Ilha de Pascoa / Rapa Nui

Chile > Destinos
12 setembro 2015

Ilha de Páscoa ou Rapa Nui (no idioma local) é a ilha mais isolada do mundo (3500 km da costa oeste da América do sul) e também a mais misteriosa.  Localizada no Oceano Pacifico ela se formou a partir de três vulcões que surgiram em épocas diferentes dando a ilha seu aspecto triangular.  A ilha tem 170km2 de extensão.

1 Pascoa Paula - 439

1 Pascoa Paula - 382

A Ilha de Páscoa é muito conhecida pelos Moais, estatuas feitas de pedra vulcânica.  Acredita-se que estes Moais foram construídos por volta do ano 900dc /1500dc

Um dos grandes mistérios da Ilha de Páscoa (Rapa Nui) é como o povoado de Rapa Nui transportava no ano de 1200dc as estatuas (Moais) de onde elas eram construídas até as plataformas cerimoniais.   A maioria dos Moais medem entre 4,5 a 6 metros de comprimento e pesam entre 1 a 27 toneladas.  A maior delas, entretanto, tem mais de 20 metros de altura.  Há várias teorias para essa pergunta mas ninguém conseguiu responder com certeza.  A tradição diz que os Moais caminhavam para as plataformas.  Outros dizem que era com troncos de madeira.

2 Pascoa Paula - 606

2 Pascoa Paula - 603

Os Moais eram colocados em plataformas cerimonias (Ahu) sempre de costas para o mar e olhando para seu povo.  Acredita-se que o motivo para isso era que os Moais foram construídos em homenagem aos lideres mortos e por isso eles estão virados para o interior da ilha para proteger seus líderes e povoado.

Pascoa N - 036

Pascoa N - 171

O pico da população naquela época foi entre 10.000 e 15.000 pessoas.  Mas o que aconteceu para que essa civilização entrasse em colapso?  Estudos apontam que o aumento da população levou a um uso excessivo do solo que acabou ocasionando uma grande escassez de comida levando as aldeias a guerrear entre si.

A Ilha de Páscoa foi redescoberta por um navegador holandês no domingo de Páscoa de 1722.  Por isso o nome da ilha como Ilha de Páscoa.

Agora o que ver nesta ilha tão distante de tudo?  Como é uma ilha vulcânica, que tal falar dos vulcões?

Rano Raraku é um dos vulcões da ilha.  Este é o único vulcão na ilha com uma pedra dura que servia para esculpir os Moais.  Ou seja era lá que eram feitos os moais que depois eram transportados  (não se sabe como) para os Ahus (as plataformas onde eles ficavam).  Hoje é possível ver praticamente um cemitério de Moais neste vulcão onde a cratera virou um lindo lago.

3 Pascoa Paula - 622

3 Pascoa Paula - 627

3 Pascoa Paula - 614

O outro vulcão, o maior deles, fomos conhecer de quadriciclo.  O Rano Kau é um dos três centros vulcânicos que deram origem à Ilha de Páscoa e porta de entrada natural a Orongo, antiga aldeia cerimonial rapa nui.  Acredita-se que esse vulcão, localizado a apenas 324 metros sobre o nível do mar, tem 2,5 milhões de anos e realizou seu último trabalho há 180 mil anos.

Hoje, sua cratera é uma bela lagoa com microclima que favorece o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.  Os paredões íngremes do vulcão, sobretudo as rochas desgastadas pela erosão marinha do lado sul, são uma das imagens mais impressionantes de toda a ilha.

4 Pascoa Paula - 421

É lá que estão as pedras grafitadas que contam a historia do Homem Pássaro.

4 Pascoa Paula 441 e1441508524655

O local serviu de cenário natural para o tradicional ritual do “Homem Pássaro”, competição que elegia o líder da ilha.  Assumiria o cobiçado posto real aquele que conseguisse capturar o primeiro ovo de uma famosa andorinha marinha local, o Manutara.  Os atletas, um escolhido de cada clã, desciam um rocha de 300 metros até o mar.  Nadavam entre correnteza e tubarão até Moto Nui, agarravam os ovos e os colocavam num boldo de fibra vegetal que era segurado na testa e voltavam pelo mar.  Escalavam a rocha e precisavam entregar os ovos intactos ao Home pássaro.  O vencedor era nomeado Tangata Manu (homem pássaro) e seu clã passava a ter uma autoridade que interagia com a do rei por um ano.  A ultima cerimonia teria acontecido em 1876, quando missionários católicos proibiram o ritual.

Ainda há todos os anos,  no mês de janeiro, uma competição entre os homens da ilha para escolher qual o homem mais forte da ilha. Uma competição super difícil e que os locais adoram assistir.  Eu tive a sorte de fotografar sem nem saber quem era, o campeão nos últimos 14 anos.  Seu nome é  Tu’umaheke Duran.  Nossa guia ficou alucina quando o viu subindo o coqueiro…

Pascoa Paula - 104

E quanto aos Moais?

Ahu Tongariki é a maior plataforma da Ilha de Páscoa com 15 Moais e peso médio de 50 toneladas cada um. Foi semi destruído em maio de 1960 por um maremoto e restaurada nos anos 90.

9 Pascoa Paula - 046

9 Pascoa N - 045

O unico Moais ajoelhado é o  Moai Tuturi.  Segundo arqueólogos ele deve ser um dos mais antigos e está na área de Rano Raraku Volcano (onde se construía os Moais).

