Chapada dos Veadeiros by Paula Maluf

Brasil > Destinos
17 junho 2021
1 28
Chapada dos Veadeiros | © Teoneto/WikiCommons

Motivos não faltam para querer conhecer a Chapada dos Veadeiros.

E cá estou aqui eu de novo para mais uma aventura ecológica, que diga-se de passagem, eu AMO!

Diz a lenda que no subsolo da Chapada do Veadeiros existe uma enorme pedra de quartzo, que protege e emana boas energias para região. Se é verdade ou não, eu conto pra vocês depois!

Vamos as minhas dicas?

▪️Vale da Lua

O Vale da Lua é com certeza um dos atrativos mais conhecido de Veadeiros e por isso resolvemos conhecer logo no primeiro dia!!!!

É possível ver de pertinho o rio São Miguel atravessando enormes pedras de granito que foram sendo esculpidas pela água por mais de 600 milhões anos, desenhando algo como crateras lunares, parece que estamos na lua!!!! Kkkk É um local incrível e é muito fácil chegar lá, apenas 600m de caminhada. Um dos lugares mais mágicos da chapada dos Veadeiros.

1 15
10 2

* Distância da caminhada total: 2 km

* Nível: fácil

* Guia: não é obrigatório mas é ótimo para quem quer descobrir cantinhos menos explorado, e nós descobrimos!!!!


▪️Fazenda Espaço Infinito e Cânion Raizama

Iniciamos mais uma trilha aqui na chapada dos Veadeiros

A atração como um todo oferece piscinas naturais rasas (ideais para crianças), piscinas mais profundas (estreitas) e desfiladeiros. Confesso que a água estava geladíssima🥶 eu não tive coragem de entrar…mas o resto da turma sim😂

A trilha do Raizama se inicia na Fazenda Espaço Infinito.É uma ótima opção para quem não tem o dia inteiro disponível para fazer trilhas ou para quem está viajando com crianças pois sua caminhada é curta e bem larguinha!

Uma trilha de dificuldade mediana e com engenharia peculiar nos permite um belo visual do Cannyon do rio São Miguel e acesso a poços para um mergulho. A trilha corta o cerrado e te apresenta a flora e a fauna local. Muito lindo!

1 16
6 9


▪️Restaurante Na Mata

Hoje mudei o roteiro do nosso almoço que já estava estabelecido!!!!

Quis conhecer o restaurante Na Mata e valeu muito a pena, o lugar é incrível!!!! Um restaurante que prepara toda comida na brasa. Comandado pela premiada chef brasiliense Mara Alcamim o restaurante trabalha com o conceito “farm-to-table”, prestigiando os produtores locais. Todo o preparo na lenha traz cortes ricos de carnes e legumes trazendo uma verdadeira comida brasileira com o sabor do fogo.

Apresentação e sabor simplesmente maravilhosos!

O lugar é uma graça e está localizado às margens do rio São Miguel e cercado da exuberância natural da vegetação. Um lugar para se ficar horas! Lugar perfeito para almoçar as 4pm depois de um dia de caminhada!😉.Não preciso nem dizer que capotei em uma das sunbeds que tinham lá depois de tomar um Aperol 🍹com minha norinha @lulu Kkkk

1 17
2 8




▪️Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Hoje a programação foi conhecer despertando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Localizado dentro da Vila de São Jorge, o Parque Nacional é um Patrimônio Natural Mundial da UNESCO. Esta reserva ambiental tem mais de 65 mil hectares, dispondo de centenas de nascentes e ampla fauna. Quem visita aqui pode desfrutar de trilhas e cachoeiras. Dentro do parque existem as trilhas mais famosas para você escolher.

Escolhemos fazer uma caminhada de 10 km (total) por uma trilha que nos levou aos Saltos do Rio Preto percorrendo um alto cerrado. O roteiro inclui o Salto de 120 m ( cartão postal da chapada), o Salto de 80 m e as Corredeiras do Rio Preto. A trilha exige o mínimo de preparo físico. É muito sobe e desce, muitas pedras, degraus altos mas que valem cada passo.

O banho é recompensador! É só olhar a minha cara de FELICIDADE 🥰🤩😍

1 18
8 7




▪️Restaurante Rústico

Após esses 10km de sobre e desce, nada melhor do que chegar em um lugar super charmoso e fazer aquela almojanta em um lugar tão charmoso!!!!Se o desejo for por um suculento corte de carne ou um bom hambúrguer, recorra ao Rústico Premium Grill.

Um local com preço mais caro mas que vale a investida! Local de bons drinks e steaks.

Anote essa dica! Adoramos!!!🙌

1 19




▪️Cachoeira dos Segredos

O dia amanheceu e a programação de hoje foi para conhecer um paraíso secreto em meio às matas da Chapada dos Veadeiros. Já para se chegar a Cachoeira dos Segredos é uma aventura e tanto.

São 6 km total ao lado do riacho numa trilha incrível! Encontramos alguns obstáculos, atravessamos alguns rios, passamos por pontes suspensas mas chegamos até o fim!

Gente… tinha tanta gente!!!! Uma loucura!!!😱.Eu entrei e saí correndo da água pois estava congelada! Kkkkk. Mas numa família toda entrou! Tudo louco! 🙄🤪.

