Ceará e Piauí – Na Rota das Emoções

Brasil > Destinos
25 janeiro 2021
hammock on the shore of the sea 53NKMP8 1
Por antonpetrus by Elemnts Envato

E aqui estou eu de volta, iniciando 2021 em grande estilo!

Embarco hoje para fazer um novo trecho da Rota das Emoções localizado no nosso maravilhoso nordeste brasileiro Serão duas paradas Ceará e Piauí.

Durante o percurso da Rota das Emoções você encontra lugares especiais e únicos, feitos para descansar, meditar, praticar caminhadas pelas dunas. Lugares que foram feitos para serem vivenciados é para ser feliz.

E vamos as minhas dicas?

Antes de iniciarmos a nossa jornada , vamos falar um pouquinho sobre a Rota das Emoções?

Na minha opinião é uma das viagens mais deslumbrantes que se pode fazer pelo nosso Brasil. O tour te leva por três estados diferentes no norte do Brasil, que vai do Maranhão, Piauí e Ceará.

Por aqui você irá caminhar descalço por areias brancas com paisagem inacreditavelmente belas. São milhares de dunas, falésias e lagoas a serem visitadas. A ordem aqui é descansar e curtir o clima de tranquilidade das vilas de pescadores, experimentar esportes náuticos e por fim vivenciar a encantadora cultura nordestina.

Essa é uma viagem que pode ser feita durante todo o ano, mas tudo vai depender do que você quer ver e fazer por lá. O melhor período é entre os meses de junho e agosto – quando o tempo está estável e as lagoas, cheias, como as incríveis lagoas dos Lençóis Maranhenses. Aliás, evite os meses de férias e o verão, pois as atrações costumam ficar lotadas.

Dessa vez estou fazendo apenas a rota entre o Ceará e Piauí. Passei por Jericoacoara, Baía de Caraubas, e finalizo em Barra Grande no Piauí.

Caso queira seguir em frente termine sua viagem em Barreirinha no Maranhão, conhecido como o Portal para os Lençóis, região turística com vasta área de altas dunas, areias brancas, lagos e lagoas.

1
Distancia a ser percorrida

Fortaleza a Jericoacora  (CE)- 300  km
Jericoacora (CE)  a Barra Grande (PI) –  175 km
Barra Grande a Parnaíba (PI) – 70 km
Parnaíba (PI) a Barreirinhas (MA) – 200 km
Barreirinhas a São Luís do Maranhão (MA) – 320 km

Tem muito o que se ver, conhecer e se surpreender!

3 5
4 5

Camocim – Ceará

Chegamos a Camocim, no litoral do Ceará. O município fica no coração da Rota das Emoções. Por aqui encontrei muitas belezas naturais exuberantes que envolvem muitas praias, lagoas, dunas e rios. O forte deste município de apenas 60 mlil habitantes é sem dúvida o turismo de aventura como a prática de canoagem, kitesurf e windsurf. A partir de Camocim é possível conhecer cartões postais da região como a Lagoa do Paraiso, a Lagoa da Torta e a praia de Maceió entre outros pontos turísticos. Em suas dunas espalhadas pela região e pelas praias é possível percorrer trilhas offroad de moto, quadriciclo ou 4×4.

Baía de Carnaúba -Ceará

O Baía das Caraúbas situa-se numa baía deserta a caminho da Barra dos Remédios, que foi eleita uma das praias selvagens mais bonitas do Brasil. E com razão, todo o visual por aqui é simplesmente deslumbrante! Para quem gosta da prática de esportes, é um dos melhores points de kitesurf do mundo. Os ventos são constantes, mas ainda mais intensos entre agosto e janeiro. Esse paraíso escondido está a 6 horas de carro de fortaleza. Mas garanto que vale muito a pena a visita!

1

Baía das Caraúbas Glamping

Viemos para cá no intuito de nos desconectarmos em um oásis onde o vento leva os problemas embora. E sim…este lugar existe de verdade! Escolhemos nos hospedar aqui em Caraubas, nesse exclusivo refúgio chamado Baía das Caraúbas Glamping, Pense em algo mágico…pois é, estamos hospedados em um glamping, um empreendimento composto por sete bangalôs em forma de palafita de madeira suspensos sobre as areias, cada um com uma particularidade única, de acordo com o perfil do hóspede. O hotel é realmente um show à parte a começar pela:

▪️Localização: em uma baía isolada do mundo, com uma praia de areia fina e deslumbrante e cercada de pequenos mimos e rituais, como: uma fogueira acessa ao entardecer, com um por do sol que morre no mar e pode ser apreciado em uma das pequenas pirâmides ou camas na frente da pousada, ao sabor de um drink ou uma cervejinha gelada. No meu caso um vinho geladíssimo de piscina!!!

