Itacaré – Txai Resort

Brasil > Destinos
05 novembro 2016

Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador (50 minutos ao norte de Ilheus), a pequena cidade de Itacaré abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios, manguezais e as melhores ondas da Bahia.

Itacaré tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro. O litoral é formado por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão generosa, oferecendo um conjunto de atrações tão diversas em um único lugar. É um cenário perfeito para esportes de aventura.

Várias atividades podem ser praticadas: surf, rafting, parapente, mountain bike, tirolesa, arvorismo…

Antiga cidade colonial, Itacaré conserva alguns vestígios do seu passado glorioso. Alguns casarões da época de ouro do Cacau ainda estão em pé, reformados e transformados em pousadas ou restaurantes.

As ruas do Centro e do bairro Pituba concentram lojas, bares e restaurantes onde gente de todos os estilos e todas as origens se encontram depois de um dia de praia.

A vida noturna de Itacaré é um capítulo a parte. Com muito reggae, forró, rock e uma energia incrível, a cidade se anima e esquenta realmente depois da meia-noite.

screenshot-2016-11-04-22-13-17

 

PASSEIO DE BARCO

Foram poucos dias mas um dos passeios que fizemos no Sul da Bahia foi um de barco pela Baía de Camamu.

A baía de Camamu é a terceira maior baía do Brasil e a segunda do estado da Bahia, ficando – em volume de água – atrás da baía de Todos os Santos e da baía de Guanabara, esta última no estado do Rio de Janeiro.

A baía possui diversas ilhas em tamanhos variados, praias e ambiente preservado de mata e mangues.

Situada no litoral sul da Bahia, a 335 quilômetros da capital, Salvador, possui lugares históricos e turísticos como Barra Grande, Camamu e Maraú.

mapa-baia-de-camumu-barragrande

Primeira parada pela baía de Camamu, foi na Ilha da Pedra Furada.  A ilha possui este nome devido a uma pedra furada por uma erosão. A praia tem aguas calmas e areia fofa, mas se voce quiser entrar na agua, é preciso um chinelo pois o chão é cheio de pedras e conchas em pedaços.img_6191

screenshot-2016-11-04-23-13-43

img_6232

A ilha oferece uma pequena estrutura para descansar ou para visualizar a imensidão do mar, mas somente na alta temporada, eles abrem um restaurante.

img_6229

Em um dos pontos da praia existe um monte de areia que parece uma ilhazinha no meio do nada. Muito lindo! Quando a mare está alta, esse pequeno pedaço de areia que junta as duas ilhas, some embaixo da agua.

img_6237

Para entrar na Ilha é preciso pagar uma taxa, afinal é uma ilha particular.

Depois partimos para um grande banco de areia onde havia uma piscina natural. Durante a mare baixa, a agua fica presa nessas pequenas piscinas.

Seguimos para a pontinha da baía chamada Barra Grande! Barra Grande é um vilarejo tranquilo com um clima de tranquilidade e um cenário natural belíssimo que deixa qualquer visitante encantado.
O acesso complicado fez com que o local conservasse a atmosfera típica de uma antiga vila de pescadores. As casas são simples e as ruas com chão de areia. O ritmo de vida de Barra Grande é contagioso. Não é raro encontrar gente que se apaixonou pelo lugar e resolveu ficar. Assim se criou na vila uma comunidade de pessoas de origens diferentes do Brasil e do mundo, onde nativos e novos moradores convivem em harmonia. Essa diversidade cultural se reflete na variedade dos bares e restaurantes que a vila oferece.   Visitamos a cidade, passeamos pelas ruas de areia cheia de lojinhas de artesanato e comemos um pastel delicioso.

img_6248

img_6247

Hora do almoço, voltamos para o barco e paramos na Ilha do Sapinho. A ilha oferece algumas opçoes de restaurantes que servem peixes fritos, caranguejos, siris, lagostas e diversas moquecas regadas a azeite de dendê.

Nós optamos pelo Restaurante São Jorge, um restaurante super. simples, com bancos de madeira que fica em baixo de uma mangueira gigante. Dizem que na alta temporada tem fila de espera para comer a famosa lagosta! Eu experimentei e adorei! Uma das melhores que já comi! Pena que acabou muito rápido… Kkkkk

screenshot-2016-11-04-22-52-23

Perdemos a hora e acabamos chegando já quase sem luz na Cachoeira do Tremembé.

Localizada na Baía de Camamu, em meio ao mar de águas claras, matas, rios e mangues, o Rio Maraú despenca em um queda d’água alucinante de 30 metros de largura por 5 de altura, formando essa cachoeira linda. Aqui é o ponto de encontro do rio com as águas salgadas do mar.   A Cachoeira de Tremembé, é na verdade o conjunto de várias cachoeiras que existe no povoado de Tremembé, sendo que a principal é a cachoeira da Ilha Veneza.

A maior Aventura desse passeio é quando ficamos na pontinha do barco e ele entra com o bico bem em baixo da queda! Super divertido.

img_6275

img_6254

E o passeio acaba no Vilarejo do Tremembé.

img_6303

Um passeio de 7 horas que vale muito! Pena que acabou o passeio, mas ainda tem muito mais para conhecer.

 

HOSPEDAGEM

Nós nos hospedamos no Txai Resort em Itacaré! Gente, que hotel maravilhoso!

Sempre quis ficar neste hotel mas não havia tido a chance de ir. Fui cheia de expectativas com tudo que já havia aprendido sobre o hotel e posso dizer que me surpreendi ainda mais com tamanha beleza!

O hotel interage com a natureza de forma responsável e sustentável, respeitando e acolhendo a cultura da região. São janelas abertas para a natureza. Cenários perfeitos para aquietar a mente e aguçar os sentidos para as coisas belas da vida que se manifestam com esplendor, como, o mar sem fim, as montanhas da terra, o silêncio da noite, os perfumes da mata, os frutos, flores e raízes que dão o tom dessa terra Brasil.

img_6315

O Hotel oferece apenas 38 Bangalôs e Apartamentos que estão espalhados pela fazenda de 92 hectares, harmonizados entre os coqueirais. Eles podem estar a poucos passos da areia ou no topo dos morros, com as mais belas vistas do mar.

screenshot-2016-11-04-23-01-14

screenshot-2016-11-04-23-01-35

O lugar que mais amei foi o chuveiro, que fica do lado de fora do banheiro! Divertidíssimo!

img_6312

E o Spa? Além da massagem maravilhosa com um visual único, a piscina é super tranquila e voce é capaz de ficar horas admirando o mar… img_6496

screenshot-2016-11-04-22-56-13

img_6469

 

GASTRONOMIA

Ainda na praia de Itacaré, no final do lado esquerdo (olhando para o mar) está o Restaurante Itacarezinho. Amei!!!! Um lugar super lindo, com uma baita infra estrutura e uma gastronomia como nunca havia comido!!!!

É meio carinho mas valeu a pena!!!!

screenshot-2016-11-04-23-06-00

screenshot-2016-11-04-23-09-08

img_6343

Na volta para Ilhéus para pegar o vôo, paramos na Cabana da Empada! Um lugar super simples mas que tem a melhor empada do mundo!!!!!!! Comi 2 e amei as duas! As mais bem votadas no nosso grupo foi a de Camarão, a de Carne Seca e de Linguiça com queijo coalho. A de Palmito, uma das que eu comi, achei meio sem sabor.

img_6513


PUBLICIDADE