Barcelona

Destinos > Espanha
07 março 2016

Barcelona é a cidade mais cosmopolita da Espanha, e um dos portos mais movimentados do Mediterrâneo. Com um clima ameno, Barcelona vive cheia de turista a procura de muita cultura além de vários restaurantes, bares e clubes. Barcelona tem tantas atrações interessantes que fica difícil decidir o que fazer, é arte por todos os lados; são casas, igrejas, parques, todos assinados por grandes celebridades. A cidade possui uma mistura de estilos arquitetônicos que é única na Europa, e inclui elementos das culturas espanhola, francesa e catalã. Mas não é só a arquitetura que é única, pois a topografia da cidade também encanta com seus morros e colinas, que parecem se esparramar dentro do azul do mar Mediterrâneo.

Paris:Cannes:Barcelona - 5338

Paris:Cannes:Barcelona - 5336

Paris:Cannes:Barcelona - 5328

 

LA SAGRADA FAMILIA

O Temple Expiatori de la Sagrada Família é, de longe, a atração turística mais visitada de Barcelona. Ela foi projetada pelo famoso arquiteto catalão Antonio Gaudi.

Tudo começou em 19 de março de 1882. O seu interior foi terminado em 2012 e, o plano é terminar a catedral totalmente em 2026 para comemorar os 100 anos de morte de seu arquiteto Gaudi (1926), afinal é la que esta a cripta em estilo gotico onde está a sepultura de Gaudi.

Os detalhes do prédio são impressionantes, assim como o material usado em sua construção. Depois de tanto tempo em construção, é possível ver a diferença entre a parte antiga e a parte nova da estrutura, que está sendo construída com pedras de cores diferentes.

Quando as obras se encerrarem, a Sagrada Família, terá dezoito torres: doze campanários representando os apóstolos, quatro homenageando os evangelistas, um para a Virgem Maria e a mais alta de toda consagrada a Jesus Cristo. Quando terminada, será a mais alta igreja católica do mundo.

Os destaques da Igreja são: a fachada da Natividade que representa a fé, a caridade e a esperança; e a fachada da paixão onde estão algumas figuras curiosas e misteriosas.

Por ser tão famosa, a atração costuma atrair multidões, e as filas do lado de fora são quilométricas! Felizmente, é possível comprar os ingressos com antecedência, e alguns dão acesso preferencial, como é o caso dos oferecidos pela Viator, nossa parceira.

Screenshot 2016-03-06 14.08.52

Paris:Cannes:Barcelona - 5264 Paris:Cannes:Barcelona - 5289Paris:Cannes:Barcelona - 5284 Paris:Cannes:Barcelona - 5283Paris:Cannes:Barcelona - 5281 Paris:Cannes:Barcelona - 5293 Paris:Cannes:Barcelona - 5273 Paris:Cannes:Barcelona - 5267

 

PARK GUELL

 

Paris:Cannes:Barcelona - 5307

Paris:Cannes:Barcelona - 5326

Paris:Cannes:Barcelona - 5322 Paris:Cannes:Barcelona - 5306

 

 

CASA MILÁ (LA PEDRERA)

Apelidada como lava derretida ou pulmão de pedra, a Casa Milà ou mais conhecida como La Pedrera, foi arquitetada por Antoni Gaudi e está localizada em uma das esquinas do Passeig de Gràcia.   Como vários outros prédios construídos por ele em Barcelona, é muito fácil de ser identificado por suas formas onduladas imitando dunas e /ou lava, e cerâmicas coloridas.

A casa Milá foi concluída em 1912 e na década de 80 já estava em estado lamentável, até ser adquirido por um banco, que a restaurou e a transformou em um espaço cultural.  Até hoje arquitetos comentam sobre sua extraordinária estrutura sem nenhuma parede principal sustentada totalmente por pilares.

Screenshot 2016-03-06 14.14.35

Screenshot 2016-03-06 14.15.48

 

LA RAMBLA – As ruas mais famosas de Barcelona

Um ótimo lugar para passear e conhecer é pela avenida mais famosa de Barcelona chamada La Rambla, que vai do Passeig de Gracia até o porto. São ruas muito movimentadas com restaurantes e bares super descolados, lojas locais sem contar os artistas de rua, estatuas vivas, pintores e músicos. É lá que tudo acontece.

A parte do meio dessa avenida, com árvores enfileiradas, é dedicada aos pedestres, onde há cafés, quiosques, mímicos, floristas e turistas. Oficialmente, a avenida vai da costa do mediterrâneo, passando pela Eixample, até a Avinguda Diagonal. Apesar disso, a parte mais célebre de La Rambla é sua parte mais baixa, que começa a partir da Plaça Catalunya e vai até o porto. Vários monumentos históricos se estendem pela Rambla, que traça a forma de um antigo leito de um rio. Na verdade, o nome da avenida deriva da palavra árabe “ramla”, que se refere à areia do leito do rio em tempos de seca. Com o tempo, o leito do rio foi preenchido para se tornar o que vemos hoje. Ao longo dessa parte da Rambla, há também uma arquitetura criativa , bem como algumas famosas lojas do velho mundo, com detalhes de Art Noveau.