▪️Esportes: toda a região é conhecida pelas condições perfeitas para esportes à vela, surf e Kite Surf.

▪️gastronômia: frutos do mar, peixes frescos, pescados no dia e desfrutados em um pequeno e lindo restaurante suspenso, com vista para o mar.

▪️Para finalizar: a pousada conta com pequenos textos profundos sobre a vida, que nós fazem refletir durante a estadia. Definitivamente um lugar para se isolar, descansar, refletir. Leve protetor solar, um bom livro e um kite pequeno. E deixe, como as paredes dizem, os problemas no “shore line”.

5
7

Passeio Bug Rota das Emoções

Hoje escolhemos fazer um passeio de bug pelas praias de Camocin. Camocim, é um desses lugares ainda não tão famosos, mas que vale a pena incluir no roteiro pelas praias do Ceará. O trajeto escolhido foi visitar as praias de Maceió, dos Remédios e de Xavier.

1 4

▪️A Praia do Maceió, considerada uma das mais encantadoras da região, fica numa tranquila vila de pescadores. As jangadas coloridas que repousam na areia batida, se unem com o mar de águas clarinhas e majestosos coqueirais, formando um belo cenário. É considerada a mais badalada e oferece excelentes opções de restaurantes e barracas, onde você pode degustar os melhores frutos do mar da região.

3 3

▪️Já a Barra dos Remédios é considerada uma das mais desertas do país, onde o encontro do Rio Coreaú com o Mar forma um espetáculo à parte. Por lá, braços de mar entre suas pequenas dunas formam lagoas perfeitas para banhos refrescantes, onde os bosques ao lado da Praia complementam esse belo cenário.

9 1

O passeio inclui ainda visita à Praia do Farol, com sua extensa faixa de areia dourada e vegetação rasteira;

▪️a Praia do Xavier, uma praia de grande extensão que vai até a Barra dos Remédios, no município de Barroquinha, no extremo oeste do Ceará.

Foram 5 horas de trajeto deslumbrante!

🖊📜Anota essa dica:

Quando estiver na vila de Maceió, não deixe de conhecer o aconchegante restaurante.Tratoria do Fabrizio. Tem a melhor seleção de músicas de todos os tempos (de Ella Fitzgerald, Nina Simone, Amy Winehouse e Sam Cooke). Peça uma ajuda ao anfitrião da casa, Urano para que lhe indique os melhores coquetéis e pratos. Você não vai se arrepender!😉.

Jericoacoara

Hoje tínhamos por aqui dia livre. A idéia inicial era fazermos kitesurf, mas infelizmente o vento não colaborou…tentaremos em nossa próxima parada em Barra Grande, Piauí.

Com isso decidimos passear em Jericoacoara. De onde estamos, Baia de Carnaúba, leva cerca de 1h30 de carro de Camocim.

Na ida para Jeri, fomos pela praia… passamos por paisagens impressionantes…muito lindas!

Percorremos por praias, mangues, dunas, vilas, balsas, etc…a chuva deu uma tregua e pudemos aproveitar muito a nossa tarde em Jeri!

Jeri como é carinhosamente chamada é um lugar encantador com lagoas de águas claras, dunas de areia fofa e um clima sempre ensolarado.

Existem muitas coisas que você pode fazer por aqui :

*Pegar o vento e as ondas para Kitesurf. Além disso a praia é propícia para surf, windsurf e stand up paddle.

*Descubra as dunas com um buggy e descubra a sua importância como parte do ambiente natural de Jericoacoara.

*Navegue os mares em um veleiro.

*Faça um selfie na Pedra Furada. A maravilhosa paisagem de Jeri é pontuada no final da praia pela Pedra Furada, uma bela formação rochosa que possui um arco natural no meio

Explore o farol. Uma das melhores vistas (360 graus) fica no alto do Morro do Serrote, onde está o farol.

*Explore as lagoas. Um dos pontos mais relaxantes é a Lagoa do Paraíso com águas cristalinas e calmas onde possui redes sobre a água, perfeitas para um descanso.

*Passeie de caiaque por florestas de mangue. Vá para Mangue Seco, a cerca de cinco quilômetros de Jericoacoara.

