Com chapadas e chapadões fascinantes, cachoeiras lindíssimas, rios de águas cristalinas, árvores baixas com folhas sempre verdinhas, diversas espécies de animais, cidades históricas e monumentos espetaculares, o Cerrado brasileiro é uma região absolutamente completa.
Se você não conhece está aqui uma ótima oportunidade de saber um pouco sobre essa fascinante região brasileira!
CHAPADA DOS VEADEIROS
GOIÁS
A Chapada dos Veadeiros está localizada em Goiás e possui uma área de mais de 65 mil hectares.
A área é repleta de cânions, trilhas, cachoeiras, quedas d’água, piscinas naturais, cânions e de animais típicos do Cerrado. Só na região são mais de 2 mil cachoeiras catalogadas. Uma das mais lindas e altas é a Salto do Itiquira, em Formosa, com 168 metros de altura, equivalente a um edifício de 56 andares.
Um dos atrativos mais famosos da Chapada dos Veadeiros é o Mirante da Janela, um lugar em que as pedras formam uma moldura para os Saltos do Rio Negro.
Outro atrativo imperdível é o Vale da Lua. O lugar já foi cenário de seriados e filmes e todos os dias serve de pano de fundo para fotos espetaculares. Você se encantará com as pedras lapidadas pela água do Rio São Miguel, que desce desenhando as formas inusitadas do Vale da Lua.
Se você quer conhecer grande parte das riquezas naturais fazendo turismo no Cerrado brasileiro, com certeza, o Parque Nacional da Chapada precisa estar em seu roteiro.
A região – que tem como principais cidades de apoio Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante e todas eles contam com excelentes pousadas de luxo como a Pousada Vila Toá @vilatoa e a Pousada Maya @pousadamayaoficial entre outras.
SAFARI NO CERRADO
ESTRADA FORMOSO – MG/COCÔS – BAHIA
Uma das viagens de ecoturismo mais ricas do país está no Cerrado.
Mais especificamente, na Pousada Trijunção, @pousadatrijuncao uma acomodação de peso nas divisas dos estados de Goiás, Bahia e Minas Gerais, que oferece experiências incríveis de safári pelo Cerrado.
O ponto alto da aventura é ver o lobo-guará, animal típico e predominante do Cerrado, classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em lista de ameaça de extinção.
Mas encontrar com cachorros-do-mato, emas, veadinhos e mais de 200 espécies de aves soltas na natureza também é um privilégio – e, se der sorte, dá pra ver onças-pardas e onças-pintadas, já avistadas nos arredores da Trijunção.
Num esquema all-inclusive em que todas as refeições e passeios são previstos no valor da diária desde R$ 2 500 para duas pessoas, a pousada entrega luxo, preservação e conhecimento num turismo lindo de ver e viver.
Deveria ser prioridade de viagem para os brasileiros antes de embarcar num safári pela África, por exemplo.
PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO
TOCANTINS
Visitar o Jalapão, em Tocantins, é uma experiência impressionante.
Afinal, aqui você encontrará rios e lagos com águas azuis, fervedouros, chapadões e serras, dunas alaranjadas e cachoeiras belíssimas além de poder conhecer o maior mosaico de unidades de conservação da Savana brasileira.
E ainda você poderá conhecer de perto o típico costume do povoados local, o belo artesanato feito com a reluzente palha do capim dourado que tornam sua expedição ao Jalapão ainda mais bela.
Não deixe de percorrer o Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo. Aqui você não vai apenas ver a natureza, em sua expedição ao Jalapão você vai vivenciar uma incrível
experiência junto dela!
São cenários surpreendentes, que a distância e a grande dificuldade de acesso ajudaram a manter o Jalapão praticamente intactos e tornando a expedição mais prazerosa.
Uma experiencia incrível de hospedagem é o acampamento Korubo @korubosafari que funciona como uma espécie de safári com infraestrutura completa
DIAMANTINA
MINAS GERAIS
A cidade de Diamantina é perfeita para quem deseja a união de construções históricas com a natureza. Ponto de partida do roteiro pela Estrada Real, a cidade é uma das regiões turísticas mais relevantes de Minas Gerais, mas por vezes menos prestigiada.
Cercada por belas paisagens naturais e povoados encantadores, Diamantina oferece um bom roteiro histórico, igrejas de grande beleza, cenários deslumbrantes em meio a casarões coloniais e ainda a oportunidade de curtir uma cidade, afinal, a cidade mineira é emoldurada pela incrível Serra do Espinhaço.
Andar por suas ruas e vielas é como mergulhar na história da região, da mesma forma com que proporciona uma imersão na cultura mineira. Tanto que o lugar é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Além disso, você poderá visitar construções da era colonial e até visitar a Casa de Chica da Silva, Casa JK, Museu do Diamante e Passadiço da Casa da Glória.
Agora nenhuma das atividades culturais de Diamantina tem tanto prestígio quanto à famosa Vesperata. O evento encanta o público que enche as mesas dos bares e restaurantes e as calçadas da Rua da Quitanda para assistir apresentações musicais de artistas que se apresentam nas sacadas dos casarões.
E não acaba por aqui! O destino ainda oferece lindas trilhas, cachoeiras e grutas!
Apesar de bem turística, a cidade de Diamantina não oferece tantas opções de hospedagem. Grande parte das pousadas é bem simples e com poucos quartos.
BONITO
MATO DO GROSSO DO SUL
Localizada no Mato Grosso do Sul, a cidade é uma das referências de ecoturismo no Brasil.
Com cenários que parecem saídos de um sonho, Bonito oferece um vasto leque de atrações para todos os gostos e idades.
Os amantes do mundo subaquático se encantarão com a Gruta do Lago Azul, uma impressionante caverna submersa que revela em sua profundidade um lago de água cristalina.
Para desfrutar de toda a biodiversidade subaquática de Bonito, sugerimos o passeio de flutuação nos rios da Prata e Sucuri, locais ricamente povoados com inúmeras espécies de peixes e plantas
E se você quem gosta de aventuras, o Abismo Anhumas é um prato cheio. Este majestoso cenário geológico convida os visitantes a um emocionante rapel de 72 metros de profundidade para apreciarem em seu interior uma surpreendente formação de estalactites e um lago natural.
Animais exóticos, como araras de cores vibrantes e macacos, são facilmente avistados no Projeto Jiboia e no Parque das Aves, locais que promovem a conservação destas espécies.
Para completar seu roteiro em Bonito, a gastronomia local é uma parte indispensável desta experiência. O peixe pintado e a carne de jacaré são protagonistas em cardápios que misturam a tradição e a inovação.
Em Bonito, a beleza natural se entrelaça com a alegria e calidez do povo sul-mato-grossense. O que
Dica de hospedagem: Pousada Arte da Natureza @pousadaartedanatureza
Pousada Boyrá @pousadaboyra e Hotel Santa Esmeralda @hotelsantaesmeraldabonito