Garopaba, Santa Catarina

Brasil > Destinos
08 fevereiro 2017

GAROPABA – SC

Fui para Garopaba, no estado de Santa Catarina, duas vezes, uma somente em casais e outra com as crianças. Posso afirmar que Garopaba é incrível de todas as maneiras. Todas as praias são maravilhosas e cada uma tem a sua característica.

Ferrugem é destino certo para quem quer paquerar e badalar, enquanto Silveira oferece as melhores ondas do Sul do país; e Siriú reúne dunas perfeitas para a prática de sandboard. Já quem viaja com os pequenos encontra infraestrutura e águas calmas na praia de Garopaba. Caso o intuito seja apenas relaxar e apreciar a paisagem, siga para as praias do Vigia ou do Ouvidor.

Vou falar durante esta semana um pouquinho de cada praia que fui. Tenho certeza de que você irá se apaixonar por cada uma delas!

1 Screenshot 2017 01 30 16.59.28

 

GAMBOA

Vamos começar pelas praias mais ao norte de Garopaba seguindo para o sul? Sossegada e com boas ondas, a praia da Gamboa é frequentada por surfistas e pescadores que vivem em uma comunidade ali instalada. Indicada para quem quer descansar, é acessível por estrada de terra. É a praia mais afastada de Garopaba e fica a 16 quilômetros do Centro. O agito se concentra no início e vai diminuindo ao longo de sua extensão. Em alguns trechos, Gamboa vira uma praia quase deserta.

Está localizada ao norte da Praia do Siriú, a 11 km de distância dela. Você pegará uma estrada de chão e no meio das montanhas, no meio do nada, avista-se uma lagoa lá embaixo, a Serra Geral ao fundo, de repente, uma vila, e, finalmente, a Praia da Gamboa. Rodeada de montanhas está ela lá, um pedacinho do paraíso. O caminho até esta praia também faz parte do passeio, pois a natureza por lá é exuberante. Possui lojas, lanchonetes e bares. O mar é um pouco agitado, mas a praia é muito tranquila, bem apreciada por famílias.

Neste lugar onde a natureza fez questão de dar uma caprichada, caminhar pela praia é essencial para se conhecer os arredores. Os adeptos de trilhas encontram também algumas opções bem interessantes. No canto direito há um morro onde é possível chegar à praia do Siriú. Já quem prefere caminhadas sem muitas subidas é só seguir à esquerda pela beira mar, que, após duas horas, chega-se à Guarda do Embaú.

2 Screenshot 2017 01 30 20.12.192 Screenshot 2017 01 30 20.13.16

 

SIRIU

Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, região delimitada da Praia do Siriú até o Morro dos Cavalos, é considerada área de preservação permanente.

A praia de Siriu está localizada ao sul da Praia da Gamboa, e a 10km ao norte da cidade de Garopaba. Uma praia extensa que se divide em duas partes: no canto norte onde desemboca a bela Lagoa do Siriú, é o trecho de praia onde ficam as famílias e restaurantes de cozinha açoriana; e ao sul, a parte das dunas que alcançam até 40m onde os adeptos de snowboard passam horas. É possível alugar prancha na beira da estrada que vem de Garopaba.

IMG 0082

Nos arredores, uma lagoa de água doce proporciona deliciosos banhos depois do surf na areia.

O caminho do centro de Garopaba até a Praia do Siriú já é um passeio à parte, pois é repleto de paisagens naturais lindas. No caminho voce passa por lagoas, rio e placas indicando cachoeiras, além de dunas enormes.

3 Screenshot 2017 01 30 20.41.27

 

SILVEIRA

Localizada a cerca de 3 quilômetros do centro de Garopaba, a Praia do Silveira tem 1,5 quilômetros de uma beleza exuberante. Classificada como uma das melhores praias do país para a prática do surf (e a quinta do mundo), a Praia Silveira é palco constante de campeonatos nacionais e internacionais de surf. Por isso, antes de querer se aventurar por lá, é bom saber que o mar da Silveira não é recomendado para surfistas com pouca prática.

No seu canto esquerdo ondas perfeitas, com um detalhe inusitado: o fundo de pedras no canto Sul propicia a formação de verdadeiras pistas de água em movimento, que levam ao delírio surfistas de todo o mundo.