*Se perca pelas dezenas de barraquinhas e lojinhas de artesanato local.

*Junte-se à torcida da capoeira. Após o pôr do sol, vá até a base da duna para assistir os capoeiristas praticarem esta arte. É uma experiência hipnotizante.

*E por fim escolha dentre alguns dos melhores restaurantes da região e delicie-se com a culinária local.

Como eu já havia estado lá e feito todos esses passeios, eu simplesmente curti os restaurantes e as lojinhas!  Lógico que comi um churros tambem!  Kkkk😋

Amanhã seguimos para Barra Grande!

1 5

Barra Grande – Piauí

Após 1 hora e meia de carro chegamos a outro intenso e maravilhoso paraíso localizado em uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí.

Ao escolher o nordeste brasileiro como opção de viagem a maioria das pessoas acaba não incluindo o Piauí como destino em seu roteiro.

Mas sem dúvida alguma posso afirmar que Barra Grande é sem dúvida alguma um destino intensamente paradisíaco que está localizado em uma pequena vila de pescadores na costa do estado.

Ponto central da Rota das Emoções (que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses), Barra Grande é um ótimo ponto de parada para os aventureiros que decidem explorar esta rota. O vilarejo é dividido em dois: a parte antiga e nova. As duas são boas mas com algumas diferenças, mas que agradam seja qual for a sua escolha. A praia é linda e a região costeira possui uma grande quantidade de rios que deságuam no mar, criando manguezais de fauna exuberante e cenários maravilhosos.

Por aqui é possível encontrar berçários naturais de pássaros e cavalos marinhos, a presença de peixes-boi, uma ótima gastronomia, o sol que está sempre presente e os ventos perfeitos para velejo, especialmente o Kitesurf.

Nada por aqui se deixa a desejar. A noite o céu fica repleto de estrelas, e a dica é passear pelas estreitas ruas de areia e dar uma volta pelo vilarejo.

1 11
7 6

Chic Hotel Boutique – Piauí

Uma tendência cada vez mais forte é a hospedagem em hotéis boutique. E escolho a dedo a nossa hospedagem aqui em Barra Grande. O escolhido? Chic Hotel Boutique ! Um luxo de pousada que apesar da rusticidade entrega tudo em altíssima qualidade. São apenas quatro suítes e uma villa. Tem uma vista do horizonte maravilhosa, graças a uma área de preservação. Tudo aqui é impecável, desde a arquitetura, o paisagismo, os quartos, a área externa e principalmente o atendimento. Está situada na parte antiga da vila de Barra Grande. Se você tiver preguiça de sair à noite para o centrinho o restaurante da pousada com um cardápio ‘fusion’ contemporâneo, é com certeza um dos melhores da região!

2 7

Dia de praticar Kite Surf

Hoje como tínhamos o dia livre decidimos nos aventurar no KiteSurf, um esporte que por aqui é o que se mais se encontra.

O Brasil é mundialmente famoso por ser a Meca do kitesurf e cada vez mais kiters estão indo para estes lados para velejar. Ventos fortes e constantes, sol praticamente durante o ano todo, as praias do estado do Ceará e Piauí tornaram-se referência na prática desse esporte, recebendo inclusive competições de alto nível internacional, reunindo sim os melhores atletas do mundo.

Há uma infinidade de pontos diferentes lá. Alguns exemplos de Sul a Norte: 

Jericoacoara – Ceará

O esporte, que vem cada vez mais invadindo Jericoacoara, é praticado na praia do Preá, uma vila de pescadores a 15 km ao longo da costa. A praia ali oferece alguns dos melhores kitesurf do país, bem como uma grande escola. O ponto é indicado para iniciantes

Cumbuco e Préa – Ceará

Cumbuco é a meca do kitesurf no Brasil e esta  apenas 30 minutos de Fortaleza. Indicado para todos os níveis graças ao vento de costa e à grande praia com duas escolas de kite. Perto do Cumbuco você tem algumas lagoas perfeitas para o freestyle, mas muitas vezes estão superlotados. A infraestrutura ao redor é bem desenvolvida e é um lugar social, então espere muitos colegas kiters, lojas de kit, cursos e escolas, além de vento soprando permanentemente e lagoas marinhas idílicas. A outra opção é Preá, nos arredores de Jericoacoara. Lugar tranquilo, ondas pequenas e com  forte vento.

