Para quem está planejando ir a Veneza em julho seja o ano que for, tente coincidir sua viagem com o dia da Festa del Redentore (Festa do Redentor). Vale muito a pena!!!
Uma amiga minha, Daniela Della Manna, foi quem esteve por lá este ultimo julho e participou bem de perto desta festa tão especial para os venezianos. Veja abaixo tudo que ela achou deste evento tão único.
FESTA DEL REDENTORE – Por Daniela Della Manna
Eu realmente me surpreendi com o evento.
A “Festa del Redentore” ou Festa do redentor, é mais importante que réveillon e combina entretenimento e religião. Tudo começou com uma festa para celebrar o Santíssimo Redentor, como manifestação de graça pelo fim da terrível peste de 1576 que matou mais de 50 mil pessoas. Desde então esta festa é comemorada na Veneza todo terceiro Domingo do mês de Julho.
Este ano, as festividades tiveram inicio dia 17/7 com o Concerto de músicas Venezianas “Festa Del Redentore 2015” na Igreja de Redentore.
As celebrações incluem além da famosa queima de fogos, a Santa Missa presidida pelo Bispo e a procissão religiosa da Basílica Palladian. O fim de semana termina com a ‘Regata su gondo” uma corrida de gôndola organizada como parte da temporada de remo Voga alla Veneta.
Nós chegamos em Veneza no dia 18/7 por volta 17:00 (ou seja, quase na hora do encerramento da festa – sem saber de nada). Notamos o enorme número de pessoas nas ruas, os preparativos dos Hoteis a beira do Canais, mesas prontas nas sacadas e calçacadas, um verdadeiro Pic- nic a céu aberto. O que seria tudo aquilo?
Assim que chegamos no Hotel, nos avisaram sobre a grande festa em Veneza e nos surpreendemos quando fomos convidados pelo Hotel Ca Sagredo , para o jantar flutuante no meio do canal para assistir a queima de fogos do Redentore. (Até então, não fazia ideia do significado e magnitude do evento).
As 19:30 saímos do Hotel em uma lancha taxi, junto com um grupo de mais 10 pessoas para o jantar. Fazia muito calor e o sol estava começando a se por, a tarde estava linda, impossível não se apaixonar pelos Canais de Veneza cheia de barcos de todos os tipos, enfeitados com guirlandas e balões.
Eram gôndolas, lanchas, barcos de pescador, yates, water taxis, com turistas, famílias, jovens e crianças. Uma bagunça bem organizada, típica dos Italianos, que nos transmitia muita alegria. Tinha até transito no canal e disputa de lugar para assistir aos fogos.
Chegamos umas 20:00 em nosso barco restaurante ancorado ao lado de uma pequena “prainha” em frente ao lendário Hotel Cipriani. Fomos recepcionados por uma equipe do Hotel além do Chef que nos preparou durante a noite toda um banquete espetacular.
Enquanto esperávamos os fogos, as pessoas se divertiam em seus diferentes barcos que se enfileiravam de forma que as pessoas passavam de um barco para o outro, compartilhando pratos, drinks além da música que rolava solta.
Aqueles que não estavam em embarcações, celebravam a beira do canal. Famílias inteiras nas sacadas, mesas montadas nos jardins. Nos Hoteis a beira do canal tinha festas animadas assim como também pessoas fazendo Pic nic na frente das igrejas.
As 11:30 teve inicio a queima de fogos, um show de luzes que durou 45 minutos ininterruptos. Tive a sensação de estar em pleno Réveillon. A festa continuou madrugada a dentro00 e devagar os barcos iam se recolhendo tentando escapar do tráfico marítimo em pleno canal de Veneza. Foi realmente lindo e inesquecível. Eu recomendo muito.
Existe um menu típico veneziano para esta data chamado “I Bigoli in Salsa”. Ela pode ser servida com diferentes molhos e muitas vezes come se FRIA, o que se torna muito prático para quem esta nos barcos!!!
No nosso jantar, dentre vários outros pratos deliciosos, estava o nosso Bigoli frio. Eu, particularmente, não gostei kkk
“Festa Del Redentore” em Veneza é mais que uma simples celebração e estar por lá nessa data foi simplesmente inesquecível. A cidade espera muita alegria nesses dias de festa.
Daniela Della Manna