Anos atrás, essa região era escondida pelos garimpeiros por ser uma região muito rica em ouro. Por isso o nome. Hoje a riqueza do lugar é a natureza deslumbrante. E vou falar que a beleza do lugar impressiona com suas águas esverdeadas e muito transparente. Foi mais um dia especial. A cachoeira do segredo foi eleita por nós como a mais bonita que vimos até agora!!! 🍀🙏🏻♥️

1 20
5 12




▪️Restaurante Jambalaya

O Jambalaya é considerado o restaurante bacana na Chapada dos Veadeiros.Conta com um ambiente sofisticado mas ao mesmo tempo muito aconchegante, com mesas ao ar livre e música ao vivo. Promete pratos maravilhosos, com cardápio variado, preparado com elementos da cozinha e flora regionais (buriti, castanha de baru, frutas do cerrado, colhidas no pomar do restaurante) e ingredientes da culinária contemporânea.

Não fui muito feliz na minha escola (massa com funghi) mas a maioria gostou do que comeu! Esse foi o restaurante de despedida de Veadeiros! Amanha, falamos mais um passeio e voltaremos para SP!

1 21



▪️Voo do Gavião

E infelizmente chegamos ao nosso último dia de passeio pela Chapada dos Veadeiros!Hoje visitamos a Fazenda São Bento.

Íamos visitar as cachoeiras Almécega porem ficamos muito tempo na tirolesa do voo do Gaivão!

Uma tirolesa de 850 metros de extensão e que chega a atingir uma velocidade de 55km/h.No começo achei que não seria capaz de fazer o passeio mas criei muita coragem e fui! Ainda bem que fui pois foi simplesmente incrível!

Durante esse voo , ficamos a 100m de altura sobrevoando o cerrado com vistas para os limites do Parque Nacional. A tirolesa recebeu o nome de “Voo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás na área.

As cachoeiras Almécega já coloquei na minha listinha para a próxima vez que eu voltar! 🙏🏻

1 22




▪️Restaurante Alquimia do Sabor

Mais uma dica legal de restaurante aqui na Chapada dos Veadeiros.

Restaurante Alquimia do Sabor propõe um buffet variado de comida vegetariana, que atende o público vegano e não vegetarianos muito bem. Muito gostoso! Para quem nunca experimentou vale a dica!

Dentre as opções do estabelecimento estão fontes variadas de salada, molhos e pratos famosos como a feijoada, mas em uma versão sem carne – muito famosa por sinal. Comidinha bem saborosa 😋

1 23



▪️Alto Paraíso

Não tem como finalizar a Chapada sem comentar sobre Alto Paraiso.

Alto Paraíso é a principal cidade para quem quer se hospedar na Chapada dos Veadeiros. Sua infraestrutura é boa com ampla oferta de pousadas, restaurantes e comércio. A cidade também é conhecida por ser a Capital do Misticismo no Brasil. Por aqui você vai encontrar meditação, Santo Daime, Hare Krishna, tratamentos alternativos, massagens, retiros de yoga e meditação, além de ser um ponto para observação de OVNIS.

O centrinho da cidade sedia feiras de artesanato e de produtos rurais e alguns centros de estudos místicos.

Se você procura por agito caminhe Av. Ary Valadão Filho, principal rua da cidade e onde está a maior concentração de lojas, bares e restaurantes.

Se existe a pedra de quartzo emanando boas energias eu não sei, mas de fato por aqui o que não falta são altas e boas energias do bem por onde você anda!

1 24




E vamos falar um pouco sobre a experiências das pousadas por aqui?

▪️ Casa da Lua Pousada

Escolhi me hospedar na Chapada dos Veadeiros em um lugar que fosse feito de muito charme e muito conforto. E acertei em cheio! O nome desse lugar? Pousada Casa da Lua.

A pousada está super bem localizada , bem no centro de Alto Paraíso. Conta com apenas 15 suítes super equipadas! Nada melhor do chegar a cada final de dia literalmente exausta e ter um lugar super aconchegante para descansar. Alguns quartos sao na casa principal e outros em um anexo. Tudo muito charmoso!

Parece ate que estamos em casa!

Assim que chegamos, eles entregam a chave do nosso quarto junto com o controle da garagem e a chave da casa! Super legal! Café da manhã maravilhoso e atendimento muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻

1 26

▪️Pousada Maya

Nós não ficamos na Pousada Maya mas dei uma fugidinha e fui visita-la!!!!

Que charmeeeeee!!!!

Por isso resolvi falar um pouco sobre ela, que também está localizada em Alto do Paraíso e pertinho de tudo.

A pousada é cheia de charme e muito aconchegante. Foi harmoniosamente construída de acordo com a filosofia Feng Shui para refletir boas vibrações em todo o ambiente e transmitir as sensações de paz, bem-estar e acolhimento.

E é isso que você vai encontrar por aqui!

Faz parte do exclusivo roteiro do charme o que já garante que ela oferece conforto, qualidade dos serviços e boa práticas ambientais. Tive a oportunidade de conhecer a dona da Pousada, uma paulistana que foi para a Chapada de férias há 25 anos atrás e de lá nunca mais saiu….

Mari e JP, muito obrigada por me receberem! Tenho certeza que depois de um dia intenso de puro turismo pela chapada, voltar para essa pousada e encontrar essa paz é tudo o que você precisa!

1 25



▪️ Pousada Recanto Grande da Paz

Parte da turminha que viajou comigo se hospedou na Pousada Recanto Grande da Paz, também localizada em Alto Paraíso.

São charmosos chalés que se integram a um jardim encantador com redes e quiosques para relaxar e desfrutar.Esta pousada tranquila de estilo rústico chique fica a 11 minutos de caminhada do centro da cidade e a 6 km do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Uma boa dica de hospedagem com preço bom. Num dos dias entrei e tirei algumas fotos! Adorei! A foto do quarto, peguei da internet pois o quarto deles estava uma bagunça! Kkkkkk Meu filho disse que o café da manhã era maravilhoso!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

1 27

Fotos Paula Maluf e JP Tucci (Pousada Maya)


PUBLICIDADE