Gramado

Destinos > Brasil
30 dezembro 2018


O destino escolhido para esse feriado foi Gramado, no Rio Grande do Sul. Nos próximos dias irei mostrar todos os encantos que esta cidade promete oferecer. Estou super curiosa para ver o famoso Natal da Luz… dizem que é lindo. Sem falar nas deliciosas fábricas de chocolate espalhadas pela cidade que irei visitar. Farei também uma parada na cidade vizinha Canela e nos Canyons da região. Já estou com a câmera fotográfica a postos para registrar tudo para vocês. A partir de amanhã embarque comigo neste destino repleto de atrações e paisagens incríveis! 

Gramado

gramado1111

Gramado, na Serra Gaúcha, é provavelmente o maior destino turístico do Rio Grande do Sul. A cidade possui ares europeus, uma arquitetura muito peculiar, boa culinária e paisagens belíssimas. Está localizada a 66 km do aeroporto de Caxias do Sul e 120 km do aeroporto de Porto Alegre. Do aeroporto dá para chegar em Gramado de transfer, táxi, carro alugado ou ônibus. A região atrai turistas o ano inteiro seja pelo frio ou pelos grandes eventos que a cidade oferece durante o ano todo como o grande e badalado Festival Internacional de Cinema, A Festa da Colônia, a Chocofest e o Natal Luz de Gramado. Sua estrutura para o turismo é completa. O encantamento se mantém na hotelaria em qualquer época, desde hotéis de luxo a hotéis com privacidade e mimos para casais apaixonados. Um destino para qualquer idade!

Castelo de Saint Andrews

44605419 1849239585197586 7353646247826740256 n 1

Estou apaixonada por esse hotel!!!! O Castelo Saint Andrews está em localização privilegiada: dentro de um condomínio particular no centro de Gramado, com muita privacidade, exclusividade e vista para o deslumbrante Vale do Quilombo, antiga morada dos negros. O hotel é considerado pelos proprietários o único seis estrelas do país. O estilo do hotel é de um palácio real, impecavelmente decorado com moveis clássicos e modernos. Além do luxo dentro do prédio, conta com um jardim repleto de chafarizes. Um lugar ideal para quem procura conforto, exclusividade aliado a beleza do local. 

42951677 940412032830986 6416434555787770543 n 1

Fábricas de Chocolate

Que Gramado é muito conhecido pela quantidade de fábrica de chocolate, eu já sabia! Mas essa é impressionava! Mundo do Chocolate é uma criação da fábrica de Chocolates Lugano. 
Através do passeio guiado, o parque narra a história do Sr Suisse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate, na 
cidade de Lugano, na Suíça. Para realizar o sonho da menina de 
conhecer o mundo, o avô conta a história de outros países, recriando as
paisagens com chocolate. O parque te convida a dar uma volta ao mundo, conhecendo os mais belos pontos turísticos, todos 
desenvolvidos em chocolate maciço. São mais de 200 esculturas e réplicas em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do 
doce. Algumas delas são impressionantes como a réplica da torre Eifel 
com 4,20 m de puro chocolate! 

Igreja de São Pedro

Um dos cartões postais de Gramado a Igreja São Pedro foi construída a 
partir de 1917 pelo Arcebispo D. João Becker e inspirada no estilo arquitetônico romano. Seus vitrais foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier marcando a passagem da vida do apóstolo Pedro ao 
lado de Jesus Cristo. Cerca de 78 mil pedras basálticas foram extraídas de pedreiras próximas à cidade de Gramado e arrastadas em zorras puxadas por bois. Sua torre mede 44 metros de altura e seu sino pesa 1000 toneladas. Na parte externa você vai observar as esculturas dos 12 Apóstolos e a Fonte do Amor Eterno, onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor. Durante o Natal a 
igreja recebe uma iluminação especial e no Réveillon a área ao redor 
da igreja é ideal para observar os fogos. 

Natal Luz

O Natal Luz de Gramado é o maior evento natalino da América Latina 
onde atrai milhares de turistas todos os anos. Costuma ocorrer nos meses de outubro a janeiro. A cidade fica toda enfeitada em tema natalino com inúmeros shows teatrais e musicais e ainda diversos outros eventos 
espalhados que acontecem ao redor da cidade criando sensações que emocionam o público e resgatam a simbologia do Natal. Existem 
diversas atrações gratuitas, que geralmente acontecem em locais abertos, como o Show de Ascendimento (vídeos a cima), Exposição das Renas, a Parada de Natal entre outras. Há também as atrações mais elaboradas e consideradas as queridinhas que são reservadas ao público pagante. 
São elas Reencontros de Natal, Grande Desfile de Natal e Natal pelo 
Mundo. Imperdível!

Canela

Hoje fomos para a cidade vizinha de Gramado chamada Canela. O primeiro lugar que visitamos foi a Cascata Caracol. A Cascata é um dos maiores destaques ao sul do Brasil e esta localizada a 7 km do centrinho da cidade. Com 130 metros de altura a queda d’água desce de um gigantesco paredão e fica escondida entre a mata fechada. Você pode visita-la por duas maneiras: pelos Bondinhos Aéreos Parques da Serra ou pelos mirantes do Parque do Caracol. Indo pelo bondinho, o visual é muito melhor. Super recomendo!!!! Sem dúvida a paisagem é sim de tirar o fôlego. 

