A maior catarata do mundo – Angel Fall

Curiosidades
04 fevereiro 2020
ag1

Nem todos os recordes são necessariamente os mais belos. Mas alguns deles simplesmente tiram o fôlego, como o da maior cachoeira do mundo, que pertence às Cataratas Ángel ou Angel Falls, na Venezuela.

A paisagem maravilhosa tem uma queda d’água de 807 m e depois outras menores que somam incríveis 979 m de altura. Localizada no meio de uma floresta, a catarata tem difícil acesso até hoje. Ela foi nomeada em homenagem ao aviador americano Jimmie Angel, que em 1933 tornou-se a primeira pessoa a sobrevoar o local e revelar para o mundo a existência da beleza natural.

ag2
ag3

É o próprio relevo da Venezuela que fez com que essa cachoeira fosse tão maior do que as outras.
Devido a distância percorrida pela água do topo até a base, ela quase não chega ao solo em estado líquido. A névoa fina e o pouco de água que chega a terra firme gera a encantadora lagoa Canaina. A chuva ‘artificial’ que a catarata cria é um show a parte para os milhares de turistas que visitam o local anualmente.

Conhecida por sua exuberância, a Angel Falls equivale a 19 vezes o tamanho das Cataratas do Niagara que é de 51 metros nas quedas mais altas. Quando comparada as Cataratas do Iguaçu, ela é cerca de 10 vezes mais alta. A queda brasileira possui altura máxima de 82 metros.
Impressionante não?

Foto: Google
Fonte: Superinteressante


PUBLICIDADE