Biblioteca Municipal de Praga

Curiosidades
15 março 2021
1 6

Bibliotecas definitivamente não são apenas edifícios construídos para abrigar livros. Em termos práticos, elas podem até ter essa finalidade, mas a verdade é que são algo muito mais especial do que isso.

O chamado Idioma, uma coluna composta por 8.000 livros, esteve presente no vestíbulo da Biblioteca Central na Praça Mariánské desde 1998. O autor do Idioma, às vezes apelidado de “Coluna do Conhecimento“, é o artista eslovaco Matej Krén.

Durante os seus 18 anos de existência, a torre do livro Idiom passou a fazer parte integrante do hall da Biblioteca Central, atraindo a atenção de turistas e locais. Ele até fez parte do guia Lonely Planet e foi reproduzido na capa da

Impressionate!

Matej Kréné um artista eslovaco mundialmente famoso. Ele nasceu em 20 de abril de 1958 em Trenčín e se formou na Academia de Belas Artes e Design de Bratislava e na Academia de Belas Artes de Praga. Em sua obra, utiliza os livros como material de construção, a partir dos quais cria seus objetos escultóricos e instalações espaciais. Para Krén, o livro, como um objeto com múltiplos significados, é um elemento estrutural básico adequado, que suscita inúmeras associações e está profundamente enraizado no subconsciente. Seu trabalho segue problemas que existem além do livro, mas o livro fornece a ele uma metáfora expressiva e um veículo para os problemas a serem descritos. Matej Krén transforma os livros em objetos ou instalações que podem ser inseridos ou situações espaciais que influenciam o observador.

Fonte https://www.mlp.cz/en/

Foto por Existentiallism


PUBLICIDADE