3 Pascoa Paula - 607

Tem também o Moai Ahu Ko te riku, o único moai com olhos.  Dizem que a pintura dos olhos era a ultima e mais importante coisa que faziam quando terminavam o Moai.  Acredita-se que ao colocarem os olhos no Moai, ele ganhava vida.

Os olhos deste Moai não são originais e foram colocados nos anos 90 somente para mostrar como eram. O unico olho original foi encontrado em Anakena Beach e está no museu.

10 Pascoa Paula - 247

10 Pascoa Paula - 252

Falando em praia, esta é a praia de Anakena.  Uma praia pequena mas muito charmosa. Com água menos gelada e cristalina, areia branca e fina é uma das praias mais importantes para seu povoado pois foi lá o local do desembarque dos primeiros polinésios comandado por seu rei Hotu Matu’a.

5 Pascoa Paula - 118

5 Pascoa N - 179

Outra praia linda é a Ovahe.  Só há duas praias de areia branca na Ilha, essa e a Praia Anakena.  Esta é a melhor para quem quer mergulhar mas não tem nenhuma infra estrutura.

6 Pascoa Paula - 083

6 Pascoa N - 145

Para banhistas que não querem se deslocar até a concorrida Anakena e ficar pelo centro, a Praia Pea é uma ótima opção.  Uma minúscula faixa de areia, em pleno centro de Hanga Roa.  Achei meio feinha comparada com as outras!

Pascoa Paula - 505

Pascoa Paula - 515

Falando um pouco de cavernas, uma das mais lindas que visitamos é a Caverna Natural Ana Kakenga.

A Ilha de Páscoa tem varias cavernas naturais formadas pela erupção vulcânica.  Os Rapa Nui moravam nas cavernas e retiravam água delas também.  Perfeito local para refúgio dos locais durante as guerras entre tribos da ilha.

Mas chegar lá não é tão fácil, é preciso passar por um estreito buraco, com uma lanterna, para então chegar em um salão largo com duas janelas naturais com vista para o mar.  Escolha o melhor ponto da caverna e aproveite, em silêncio, o som das águas do Pacífico batendo sobre as rochas localizadas abaixo da caverna.  Um conselho muito importante é ir sempre com um guia local e caminhar com cuidado sobre o chão rochoso.

7 Pascoa Paula - 227

7 Pascoa Paula - 221

Outra caverna, só que essa subterrânea, é a Ana Te Pahu,  formada por quarto câmaras conectadas por escuros corredores que serviam também de refugio durante as diversas guerras tribais que aconteceram na ilha entre 1200dc e 1500dc.  O destaque dessa caverna localizada próxima a Ahu Tepeu, é a variada vegetação localizada em seu interior.

8 Pascoa Paula - 158

8 Pascoa Paula - 153

Outro lugar muito interessante que visitamos é a Te Pito Kura, uma pedra grande, perfeitamente redonda que segundo os antigos nativos era o umbigo do mundo.  A palavra “pito” significa umbigo.

Dizem também que é uma pedra magnetizada e que pode ser um meteorito.  Fizemos alguns testes para comprovar se era magnetizada e colocamos uma bússola em cima da pedra.  Para nossa surpresa, ela fica perdida e não acha o norte corretamente.  Muito legal!!!  Aproveitamos para colocar as mãos na pedra e ganhar energias extras!  Kkkkk.

11 Pascoa N - 098

Fizemos também um passeio de bike pela costa da ilha.  Foi um passeio maravilhoso com uma paisagem incrível.  Tudo teria sido perfeito se minha filha mais velha não tivesse se esfolado toda no asfalto… kkk… tivemos que parar no hospital e essa experiência não foi nada interessante!!!!  kkk

13 Pascoa Paula - 309

1 Pascoa Paula - 063

Tem também o mergulho.  A Ilha de Páscoa tem águas transparentes e se o tempo estiver bom é possível enxergar até 50 metros de distância.  Não tem muitos peixes pois não tem corais por ali mas é divertidíssimo mergulhar e ver os Moais em baixo da agua.

12 Pascoa Paula - 477

Screenshot 2015-09-05 23.38.06

As crianças se divertiram muito com a aula de surf.  Nossa guia convidou um amigo para dar aula de surf para as crianças que adoraram a ideia!

Pascoa Paula - 349

Vimos um show de dança típico da Ilha de Pascoa, o Kari Kari.  É liderado pelo musico e coreógrafo Lynn Rapu Tuki, que pesquisa danças e musicas tradicionais.  Lógico que uma das pessoas do nosso grupo foi chamada para dançar e nós nos matamos de rir!!!!

Pascoa Paula - 297

Pascoa Paula - 290

Nosso hotel, o Explora, era simplesmente demais, com uma arquitetura única!!!!  Abriu suas portas em dezembro de 2007.  Ele não fica muito próximo do centro mas a ilha não é tão grande assim…

14 Pascoa Paula - 448

14 Pascoa Paula - 455

14 Pascoa Paula - 579

14 Pascoa Paula - 563

Como vimos, Rapa Nui tem sido o berço de uma cultura unica e cheia de mistérios que duram ate os dias de hoje. Os locais mantém viva as suas tradições, a língua, a musica e seus costumes, enquanto os enormes moais esculpidos em pedra testemunham um passado remoto e misterioso.


PUBLICIDADE