Centro Vermelho da Australia

Austrália > Destinos
30 janeiro 2016

Fiz uma viagem ha exato um ano atrás para a Austrália. Além do litoral maravilhoso, visitamos o centro da Austrália. Incrível!!!!! Ele é conhecido como o Centro Vermelho da Austrália, onde Alice Springs dá acesso às paisagens inspiradoras de Uluru, Kata Tjuta, e outras. Tivemos uma verdadeira vivência de como vivem os Australian Outbacks.

Dia 18 - balao - 06

 

Alice Springs

Começamos nossa viagem por Alice Springs, situada no centro geográfico da Austrália, uma cidade cercada por um deserto de areia vermelha, com uma altitude de 576 metros acima do nível do mar, que se estende por centenas de quilômetros em todas as direções. Uma das principais cidades do outback australiano, com cerca de 25.000 habitantes, que foi criada principalmente para atender a demanda de turismo cada vez mais crescente iniciada na década de 70.

2 IMG 9563 e1453589610743

 

Réptil Center

Visitamos o Centro de Réptil (Reptil Center) e nos divertimos muito! Ficamos cara a cara com as cobras mais venenosas do mundo e brincamos com um lagarto que ficava solto. Além das mortais taipans, Pseudonaja textilis e víboras estão as goanas, lagartos-de-gola e diabos-espinhosos do deserto imensos.

 

Escola do Ar (School of the Air)

Visitamos a Escola do Ar, e acho que vocês não fazem ideia o que é isso. É uma escola que cobre uma área de 1.3 milhões de quilômetros quadrados onde fazendeiros e aborígenes não tem acesso a escola, e sabe como? Anteriormente via radio e hoje via computador. Impressionante! No horário certo, na hora marcada, todos os dias, os alunos se colocam na frente do computador e a professora da a aula interagindo com os alunos. Eles tem 40 semanas de aula por ano e segue o mesmo calendário das escolas tradicionais.

 

Barbecue

Já logo no primeiro dia, tivemos um jantar bem típico outback australiano. Foi divertidíssimo! Um homem super gentil, nos pegou no hotel vestido literalmente como um outback. Nos levou para uma pequena casinha no meio do nada, acendeu a churrasqueira e foi ensinar nossos filhos e nós, é logico, a jogar boomerang. Vimos um céu pintado de rosa em um lugar incrível e comemos um churrasco típico. Um programa inesquecível!!!!!

3 IMG_9574

IMG_9591 Dia 16 - Alice Springs on star bbq - 26

 

Parque do Deserto de Alice Springs

No dia seguinte fomos visitar um parque que tinha vários pássaros de varias espécies nativas que estão por toda a parte. Ninguém pode visitar o deserto sem ouvir uma cacatua ou o chamado melódico de um Cracticus nigrogularis. Os diferentes cenários da Central Australia têm cerca de 180 espécies de pássaros, dentre as quais estão diversas aves aquáticas. Havia um show incrível onde os pássaros davam rasantes em nossas cabeças e viam pousar bem ao nosso lado!

Dia 17 - wild life park - 12

Mas o que mais me chamou a atenção neste parque foram os cangurus! Nunca havia visto um tão de perto, e o mais legal foi ver um bebe dentro da bolsa da mãe. Confesso que achei um pouco estranho… kkkk

Dia 17 - wild life park - 53

Dia 17 - wild life park - 46

Dia 17 - wild life park - 38

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quadriciclo

A tarde fizemos um passeio de quadriciclo em uma fazenda distante. Você sabia que hoje em dia ao invés de juntar o gado com cavalo eles fazem com quadriciclos???? Mas mais ainda do que quadriciclo, quando a fazenda é muito grande, eles fazem com helicóptero!!!!

Eu vi um documentário uma vez desses helicópteros juntando o gado e é surpreendente as manobras que os pilotos tem que fazer para juntar o gado! Neste dia aprendemos um pouco sobre a cultura dos fazendeiros junto com um dos maiores fazendeiros da redondeza.

Dia 17 - quadriciclo - 02

Dia 17 - quadriciclo - 21  Dia 17 - quadriciclo - 05

 

Balão

No dia seguinte, madrugamos para fazer um passeio de balão pelo deserto… que lindo… Acompanhamos tudo desde o começo, vimos o balão inflar, ficar de pé e ao mesmo tempo admiramos o nascer do sol. Subimos! Bem alto!!! Quando o fogo desliga, fica aquele silencio, único… e lá em baixo os cangurus pulavam rapidamente fugindo daquele globo gigante. A descida é sempre uma aventura a parte!!!!

