Paraty – Roteiro de 3 dias by Paula Maluf

Top Roteiros
02 junho 2021
paraty brazil P7S2LBV 2
Por karkozphoto

Paraty tem inúmeras lembranças históricas de sua riqueza e influência do passado. Foi na época colonial o principal porto de ouro. A cidade transpira charme!

Nesse último final de semana estive por lá e fiquei extremamente encantada por ela. Parece realmente um cenário das típicas novelas brasileiras, que aliás já foi!


▪️Centrinho Histórico

Você já se apaixonou um lugar?

Paraty tem esse poder. Fundada em 1667 é hoje a única cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial Misto pela UNESCO. E não é pra menos! A cidade encanta!

Sua principal característica são as ruas de pedras, recheadas de casarões antigos super coloridos que contam a história do perdido colonial além de transbordar charme para a cidade.

Artistas, escritores e entusiastas fazem que Paraty seja um ponto de encontro onde cada minuto é valorizado. Por aqui tudo é calmo e em ritmo lento o que dá a cidade um ar totalmente blazé. E você consegue ver isso quando caminha pela ruas com piso de pedras irregulares o que te força a caminhar devagarzinho. Eu não me cansei de admirar a arquitetura da cidade. As portas e janelas dos casarões com certeza me impressionaram pela sua beleza. Além disso você encontra por aqui muitas lojas, cafés? livrarias e restaurantes.

O centrinho está sempre movimentado e em quase cada quarteirão algum artista está tocando um instrumento diferente.

1A
8

❗️➡️Dica: não deixe de provar um doce típico caseiro que você encontra distribuído pelas ruas em carrinhos antigos!! DIVINIOS!

11

▪️Pontos de atrações:

Ruas coloniais / Igreja de Santa Rita / Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito / Igreja de Santa Rita / Igreja de Nossa Senhora das Dores / Casa da Cultura / Praça da Matriz / Museu Forte do Defensor Perpétuo


▪️Lojinhas Centro

Não há como voltar de Paraty com as mãos totalmente vazias. O Centro Histórico da cidade de Paraty não atrai apenas pela sua arquitetura colonial. Ele reserva aos turistas inúmeras surpresas atrás de cada porta e janela colorida.

Se a sua intenção é levar para casa um souvenir, as charmosas lojas do Centro Histórico de Paraty são uma verdadeira tentação. A especialidade dos estabelecimentos varia entre presentes, artesanatos, arte, vestuário e livrarias. É para fechar o ciclo de produtos locais, você não pode deixar de entrar nas cachaçarias, uma tradição da região. Elas oferecem, além das bebidas fabricadas na região, cachaças classificadas entre as melhores do Brasil.

Eu obviamente não resisti e fiz minha comprinha!

1A 1

Destaco as seguintes lojas

✔️Galeria Aécio Sarti – Incrível!✔️Armazém da Cachaça✔️Empório da Cachaça (que abriga um museu com 5 mil rótulos)✔️Canoa – Arte Indígena✔️Casa das Latas✔️Baba de Moças – Souvenir ✔️Livraria das Marés ✔️Ateliê de Cerâmica Lulu Silva Telles ✔️ Armazém Santo Antônio/Ateliê Gis Carrilho, balões coloridos de papel machê e cabaça✔️Galeria Grupo da Terra expõe os trabalhos de dez ceramistas de Paraty


▪️Passeio de escuna

Para que você realmente conheça Paraty é indispensável que você faça um passeio de barco pela redondeza.

Os passeios são muito populares e atrativos. As saídas acontecem no cais do porto do ladinho do centro histórico.

Nosso passeio de escuna teve duração de 4 horas e nos levou a três paradas: Ilha Comprida, Praia Vermelha e Praia da Lula. São todas deslumbrantes praias isoladas emolduradas por palmeiras exóticas e rodeadas por um mar verde cristalino. E pra completar demos sorte com um sol lindo e céu azul!

Em cada parada, você tem a chance de fazer mergulho com snorkel e ficar cara a cara com um pouco da maravilhosa vida marinha da Costa Verde. Caso não queira você pode simplesmente deitar no convés e contemplar a vista pegando um bronzeado.

