligamia é permitida no Irã — os homens podem ter até quatro mulheres.
14 – Os mais antigos moinhos de vento são iranianos. Entre todas as construções antigas e históricas do país, você encontra alguns moinhos de ventos datados entre os anos 500 e 900 d.C. no Irã. São obras que foram construídas na antiga Pérsia e alguns desses moinhos funcionam até hoje!
15 – Se uma mulher é estuprada no Irã, a polícia tem o poder de forçar o estuprador a casar com sua vítima, com ou sem o seu consentimento. No Irã, eles dão mais valor em uma mulher divorciada do que em uma moça solteira com o hímen rompido.
16 – O gato persa é uma das raças mais antigas do mundo. Eles se originam dos planaltos do Irã, onde seu longo pelo sedoso os protegia do frio. Alguns comerciantes italianos trouxeram a raça para a Europa no século 17, onde se tornou um símbolo de status exótico.
17- Apesar de a moeda oficial do Irã ser o Rial, é bem provável que, vez por outra, você seja cobrado por algo em tomans. Mas calma! Não precisa sair correndo para uma casa de câmbio para trocar dinheiro.
18 – O toman é a antiga moeda do Irã, e foi substituído pelo Rial em 1932, a uma taxa de 1 = 10. Então, quando alguém lhe der um preço em tomans, tudo que precisa fazer é multiplicar por dez e pagar nas suas notas de Rial facilmente.
19- Imagina-se que a correspondência deva ser tão antiga quanto a escrita em si. Mas muitas fontes dizem que o primeiro serviço postal de verdade também tenha sido inventado na Pérsia Antiga, por volta de 550 a.C, sob o reino de Ciro, o Grande. O governo persa ordenou que toda província em seu reino organizasse entrega e recebimento de correspondências para seus cidadãos, que estradas fossem construídas ao longo do país para este propósito e chegou até a convencer países vizinhos a fazer o mesmo.
20 -Talvez você se surpreenda em saber que o parkour – a modalidade urbana de atividade física – tornou-se febre no Irã desde que o esporte começou a aparecer em 2002. Os garotos treinam em pequenos clubes e parques públicos, e depois exibem suas habilidades pelas ruas. Já as meninas têm que participar de forma mais discreta, mas também desfilam a versão moda esporte do hijab com orgulho.
Ou seja, resumindo, aqui é um País com a cultura muito diferente da nossa porém é isso que dá um charme especial nesse lugar
Foto: Google
Fonte: mala e cuia – super abril – viagem cult – sabedoria e cia