O público é formado exclusivamente por surfistas, que lá encontram um belíssimo e selvagem cenário formado por ondas muito fortes, vegetação rasteira e enormes costões de pedra.

A praia é cercada por uma montanha onde o verde da vegetação típica da Mata Atlântica ainda predomina e é também controlada em nível ambiental pelos seus moradores. Estuário de desova da tainha, a Silveira atrai também pescadores, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.

O acesso é feito por uma estrada de terra a partir da avenida asfaltada que dá entrada de Garopaba (próximo à loja Mormaii). A faixa de areia fica entre dois montes – para chegar, é preciso subir e descer o Morro da Silveira. A passagem para carros é estreita e não há muito espaço para estacionar.

4 Silveira4 Screenshot 2017 01 30 22.34.24

 

VIGIA

Pequena e com formato de ferradura, a bonita praia da Vigia fica em área residencial ao sul da Praia de Garopaba. É uma das mais tranquilas da cidade, a um quilômetros do Centro.

Uma pequena enseada paradisíaca em forma de ferradura, porém sem infraestrutura. Uma delícia de mar calmo e a praia mais tranquila da cidade.

A estrada que vai em direção à Praia da Vigia tem um morro de mesmo nome. O morro tem esse nome, pois até hoje, os pescadores vigiam lá a entrada de cardumes de peixes, principalmente na época de pesca da tainha. Este morro possui casas lindíssimas com vistas de perder o fôlego. Suba para se deliciar também com a linda vista de Garopaba.

5 Screenshot 2017 01 30 22.46.12

 

GAROPABA (CENTRAL)

A praia mais urbanizada se chama Garopaba e esta à beira da cidade de Garopaba. Ela tem 2km de extensão e está localiza em uma enseada, portanto super protegida garantido um mar bem tranquilo.

Muito procurada por famílias e adeptos da caminhada, que encontram areia batida e ideal para a atividade, na alta temporada, é cenário de passeios a pé e de bicicleta no final do dia.

Ao sul da praia está a antiga cidade de Garopaba, uma vila de pescadores, e no resto todo da praia até o final do lado norte, estão as casas de veraneio. A cidade de Garopaba possui uma boa infra-estrutura, com restaurantes, lanchonetes, bares, calçadão, pousadas, lojas e um camping à beira mar. É também conhecida como praia central.

Os prédios são limitados a dois andares, o que evita a construção de edifícios.

No final da avenida principal chega-se a um trecho de extensa orla, que na temporada fica tomada de guarda-sóis tamanho família. No pedaço mais urbano há bares, restaurantes e quiosques. Dependendo da época, barcos de pesca também compõem a paisagem.

6 Screenshot 2017 01 30 16.58.366 Screenshot 2017 01 30 23.13.20

As crianças fizeram aula de surf todos os dias e AMARAM!

IMG 0003

 

PRAIA DA PREGUICA:

A Praia da Preguiça, também conhecida como “Prainha”, é uma praia pequena com águas calmas e claras. Está localizada no bairro da Vigia, um bairro residencial, formado por lindas mansões que contrastam com as belezas naturais do ambiente. Próximo a ela está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e um pouco adiante começa o costão, onde é possível caminhar por trilhas e observar o lindo visual.

7 Screenshot 2017 02 01 18.42.287 Screenshot 2017 02 01 18.41.29

 

FERRUGEM

A Praia Ferrugem fica a 6 km do centro de Garopaba, ao sul, no Bairro Capão. Com um mar cristalino e areias brancas, de um lado ela oferece ondas fortes, muito conhecida pelos surfistas, e do outro lado piscinas naturais.

Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra. Foi este canal que deu nome à praia, pois em certos dias, em que seu fundo está cheio de areia, as águas ficam mais amareladas, com cor semelhante a ferrugem.

O Sambaqui que existe na beira da praia, localizado à esquerda do canal, também é um local interessante. Trata-se de um morro que foi cemitério dos índios da tribo Carijós, na época da colonização do litoral. Subindo o costão, tem-se uma bela vista da praia do Ferrugem, da lagoa de Garopaba e da Praia da Barra, que fica do outro lado do costão.

Com uma boa infraestrutura de pousadas, bares e restaurantes, a Praia Ferrugem é uma das mais lindas e badaladas de Garopaba. Na alta temporada, essa praia fica lotada de gente bonita a procura de diversão. Eleita pelos jovens, recebe gente de todo o Brasil, sobretudo paulistas e gaúchos. No restante do ano, quem domina a área são os surfistas, já que essa é uma das melhores praias para a prática do esporte.