A avenida é também muito próxima ao famoso mercado La Boquería. La Boqueria, com origens medieval que foi instalado na região no século XIX. Entre, tome um suco e aprecie suas cores, sabores e cheiros.

Screenshot 2016-03-06 14.00.29

Screenshot 2016-03-06 14.01.28

 

CAMP NOU (ESTADIO)

Para aqueles que são fãs de futebol, é lá que está o maior estádio da Europa com capacidade para 98 mil pessoas. Fundado em 1899, o Camp Nou, é a sede do Barcelona Futebol Clube e já recebeu grandes estrelas do futebol como Neymar,Romario, Ronaldo, Rivaldo, Messi e vários outros.

O estádio oferece um tour chamado Camp Nou Experience onde é possível conhecer o museu do Barça com vários troféus, fotos e até estátuas das maiores estrelas além da sala de imprensa, da capela, do túnel dos jogadores, da arquibancada, dentre outros. Em média, a visita tem uma duração de 1 hora e meia, lembrando que no local o visitante ainda encontra uma loja fantástica, cheia de produtos com a marca do Barça, restaurantes e lanchonetes.
Paris:Cannes:Barcelona - 5347 Paris:Cannes:Barcelona - 5350 Screenshot 2016-03-06 14.21.36

 

L’AQUARIUM DE BARCELONA

O Aquário de Barcelona é considerado como o maior da Europa. São 11.000 animais e mais de 450 espécies diferentes. A atração principal deste aquário é o L´Oceanari que te da a sensação de estar andando no fundo do mar! É um tanque gigante, cheio de tubarões onde tem um túnel com agua por todos os lados. Com certeza um programa bem gostoso para crianças de todas as idades e adultos.

Screenshot 2016-03-06 14.25.19

 

FONTE MAGICA DE MONTJUIC

A fonte Magica de Montjuïc é uma atração muito procurada por turistas de todas as idades e que não pode deixar de ser visitada. Um verdadeir0 show de música, luzes, cores e acrobacias aquáticas criada em 1929 por Carles Buigas. Esta fonte tem cerca de 3.000 jatos de agua e um repertório musical bastante eclético.

A fonte estreou pela primeira vez durante a Grande Exposição Universal, que teve a participação de países como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Romênia, entre outros.

Screenshot 2016-03-06 14.28.53 Screenshot 2016-03-06 14.29.36

 

MUSEU PICASSO

O museu Picasso pode não ter as principais obras do pintor mas tem uma experiência única. Pablo Picasso viveu em Barcelona de 1895 a 1904 e foi lá que ele começou a desenvolver seriamente a sua arte. Os trabalhos contidos neste museu são obras que Picasso guardou para si ou deu a sua família, como por exemplo o tocante “Paulo con gorro blanco”, retrato de seu filho mais velho pintado no começo dos anos 20. Outra obra bacana é o retrato de sua primeira esposa em 1917.

Para que você possa acompanhar o progresso do pintor, suas obras foram colocadas em ordem cronológica desde os seus primeiros anos até os trabalhos finais, assim fica mais fácil de acompanhar o desenvolvimento de suas técnicas.

Screenshot 2016-03-06 14.39.02 Screenshot 2016-03-06 14.40.26

 

MUSEU MIRÓ

Para os amantes da arte, este é um outro grande passeio de Barcelona. No museu, você poderá apreciar diversos trabalhos de Miró, que incluem pinturas, esculturas, tapetes e até rascunhos do início da sua carreira. A excursão panorâmica passa pelo museu e várias outras atrações de Barcelona.

 

PRAIA LA BARCELONETA

Barcelona é uma cidade de praia. A mais famosa é a de procurada pelos turistas é a Barceloneta. Uma praia cheia de animação e diversão que é frequentada tanto por turistas, como por moradores. Há alguns restaurantes a beira-mar então não deixe de experimentar a famosa paella.

Paris:Cannes:Barcelona - 5362

Paris:Cannes:Barcelona - 5359

 

TAPAS

Os tapas são um clássico da Espanha. Tradicional em todas as cidades deste país, cuja gastronomia é facinante. Tapas são como um ritual e um momento de encontro entre amigos e familiares. Tem bares que são especializados só em tapas e outros que além de pratos oferecem as tapas. Tapas, para quem ainda não sabe, são pequenas rações. A mais famosa é as Patatas Bravas. Em Barcelona muitas tapas são com frutos do mar, afinal estamos de frente para o mediterrâneo.

Screenshot 2016-03-06 14.58.04

Screenshot 2016-03-06 14.56.08 Screenshot 2016-03-06 14.55.15

 

IGREJA GOTICA

A construção da Catedral Gótica de Barcelona começou em 1298 e só terminou em 1913, graças às guerras civis e epidemias. Mas ela vive em constante reforma pois sua fachada está constantemente desabando.  A igreja foi dedicada a padroeira da cidade chamada Santa Eulália. Por dentro, a catedral é cavernosa e um tanto quanto hostil, mas as pinturas, esculturas e um coro central minuciosamente esculpido (construído em 1390) se iluminam na escuridão.

