Safari no Zimbabwe, Africa

A Republica do Zimbabwe ou, nas versões aportuguesadas, Zimbábue, é um país localizado na África Austral (sul da Africa), com um território de 390.580 km², dimensões um pouco maiores que as do estado de São Paulo. Situado na porção sudeste do continente africano, o território do Zimbábue não possui saída para o mar e divide suas fronteiras com Zâmbia a norte, Moçambique a leste, Namíbia e Botswana a oeste e a África do Sul ao sul. Sua capital é a cidade de Harare.

O ponto mais alto do Zimbabué é o Monte Nyangani, cuja altitude marca os 2.592 metros, situado perto da província Manicaland. O Zimbabué está dividido em oito províncias e em duas cidades. O Lago Kariba, é um lago artificial que se situa entre a Zâmbia e o Zimbabué, criado devido à construção da Barragem de Kariba, e conta com um comprimento de 220 Km, uma largura de 40 Km e ocupa uma área de 5.400 Km2. No norte, encontramos uma das maiores atrações turísticas, as Cataratas de Victoria, a maior queda de água do continente africano.

Zimb1

 

População, Idioma e Religião:

A população do país é de cerca de um milhão e meio e tem como capital e principal a cidade Harare (antiga Salisbury).

A população de Zimbábue é em sua maioria da etnia xona 71% (presente também em Moçambique, Zâmbia e Botswana), havendo 16% da população da etnia ndebele (matabele); outros 11% são de várias etnias, restando ainda 1% de brancos descendentes de europeus, e 1% de asiáticos, especialmente indianos.

A língua oficial é o inglês, apesar da população zimbabuana utilizar diversas línguas regionais na comunicação diária, sendo as principais do país a língua xona e o ndebele (sindebele).

A maioria dos habitantes do país, 75%, seguem o cristianismo, o restante sendo seguidores de religiões africanas tradicionais e do islamismo,

IMG 4580

 

Historia

No século XVI, os portugueses tentam a colonização do centro-sul da África, mas o interior permanece praticamente intocado pelos europeus até a chegada dos exploradores, missionários, caçadores de marfim, e comerciantes 300 anos mais tarde. Enquanto isso, ocorrem migrações em massa de povos nativos, e o território é ocupado pela etnia Xona, relacionada aos Zulus.
Em 1888, Cecil Rhodes obteve a concessão dos direitos minerais da área, que se torna esfera de influência britânica. Em 1895, administrada pela Companhia Britânica da África do Sul, é formalmente nomeada Rodésia do Sul em homenagem a Rhodes.

Em 1923, a Rodésia do Sul é anexada pelo Reino Unido. Embora nunca administrada diretamente pela metrópole, esta sempre manteve o direito de intervir nos assuntos locais. No ano de 1953, a Rodésia do Sul se junta à Rodésia do Norte e à Niassalândia, buscando reunir recursos e mercados. A federação foi dissolvida no final de 1963 e Rodésia do Norte e Niassalândia tornam-se os estados independentes de Zâmbia e do Malawi em 1964. O primeiro-ministro Winston Field, acusado de não se mover rápido o suficiente para obter a independência da Rodésia do Sul é substituído por seu vice, Ian Smith, que defendia os interesses da comunidade branca de sul africanos bôeres e britânicos. Smith irá declarar a independência da Rodésia, um estado de reconhecimento limitado, onde um regime semelhante ao apartheid sul africano irá existir até 1979.

Finalmente, em 1980, um governo representativo da maioria dos zimbabuanos, liderado pelo oposicionista Robert Mugabe assume o poder. Boa parte da comunidade branca irá deixar o país ao longo dos anos, e Mugabe vai se consolidando no poder, tornando-se um ditador corrupto. No início do século XXI, Zimbábue ainda permanece sob controle de Mugabe, mas a economia está destruída por uma série de decisões equivocadas do governo, que causam uma hiperinflação. Pressões para a saída de Mugabe obtém como resultado um governo conjunto deste com o líder oposicionista, Morgan Tsvangirai, situação que dura até os dias atuais.

 

Clima e Economia

Com predominância de clima tropical, Zimbábue possui belas paisagens naturais, sobretudo nas savanas que abrigam diversos animais selvagens. O solo é fértil, fato que possibilita a prática da agricultura. Os principais produtos cultivados são milho, tabaco, algodão, café, cana-de-açúcar, entre outros. Outra importante atividade econômica é a mineração, pois o país possui grandes reservas de ouro, níquel, amianto, etc.