O por do sol na lagoa que fica no extremo oposto ao mar, é um espetáculo imperdível.

A noite é super animada em seus inúmeros bares.

8 Screenshot 2017 01 30 23.14.148 Screenshot 2017 02 01 19.03.23

 

BARRA

A praia da Barra fica a 9km do Centro e está separada somente por um canal da Praia da Ferrugem.   Este canal é na verdade um desemboco da Lagoa de Garopaba ou da Encantada. A praia fica isolada e por isso é super tranquila, perfeita para relaxar.

Trata-se de um dos lugares mais reservados de Garopaba, muito bom para pescar. De lá há uma trilha onde, caminhando por 2 quilômetros, chega-se à Praia do Ouvidor.

9 Screenshot 2017 02 01 19.16.55

 

PRAIA DO OUVIDOR

A praia do Ouvidor está localizada a 12 quilômetros ao sul de Garopaba. São 800 metros de praia cercada por uma natureza intocada com dunas e muito verde. Seu mar é bem tranquilo e é frequentada por aqueles que querem descansar. É muito procurada para a prática de canoagem, pesca e esqui.

A estrada de acesso a praia é deserta e cercada de coqueiros e mata virgem. É possível admirar a praia antes mesmo de se chegar à areia. Se voce quiser passar o dia por lá, leve agua e algo para comer pois a praia não oferece nenhuma infraestrutura

10 Screenshot 2017 02 01 20.02.1610 Screenshot 2017 02 01 20.04.32

 

VERMELHA

A praia vermelha é de dificílimo acesso e dominada pela família Johannpeter, do Grupo Gerdau!!!! Para chegar até ela, somente fazendo uma das duas trilhas privadas: pelo canto norte da Praia do Rosa ou pela estrada que leva a Praia do Ouvidor. Seja qual for a trilha que voce pegar, elas demoram em cerca de 20 minutos. Por causa do difícil acesso e por nao oferecer nenhuma infraestrutura, a praia acabou ficando mais preservada!

Até pouco tempo atrás, a praia pertencia somente ao município de Garopaba. No entanto, uma nova delimitação dos municípios anexou o canto sul da Vermelha ao município de Imbituba. Essa é a ultima praia no sul de Garopaba.

11 Screenshot 2017 02 01 19.56.29

 

PRAIA DO ROSA

Impossível deixar de falar sobre a Praia do Rosa, mesmo ela não pertencendo ao município de Garopaba! Vizinha da badalada Garopaba, a Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba. Até os anos 80, a colônia de pescadores só era conhecida por hippies e surfistas gaúchos. Na década de 90, porém, surgiram os primeiros empreendimentos que encheram de charme a paisagem perfeita. Desde então, o Rosa se tornou um sonho de consumo.

A faixa de areia clara, em formato de meia-lua, tem somente dois quilômetros de extensão. Os complementos, entretanto, fazem da Praia do Rosa uma das mais charmosas do litoral catarinense. Em cada extremidade, costões recobertos de mata nativa emolduram o cenário e abrigam trilhas. No meio da paisagem, uma lagoa de água salgada – que não teria outro nome senão “do Meio” – serve de refúgio para os casais com crianças que preferem deixar o mar de águas azuis para os surfistas.

A praia do Rosa espalha seus encantos ainda pelas estradinhas de terra que levam a aconchegantes pousadas e restaurantes, a maioria instalada no alto dos morros com vista para o mar. Nos quartos, o conforto impera; enquanto nas mesas, os frutos do mar são as estrelas, sempre preparados com um toque especial.

Para curtir os serviços, entretanto, é preciso ficar atento ao calendário de funcionamento – muitos estabelecimentos fecham suas portas na baixa temporada, quando o Rosa fica ainda mais bucólico e se transforma em um mar de tranquilidade – no verão, o burburinho dia e noite é tão grande que é impensável circular de carro pela região.

Não lamente se você só tem férias nas outras estações do ano: de julho a novembro, a praia recebe a vista de ilustres baleias francas, que chegam para procriar e alimentar seus filhotes. Para apreciá-las, basta subir nos costões.
12 Screenshot 2017 02 01 20.30.02


PUBLICIDADE