O barco possui serviço de bar e restaurante, sendo possível ao longo do passeio desfrutar de deliciosos drinks de cachaça da terra, sucos naturais de frutas, porções e refeições opcionais.

Nós aperitivamos e estava uma delícia! Vale a pena o passeio!


1A 2

▪️Gastronomia

Vamos falar um pouco sobre os restaurantes de Paraty?

Nem só de passeios vive a cidade. E você certamente terá um impasse pois decidir onde comer em Paraty é uma tarefa difícil pelo excesso de excelentes opções.

A maioria dos restaurantes estão localizados na Centro Histórico e arredores. E você encontra de tudo: desde comida italiana, brasileira, tailandesa, francesa, japonesa e muito mais… mas sempre privilegiando frutos do mar com ingredientes tipicamente brasileiros.

E vou confessar a minha experiência gastronômica por aqui foi simplesmente MARAVILHOSA!!!

Durante os três dias que estive na cidade priorizei experimentar a culinária local com pratos típicos da região.Não deixe de fazer reserva. Sempre tudo lotado!

1A 3

▪️Minhas dicas

✔️Banana da Terra – Considerado um dos melhores restaurantes. Mistura comida caiçara indígena regional. DIVINO!

✔️Quintal das Letras -culinária caiçara. Adota o estilo “farm to table ”. O ceviche é espetacular

✔️Caminho do Ouro -culinária de Minas Gerais. Apresentação e sabor nota 1000

✔️Gastromar – Prioriza ingredientes locais. Charmosíssimo a beira da Marina Porto Imperial. Você pode ter essa mesma experiência a bordo de um barco maravilhoso!


▪️Hotelaria

Vocês já sabem por mim que Paraty é um encanto de cidade não é mesmo? E nada melhor do que se hospedar em uma pousada que faça jus aos meus elogios.

Escolhi a Pousada Porto Imperial para me hospedar, um casarão antigo datado de 1804 localizado às margens do rio Perequê-açu centralizada em um ponto privilegiado, pois além de estar do lado de tudo no centrinho há também acesso de carro pela rua lateral da pousada. Descreveria a pousada assim: um lugar que você aprende a gostar!

Assim que você chega, talvez ela não seja o que você imaginava, mas aos poucos ao percorrer pelas ruas de Paraty e sentindo a atmosfera da cidade você percebe que a Porto Imperial reflete por dentro exatamente o que a cidade reflete por fora. Incrível!

Mesmo sendo antiga você irá encontrar todas as comodidades de um hotel moderno. Todos os ambientes são muito charmosos e cheios de detalhes e móveis do período colonial. Cada quarto leva um nome de uma personalidade feminina conhecida como Irmã Dulce, Chiquinha Gonzaga… o meu era Janaína.

Saí de lá apaixonada pela pousada, pelo atendimento, pelas pessoas e pelo aconchego que ela te entrega.


1A 5

▪️Passeio de barco

Para fechar a viagem com chave de ouro nada melhor do que um passeio coordenado por quem conhece bem Paraty! Nossos amigos @marinabklink e @amyrklink

Partimos de barco privado e escolhemos a praia do Engenho D’água como nosso destino.

Que lugar lindo!!! Simples mas com um visual incrível. A praia é maravilhosa, com uma vista de tirar o fôlego, areia clarinha, água cristalina, onde é possível ver peixinhos. Demos tanta sorte que até golfinho vimos.

Este lugar especial guarda um pouco da história de Paraty. Próximo à praia, no meio da mata, encontram-se as ruínas de um antigo engenho de cana.
A roda d’água mantem toda sua imponência e ainda, com um pouco de ousadia, é possível fazê-la virar.

O legal dessa ilha é que ela oferece um píer para embarcações pequenas e de quebra um restaurante simples mas divinamente maravilhoso! O nome do restaurante é Recanto Caiçara. Comemos um polvo grelhado, uma lula a dore…… simplesmente inesquecíveis!!! Vale muito a parada para almoço!

Essa é uma dica legal para quem quer um passeio mais exclusivo que foge da rota das escunas!

1A 6
5 6
11 1

E assim terminou nosso último dia de passeio de barco! Mas tudo bem pois sei que já já estarei de volta a Paraty!

Fotos Arquivo Paula Maluf

Fotos Pousada Porto Imperial


PUBLICIDADE