Apesar desse potencial econômico, a nação sofre com diversos problemas econômicos, sociais e políticos. A maioria da população vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; mais de 40% dos zimbabuanos são subnutridos; e muitos habitantes são portadores do vírus HIV, fato que reflete diretamente na baixa expectativa de vida (47 anos).

De acordo com relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Zimbábue é de apenas 0,140, sendo a pior média entre os 169 países que compõem o ranking mundial.

 

WILDERNESS
Vamos ficar em alguns Lodges da Wilderness, uma empresa cuja a prioridade é proteger as áreas selvagens intactas, sua flora e sua fauna, suas comunidades locais, e que com certeza faz uma grande diferença na África. Suas atividades de safari nos quase 2,5 milhões de hectares privado das melhores reservas naturais ao sul da África, oferecem uma experiência incomparável e inesquecível. Uma oportunidade de aprender bastante sobre as espetaculares paisagens africanas, os seus diversos ecossistemas e toda a sua magnífica vida selvagem.

A Wilderness Safaris tem uma política de “conservação sustentável através de um turismo responsável” e assegura que as comunidades locais sejam beneficiadas pelo turismo e assegura a proteção dessas regiões para as futuras gerações. Mais de 85% das pessoas que trabalham com a Wilderness Safari são das comunidades ao redor das reservas e lodges. Sendo assim, estão conectadas ao meio ambiente e participam ativamente de sua proteção e sustentabilidade.

Parque Nacional Mana Pools
Começamos a nossa viagem por Harare, capital de Zimbabue.  Pegamos um avião pequeno de 12 lugares e seguimos para o primeiro Parque que visitamos chamado Mana Pools Park.
O Parque Nacional Mana Pools está localizado no rio Zambeze, nas planícies de inundação do Great Rift Valley e oferece excelente visualização de vida selvagem.

Screenshot 2017 11 04 11.42.11

Uma das primeiras imagens que vimos ao chegar no parque foram essas… olha que sonho….

IMG 3568

IMG 3588

O lodge que ficamos é o Ruckomechi Camp. Situado em uma grande concessão privada no coração do Parque Nacional Mana Pools do Vale do Zambeze, o Ruckomechi Camp esta nas margens do poderoso rio Zambeze. É um lugar remoto e bonito, com vistas espetaculares sobre o largo rio fluvial, adjacente a uma copa de árvore bem definida e as montanhas da escarpa do vale do Rift na fronteira da Zâmbia. Olha issooooo!!!!!

IMG 3764

Olha essa foto do elefante na varanda da minha tenda! São apenas 10 tendas espalhadas pelo Camp. E voce sabia que a noite, voce recebe uma buzina para emergência pois voce não pode sair de sua tenda sem um funcionário armado do Lodge? E sabe porque? Por que voce está no meio da selva, sem cerca, sem nada te protegendo… Imaginou sair a noite e dar de cara com um leão? Melhor tocar a buzina para chamar alguém para te acompanhar, né? Kkkkk

IMG 3754

É possível fazer safari de todas as maneiras, seja no Jeep, a pé, de barco ou até em canoa! Fizemos todos eles mas tenho que confessar que o de canoa foi o que mais me deu medo! Ver o hipopótamo alí, tão perto, sabendo que ele é um bicho que enfrenta quando está com medo, foi algo que realmente me fez praticamente entrar em pânico! Fora isso, o visual é deslumbrante!

Screenshot 2017 11 05 19.24.55

IMG 3794

Eu e minha companheira e amiga Paola resolvemos conhecer a experiencia de dormir em cima da árvore sob o céu estrelado! Foi divertido! A “acomodação” fica meio longinho do corpo do Hotel, próximo a um poço de água. Logo alí perto, em uma barraca, fica o ranger a postos para qualquer emergência! Durante a noite, era possível escutar o barulho dos animais caminhando e indo até o poço beber água! Uma experiência interessante! Acho que seu eu estivesse com meu marido, eu ia aproveitar bem mais…. nada contra voce Paola…. kkkkkk. Esse tipo de acomodação tinha em todos os lodges que visitamos. Screenshot 2017 11 05 19.28.23

Em quase todos os lodges que eu conheci, havia o “loo with a view” ou seja, toilet com vista! Adorei!!!! Vejam que demais o vídeo que fiz para mostrar para vocês! O problema é que a fila fica grande pois voce se perde com a paisagem! Kkkkk E não se preocupe com os bichos voadores pois não achei nenhum por la, mesmo com tudo aberto! Não é demais?

