A Itália é o berço do Renascimento, e milhões de pessoas visitam o país para vislumbrar o passado da majestade do Império Romano. Figuras históricas notáveis governaram dentro dos muros da Itália, Marco Antônio, Constantino e Júlio César. As maravilhas arquitetônicas e monumentos da Itália remontam a séculos anteriores e representam a grande conquista por trás.
Com tanta historia, é muito dificil de saber exatamente quais sao os mais famosos. Vamos tomar como base os mais visitados… Mas cada um deles, mesmo aqueles que não aparecerem aqui na lista, vale muito a visita!!!
Vamos conferir?
1. O Coliseu
O primeiro monumento famoso que vem à mente é o Coliseu, é claro. Localizado em Roma, é o maior anfiteatro construído pelo Império Romano. É simplesmente incrível ver os restos do anfiteatro em pé hoje entre as estruturas modernas. É um lembrete da incrível arquitetura e tradições do passado romano. O trabalho no anfiteatro oval maciço começou em 70 dC e foi baseado em um projeto emprestado dos gregos. Jogos de gladiadores, fingidas batalhas marítimas e caçadas de animais foram realizadas no Coliseu.
O Panteão também está situado em Roma e é considerado um dos famosos monumentos. Foi construído como um templo dedicado aos deuses da Roma pagã. O que torna o monumento tão fascinante é como apenas um raio de luz entra do topo de sua cúpula. O que chama a atenção na arquitetura é seu design espetacular, elegância e harmonia em suas proporções. Até a data, é o monumento romano antigo mais bem preservado.
A catedral de Milão é sem dúvida um dos edifícios mais espetaculares do norte da Itália. A catedral de Milão levou cerca de seis séculos para ser concluída. A catedral é uma das maiores igrejas do mundo e está fortemente ligada ao Magistério dos Bispos e é baseada na arquitetura gótica. A catedral é a terceira maior do mundo.
Outro monumento principal da Itália é realmente a Torre Inclinada de Pisa. A estrutura imponente na Piazza del Duomo é famosa por sua maior falha, pois se inclina para um lado. Os visitantes sobem no topo da torre para obter uma vista deslumbrante da cidade. A torre inclinada é, de fato, a torre sineira da catedral da cidade e existem 294 degraus para subir ao topo.
As ruínas da cidade de Pompéia são uma atração turística moderna na Itália. As erupções do Monte Vesúvio destruíram a grande cidade que já abrigou mais de 10.000 pessoas e hoje se tornou um marco histórico. Aquelas ruínas desoladas carregando restos de casas, banheiros e templos resistiram ao teste do tempo. As ruínas bem preservadas refletem a renomada arquitetura romana. O Monte Vesúvio permanece ativo hoje, e a cidade de Pompéia é um patrimônio mundial da UNESCO.
O Vaticano é o centro da cidade do Vaticano e um dos monumentos mais conhecidos da Itália. Possui arte e arquitetura de valor inestimável que combina o antigo com o novo. A Basílica de São Pedro continua sendo a principal atração turística da Cidade do Vaticano. A magnífica basílica com sua cúpula dramática parece magnífica. O próprio Michelangelo pintou o teto da cúpula.
A Basílica de São Marcos em Veneza continua sendo um dos pontos turísticos mais importantes. Pode-se encontrar turistas em frente à basílica e à famosa praça Piazza San Marco. Há um vasto tesouro de obras de arte dentro da catedral. A arquitetura da catedral em si é uma obra de arte e exibe uma mistura de estilos arquitetônicos. Veneza é famosa pelas igrejas que são exemplos mais conhecidos da arquitetura ítalo-bizantina. Os mosaicos dourados e o design opulento da Basílica de São Marcos são um símbolo de poder e riqueza.
A Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, é considerada uma das maiores e excepcionais não apenas na Itália, mas no mundo. A catedral construída no século XIV domina o horizonte de Florença . Pode-se escalar o campanário com cerca de 82 metros de altura. Filippo Brunelleschi fez a catedral de Florença e sua magnífica cúpula renascentista.
O Fórum Romano, outro marco famoso na Itália, é de forma retangular e está cercado por ruínas. A praça antiga foi construída por volta de 800 aC e já foi feita de um mercado movimentado e de muitos edifícios do governo. Era o ponto central da vida pública romana e carrega imenso significado histórico. A praça central da cidade antiga carrega ruínas dos templos e palácios. Esses edifícios antigos de Roma oferecem uma vista magnífica.
Milhões de turistas chegam a Veneza todos os anos para explorar os canais e canais da cidade. As casas são erguidas em pilhas de madeira, e centenas de gôndolas de madeira e táxis aquáticos podem ser vistos transportando pessoas pelos canais. O campanário, três pontes e a Catedral de São Marcos são as principais atrações aqui. O Grande Canal é a principal via navegável de Veneza e divide a cidade em duas partes. Igrejas, hotéis, palácios e outros edifícios públicos alinham o Grande Canal de ambos os lados. Você pode contemplar a arquitetura dos estilos românico, gótico e renascentista em seu passeio de gôndola.
Fonte Uol
Fotos Google – Pinterest