Dia 18 - balao - 18

Dia 18 - balao - 22 Dia 18 - balao - 12

 

Kata Tjuta

Pegamos um avião e seguimos para o parque Uluru-Kata Tjuta National Park, que está localizado a 468 quilômetros de Alice Springs.

IMG 9659 e1453766369530

No fim do dia, com o clima menos quente, fomos conhecer Kata Tjuta, que significa muitas cabeças devido ao formato das rochas que se assemelha a uma reunião de cabeças. Uma formação rochosa com 36 abóbadas que estão distribuídas por uma área de mais de 20 quilômetros.

Kata Tjuta é sagrada para os Anangu, que habitam a área há mais de 22.000 anos. O ponto mais alto é o Monte Olga, batizado em homenagem à Rainha Olga de Württemberg. Acredita-se que as abóbadas de arenito de Kata Tjuta tenham cerca de 500 milhões de anos.

Há muitas lendas da tribo Pitjantjatjara associadas a Kata Tjuta. Uma delas conta a história do grande rei-cobra Wanambi que vive no pico do Monte Olga e desce apenas durante a estação seca.

IMG_9658

Dia 18 - Kata Tjuta - 01

 

Nascer do Sol em Uluru

Antes do amanhecer do dia seguinte, ainda escuro, seguimos para um lugar especial para ver o nascer do sol iluminando Uluru, também conhecida como Ayers Rock (nome inglês). Um acontecimento magico, com uma energia unica! Parecia coisa de outro planeta. Ficamos ali, parados, tirando milhões de fotos para acompanhar a mudança da cor do céu e da pedra.

Dia 19 - sunrise Uluru - 01

Dia 19 - sunrise Uluru - 07

 

Visita a Uluru

Depois dela aparecer imponente a distancia, seguimos para perto dela para fazer uma trilha que beirava a pedra. Uluru é uma pedra de 318 metros de altura e quase dez quilômetros de circunferência no meio da planície desértica da Austrália. Os guardiões tradicionais de Uluru, os Anangu, acreditam que essa paisagem foi criada por seus antepassados no início dos tempos, e eles têm protegido essas terras sagradas desde então.

IMG_9776

Dia 19 - sunrise Uluru - 38 IMG_9778 IMG_9781

 

Passeio de Helicóptero

Ainda não satisfeitos com o que vimos de Uluru e Kata Tjuta, resolvemos sobrevoar… É ainda mais impressionante…. Não é a toa que Uluru é Patrimônio da Humanidade e um dos símbolos mais emblemáticos da Austrália. Um lugar que com certeza tem uma energia única no mundo!

Dia 19 - sightseeing helicopter - 25

IMG_9793

 

Jantar

Resolvemos fazer um jantar chamado “Sounds of Silence” que a operadora nos sugeriu. Um lugar lindo, com vista para Uluru, assistindo o por do sol com direito a vinho, cerveja, bebidas não alcoólicas e o tradicional churrasco australiano. O passeio era dividido em duas etapas: o aperitivo em um lugar e depois o jantar em outro. Muito bonito mas eu não faria novamente pois jantar com mil moscas sobrevoando voce, não é nada agradável… kkkk . Parece que tem um outro passeio que inclui somente o aperitivo com champagne, esse deve ser mais agradável! Kkkk

sounds-of-silence-dinner-3480

 

Salto

Meus filhos não se contentaram com todas as maneiras que já havíamos visto o Uluru e decidiram então ver Uluru de uma forma com mais adrenalina… e lá foram dois deles saltar de paraquedas. Me certifiquei que era tudo seguro, afinal dois dos meus 3 tesouros estavam envolvidos e lá foram eles! Eles amaram, mas não sei conseguiram ver o Uluru de tão nervosos… hahahaha!

Dia 20 salto paraquedas 10 Swoopware 0309

 

Escalada em Uluru

É possível também subir em Uluru. Nós bem que tentamos mas estava fechada. Não é muito recomendável pois é muito escorregadio e perigoso.

Escalada

 

Quando ir

A Austrália fica no hemisfério sul como o Brasil e portanto as estações do ano são as mesmas do nosso país. Entre dezembro e março é a época de maior calor, inclusive durante a noite apesar de se tratar de um deserto. Em janeiro, fevereiro e março você pode encontrar alguma chuva. De abril a julho é o inverno com chuva nos primeiros meses e muito frio durante a noite podendo chegar a zero grau. Agosto e setembro são ditos os melhores meses para visitar o local, mas ainda frio durante a noite para os padrões brasileiros, com temperaturas próximas aos cinco graus.

12 fimB

12 fimA


PUBLICIDADE