Há um elevador para a parte superior da igreja, vale muito a pena subir para ver a vista da Velha Cidade.

O glorioso claustro iluminado é famoso por seus 13 gansos ferozes – um para cada ano de vida de Eulália – e pelas gravuras meio apagadas no chão, especificando qual categoria pagou por cada lado da capela: tesouras para representar os alfaiates, sapatos para os sapateiros e assim por diante. O museu da catedral, localizado na Casa do Capítulo, do século XVII, inclui pinturas e esculturas dos mestres góticos Jaume Huguette, Bernat Martorelli e Bermejo Bartolomé.

Screenshot 2016-03-06 23.01.26

 

CASA BATLLÓ

A casa Batlló é uma das mais impressionantes e admiradas criações de Gaudí. Em 1902 Gaudi foi convidado pela família Batlló para reformar seu edifício e o transformou, por fora e por dentro, em uma de suas criações mais ousadas.

As opiniões são muitas a respeito da fachada do prédio. São paredes coloridas e brilhantes, varandas finas e compridas e um teto curvo fazendo com que muitos acreditem que representa o espírito do carnaval e outros as enseadas de Costa Brava.

Seja como for, a teoria mais popular, que leva em conta o profundo sentimento patriótico do arquiteto, é a de que a fachada retrata São Jorge e o dragão – a cruz no topo seria a lança do cavaleiro, o telhado, as costas da besta e as varandas seriam os crânios e ossos de suas infelizes vítimas.

Screenshot 2016-03-06 14.48.54

Screenshot 2016-03-06 14.49.51

 

LA BOQUERIA

Repleto de turistas que procuram pela magia gastronômica de Barcelona,​ ​e que geralmente terminam com um quarto de abacaxi pré-cortado (mais caro do que deveria), o maior mercado de alimentos da Europa é uma parada obrigatória. Contemple pilhas de tomates Montserrat, sacos molhados de caracóis e viscosos lingueirões nas bancas de peixe. Se você não puder ou não quiser cozinhar tudo sozinho, você pode, em vez disso, optar pelos diversos bares de tapas do mercado.

Se você for na parte da manhã, conseguirá ver os melhores produtos, incluindo frutas de pequenos agricultores e bancas de verdura na pequena pracinha do lado C/Carme do mercado, onde os preços tendem a ser mais baixos. Mas se você só gosta de olhar, lembre-se de que este é um lugar onde os moradores gostam de fazer compras. Não toque o que você não for comprar, pergunte antes de tirar fotos e tome cuidado para não ser acertado pelas velhinhas com carrinhos de feira.

Screenshot 2016-03-06 22.59.11 Screenshot 2016-03-06 22.58.24

 

PALAU DE LA MÚSICA CATALANA

Os delírios criativos do arquiteto Domènech i Montaner deram forma a esse poderoso monumento à musica popular e ao contexto histórico da Catalunha do início do século 20. Mosaicos, esculturas, colunas e vitrais, arrematados nos mínimos detalhes, compõem um deslumbrante e harmonioso conjunto do Palau de la Musica Catalana.

Especial destaque para a alegórica sala de concertos – certamente uma das mais belas da Europa, na qual a acústica surpreende tanto quanto o mosaico de vidro do teto. Chamam a atenção também as esculturas do arco que emolduram o palco, representando a música popular catalã e a arte clássica. Patrimônio da humanidade listado pela Unesco, o Palau oferece uma bem diversificada agenda de concertos.

Encomendada pela nacionalista sociedade coral Orfeu Català, essa sala de concerto impressionante foi concebida como um hino à Renascença catalã e uma vitrine para as mais célebres obras modernistas disponíveis. A fachada Domènech i Montaner é um frenesi de cores e detalhes, que inclui um grande mosaico alegórico representando os membros da Orfeo Català, e colunas de azulejos florais com os bustos de Bach, Beethoven e Palestrina na fachada principal, e Wagner na lateral. Por dentro, uma grande quantidade de dinheiro foi gasta para melhorar a acústica, mas, na verdade, os visitantes não vão até lá para deleite dos ouvidos, mas, sim, dos olhos. A decoração irrompe por toda a parte. O teto é um sino de vitrais invertido que retrata o sol radiante em um céu azul; 18 musas aparecem por detrás do palco; cavalos alados voam sobre o balcão superior. O arco esculpido sobre o palco representa a música folclórica e a música clássica: o lado esquerdo possui o compositor e condutor catalão Anselm Clavé e jovens garotas cantando ‘Flors de Maig’, uma música tradicional catalã, enquanto à direita, pode-se ver Valquíria de Wagner e um busto de Beethoven. As visitas guiadas estão disponíveis em inglês todos os horários e começam com um pequeno filme da história do Palau. Certifique-se de fazer perguntas: os guias são muito bem informados, e a não ser que sejam solicitados, tendem a se concentrar principalmente nos triunfos das reformas.

Screenshot 2016-03-06 22.55.06

Screenshot 2016-03-06 22.55.32 Screenshot 2016-03-06 22.53.58


PUBLICIDADE