Lençóis Maranhenses e suas curiosidades

Curiosidades
03 junho 2019
l4

Descubra algumas curiosidades dos Lençóis Maranhense: 

1 – A cidade de São Paulo dentro do parque
O Parque dos Lençóis Maranhenses tem 155.000 hectares, ou seja, 1550 quilômetros quadrados. Mal dá para ter ideia do que é tudo isso, é duna que não acaba mais. Seria possível colocar a cidade inteirinha de São Paulo dentro do parque.
2 – São mais de 36 mil lagoas 
Na época de cheias, entre janeiro e março, o parque chega a ficar com mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão.
3 – Lençol freático está a 3 metros de profundidade
O lençol freático dos Lençóis é extremamente superficial. Se você cavar de 2 a 3 metros de profundidade já irá encontrar água própria para beber. Em diversos vilarejos, a população cava poços artesanais para consumo de água. 
4 – População nômade significativa
Boa parte da população que vive dentro do parque perto de Santo Amaro é nômade. Eles não constroem suas casas de tijolos, pois de dois em dois anos eles são obrigados a se mudar. Com a movimentação das dunas, as casas seriam encobertas pela areia. As construções portanto são de palha. 
5 – Por que Lençóis Maranhenses?
Depois de saber que o lençol freático está a 3 metros somente de profundidade, você poderia achar que o nome do parque se origina por conta disso. Mas não. O nome tem origem mesmo na aparência das dunas, que vistas do alto, parecem lençóis amassados.
6 – É possível visitar o parque à noite
É possível passar a madrugada toda no parque. A temperatura cai um pouco mas não chega a ficar desagradável. Se você pegar a lua certa, você vai achar que é dia! Mas em se não tiver lua, o céu vira um tapete incrível de estrelas por não ter quase cidade nenhuma por perto.
7 – No verão as lagoas desaparecem
Durante dezembro e janeiro o calor e o tempo seco é tamanho que as 36 mil lagoas secam. Apenas duas se mantém, a da Esperança, e a do Peixe.
8 – Um homem já se perdeu no parque
Em 2009, um turista de São Paulo resolveu se perdeu nas dunas. Os guias cadastrados (são mais de 420) encontraram o homem depois de 5 horas andando desesperado e desidratado. 
Foto: Google 
Fonte: rota turística


PUBLICIDADE