Castelinho Caracol

No caminho para o centro de Canela, paramos no Castelinho Caracol. O Castelinho Caracol é uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915. Foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes sem a utilização de parafusos ou pregos. Busca resgatar os costumes alemães através do museu onde podem ser apreciadas muitas peças antigas utilizadas pela família que morou nela. Um espaço para você apreciar e tomar um delicioso chá provando o melhor strudel da Serra Gaúcha.

Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

Partimos para o centro… E lá estava ela: linda, imponente, incrível!!!!! Construída em 1953, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como a Catedral da Pedra esta situada no coração de Canela. Seu estilo característico é gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura, um carrilhão de 12 sinos de bronze, piso e revestimento de pedra e seus vitrais representa a Ladainha de Nossa Senhora. A noite a Catedral recebe uma linda iluminação colorida mas infelizmente não pudemos esperar! 

Vale do Bom Retiro e Lago Negro

Um dos pontos turísticos mais importantes de Gramado em que fui visitar guarda uma história muito particular. Inicialmente o local era uma mata e chamava-se Vale do Bom Retiro. A região  em que o lago se encontra atualmente foi tragicamente destruída por um incêndio em 1942. Anos depois em 1953, iniciou-se o reflorestamento e a construção de uma barragem por um dos pioneiros do turismo na cidade, Leopoldo Rosenfeldtque que teve a ideia de inundar a lacuna criada com o incêndio e formar um lago. Com o auxílio dos moradores, uma fenda foi aberta bem próxima a uma vertente deixando a água tomar conta. Para que o lago lembrasse as paisagens europeias  foram importadas mudas de pinheiros da região da Floresta Negra, na Alemanha. Dessa forma, o local passou a se chamar Lago Negro. 

Parador Casa da Montanha

Estou encantada com esse hotel!!!! Localizado em Cambará do Sul, o encantador Parador Casa da Montanha oferecer charme, gastronomia e hospedagem na mais bonita paisagem da Serra Gaúcha. Rústico mas com muita sofisticação, esta situado em uma fazenda próximo ao Parque Nacional dos Aparadores da Serra e do Caynon Itaimbezinho. São apenas 19 chalés inspirados nos lodges africanos com vista para a floresta e paisagens campestres. Aqui, o hotel oferece varias atividades como trilhas, visitas aos Canyons, passeios a cavalo, etc.

Canyon Itaimbezinho 

Mesmo de baixo de chuva fina, resolvemos conhecer o Canyon Itaimbezinho em Cambara do Sul, já que toda segunda feira o parque fecha para manutenção. Para quem esta visitando a Serra Gaúcha, é sem dúvida um passeio que você deve incluir em seu roteiro. São dois Canyons disponíveis para visitação: Itaimbezinho e Fortaleza. Cada um fica em um parque nacional diferente, criados um ao lado do outro. 
Itaimbezinho fica situado no Parque Nacional Aparados da Serra, o mais antigo e estruturado de Cambará do Sul. São 2 trilhas disponíveis: a mais curta (mais ou menos 400m) e de onde é possível ver as duas cachoeiras e uma outra mais longa que vai por dentro da floresta (6km ida e volta). Como tínhamos pouco tempo, fomos na menor e que já foi o suficiente para presenciar tamanha beleza. Como tênis paisagens lindas nesse nosso Brasil.

Canyon Fortaleza

O sol voltou para o céu! Bora visitar mais um canion? O de hoje é o Canyon Fortaleza que já foi cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres. O Canyon Fortaleza é considerado o maior de todos. São mais de 7 km de extensão. Cenário incrível para se guardar na memória. São duas trilhas, a do Mirante, que você sobe morro acima por 1,5km e tem uma vista impressionte do canyon todo, e outra bem curta, tipo 200m que te leva até o paredão. Nós “criamos” uma outra trilha beirando o paredão até a cachoeira. Que lugar único!!!! 

Pousada do Engenho

Para nossa última noite, escolhemos a Pousada do Engenho. A Pousada é resultado da determinação de três pessoas que escolheram a cidade de São Francisco de Paula como seu esconderijo, seu lugar de viver e resolveram compartilhar o seu refúgio. Foi construída em meio a um bosque com três hectares de mata nativa. A propriedade faz parte da associação de hotéis Roteiros de Charme. Fica a 2,5 km da Estação Rodoviária e do centro de da cidade, bem como a 40 km da cidade de Gramado. Esta rodeada por jardins muito bem cuidados. São 15 cabanas rústicas, mas extremamente equipadas, todas com teto skylight, estrategicamente pensadas em privilegiar a integração com o verde e garantir a privacidade de cada hóspede. O lugar é espetacular, muito bonito, tranquilo em meio a natureza e perfeito para casais. Para quem gosta de estar em meio às arvores num local super reservado é a receita perfeita para dias memoráveis. Pena só pararmos para dormir e curtir a manha do dia seguinte.

São Francisco de Paula

A última noite, dormimos em uma cidade chamada São Francisco de Paula, mais conhecida por São Chico. La não pode deixar de visitar um dos principais pontos turísticos da cidade, o Lago São Bernardo. Com uma extensão de 1800 metros o lago é belíssimo e é cercado de uma paisagem em diferentes tonalidades de folhagens de árvores araucárias. Lugar ideal para passear, descansar, fazer atividades físicas, meditar e tomar um gostoso chimarrao. Um verdadeiro cartão postal da cidade. 


PUBLICIDADE