Icaraizinho – Ceará

Os seis quilômetros de praia de Icaraizinho (‘pequeno Icaraí do Amontada’) recebem condições de kite quase perfeitas que, aliadas à tranquilidade e ao vazio da região, atraem surfistas que querem pegar as ondas de dia e aproveitar.  é realmente fácil à noite.  O vento sopra até 30 nós, ficando mais forte e mais tempestuoso à tarde.  Existem áreas planas ao sul e muitas lombadas e saltos em direção ao norte, bem como praias menos conhecidas a serem descobertas.

Taiba – Ceará

Para os fanáticos por ondas, Taíba é o lugar certo.  É mais uma pequena vila de pescadores no litoral norte de Fortaleza com ondas que chegam a dois metros de altura.  É menos conhecido do que outros locais, por isso tende a ser menos lotado. Na Taíba você pode aproveitar o freestyle na lagoa ou surfar nas ondas do mar. É perfeita para os dois estilos principalmente por ser menos movimentada que a lagoa do Cauípe. Taiba serve para todos os níveis . A lagoa é perfeita para iniciantes.

Barra Grande no Piauí

É um destino emergente de kite.  Mesmo a 250 km a oeste de Jericoacoara. vale muito a pena.  As condições – vento constante de 18-28 nós, praias de areia fofa e lagoas de água salgada – proporcionam um bom kite para iniciantes e também o suficiente para entreter os profissionais.

Com o grande fluxo de turistas que passam pelas águas do Ceará e Piauí fez com que ambos os estados construíssem uma rede de hospedagem especializada no Kitesurf. Muitas das pousadas e restaurantes que vocês irão encontrar por aqui pertencem a estrangeiros que após de apaixonarem pelas nossas praias e pelo esporte mudaram-se de mala e cuia para essa região. Portanto é gente que entende do assunto e poderão te assessorar.

Melhor época para o kite: Julho a fevereiro com variações entre o Norte e o Sul de Fortaleza. Durante esta época do ano, há uma probabilidade de 80-95% de vento, com uma velocidade média de 25-30 nós.

9 3

Sugestões de instrutores Kitesurf Piauí

 Kite Escola Paraíso
Site:  http://www.kiteschoolbarragrande.com/
Telefones: +55 86 3369.8053 +55 86 3322.3117 +55 86 9962.9762(celular)
E-mail: [email protected]

BGKite School
Site: https://bgk.com.br/br/escola-aula-kite-surf-barra-grande-piaui-brasil
Telefone: (86) 9 99536406 (whatsapp)
E-mail: [email protected]

GO FLY Kite School
Site: https://www.goflykite.com.br/
Telefone: 55 86 99999-1964(whatsapp)
E-mail: [email protected]

Passeio quadriciclo – Piauí

Hoje tivemos que mudar a programação do nosso passeio que estava programado para o período da tarde.

O passeio seria para ver o Peixe Boi, mas como a água estava turva devido as recentes chuvas, resolvemos então fazer o passeio de quadriciclo pelas dunas dos pequenos lençóis!

E já adianto que apesar da frustração inicial, o passeio foi surreal!

O tour começa saindo de uma lagoa gigantesca chamada Lagoa do Portinho. Tivemos uma média de duração de 2 horas para conhecermos o conjunto de dunas que se estende desde a Lagoa do Portinho até as Dunas do Coqueiro. Em meio dia de atividade nós passamos por trilhas, subimos e descemos várias dunas, atravessamos o meio de uma caatinga e finalizamos com um banho de lagoa refrescante na Lagoa Azul! Um lugar único!!!

Adrenalina foi o que não faltou nesse passeio, afinal eu sou a única medrosa nessa turma!

Mas uma vez fui colocada no posto oficial de fotógrafa da viagem registrando as maluquices da molecada no quadriciclo.

Sem dúvida a melhor maneira de conhecer as lindas paisagens dos lençóis piauienses.

Não poderia ter tido um final melhor para eternizarmos em nossas memórias dias incríveis aqui no Piaui!

1 10

5 9

Voltarei com certeza. Foram dias muito especiais vividos por aqui com a minha família!

1 12

Considerações finais

A dica que dou e que acho de extrema importância é contrate um guia com um carro apropriado para o trajeto. O que mais vi por aqui durante os nossos percursos foi carros encalhados na praia, mesmo sendo um 4x 4. Além disso é praticamente impossível você saber os caminhos.

Fotos Arquivo Paula Maluf


PUBLICIDADE