7 IMG 3878

 

Hwange National Park
Partimos para nosso proximo destino: Hwange Park. Ao longo da fronteira com o Botswana, o Parque Nacional de Hwange é o lar de alguns dos melhores celeiros de elefantes, búfalos e rebanhos do sul da África. Hwange é o maior e mais popular parque nacional do Zimbábue. E olha quem eu vi por la: a girafa! Amooooo!  Voce sabia que apesar do seu longo pescoço, a girafa possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem? É assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Durante a semana falarei outras curiosidades sobre os animais, por isso, não perca!

 

No parque Hwange ficamos em dois lodges diferente. Primeiro passamos 1 noite no Little Makalolo Camp, que se encontra no coração de uma das melhores áreas de visualização de animais no Parque Nacional de Hwange. Com vista para um poço de água, o Camp oferece apenas seis tendas de estilo tradicional muito espaçosas e com chuveiros internos e externos. A energia solar é usada para as luzes das tendas e para aquecer água, garantindo uma pegada ambiental mais leve.

 

Vou te contar um pouco do dia a dia do safari. Acorda-se cedo (tipo 5am), toma um pequeno café e sai para o safari. As 10:30am, volta para o Lodge e toma um café bem reforçado com ovo, linguiça, etc. As 3 horas tem outro lanche gostoso e então embarcamos para outro safari. Quando avistamos o rei da selva, o silencio é constante. Diz-se que o rugido do leão é o mais aterrorizante e o mais grandioso dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis, este rugido, pode ser ouvido a 8-9 km de distância. Voltamos para o Hotel somente depois do por do sol. Banho, jantar e cama!

 

O outro Camp que ficamos no Hwange Park é o Linkwasha Camp, para mim o mais bonito de todos (e com ar condicionado)!!!! O Linkwasha Camp encontra-se numa concessão privada no enorme canto produtivo do sudeste do Parque Nacional de Hwange. A excelente localização fica sobre uma linda planície e um ímã para o safari durante todo o ano. São oito tendas luxuosas, com chuveiro contemplativo, uma área de piscina e uma sala de inverno completa com biblioteca, tudo de frente para um poço de água onde vários animais vem para matar a sede.

 

É impresionante a quantidade de elefantes que tem no Hwange Park. Uma das tardes, passamos horas observando os elefantes se refrescarem no poço de agua! Parecem crianças quando vêem agua! Era possivel sentir a alegria de cada um deles que mergulhavam como se fossem peixes! O elefante é um paquiderme que gosta de banhos e toma demoradas duchas com a própria tromba. Para se livrar de parasitas que se introduzem sob sua pele, ele rola na lama e polvilha-se de poeira antes de deitar-se ao sol.

 

Um dos passeios inesquecíveis dessa viagem foi a nossa visita a uma vila local. Fomos primeiramente para a escola onde varias crianças nos esperavam ansiosas. Tiramos fotos, demos risada juntos, conhecemos a escola guiada pelos próprios alunos, participamos de suas danças e finalizamos com um até breve. Muitas dessas crianças não tem nem o que comer mas o sorriso no rosto é radiante! Me emocionei e não consegui segurar as lagrimas ao deixar a escola!

 

Como o Hwange Park tem 1.4 milhões de hectares, o safari sempre tem novidades. A nossa sorte foi ver duas chitas (ou guepardos) em plena luz do dia, coisa raríssima. Na ida para a vila local, vimos as duas devorando sua caça fresquinha. Fiquei impressionada como cansam para comer. Na volta, arriscamos encontra-las no mesmo lugar, porém elas estavam em outro, descansando depois de tanto comer. Voce sabia que a Chita (ou Guepardo) é o animal terrestre mais veloz da Terra? Esse gato pode chegar, numa corrida curta, a uma velocidade de mais de 112 quilômetros por hora. A natureza é mesmo encantadora!

 

 

 

 

Gastronomia

A gastronomia é bastante deliciosa, e o tempo das refeições ou (ou Sadza em bantu) é bastante especial para a população. O prato típico é constituído pelo milho ou a sua farinha, acompanhado por vegetais e se existir carne, revela que a família em questão, tem recursos para a comprar. As famílias mais pobres estão muito ligadas à agricultura e existem muitos empresários que criam gado de boa qualidade, com o intuito principal de exportar. Outros produtos aqui produzidos são o tabaco, café, chá, açúcar e o algodão, tal como o ouro e outros minerais.

 

 

 


PUBLICIDADE