São Miguel do Gostoso

Top Roteiros
14 setembro 2020
ss 3

Com uma curiosa placa na entrada da cidade, onde se lê “aqui se faz gostoso” faz com que seu sorriso apareça no rosto.

Localizada a 100 km no litoral norte de Natal,  São Miguel do Gostoso ganhou fama a partir do final dos anos 90 e é hoje um dos principais destinos dos amantes de wind e kitesurf que visitam o Estado.

A cidadezinha pitoresca tem pousadas sofisticadas e restaurantes super descolados .

O astral de Gostoso conquista com seu jeito sossegado de diam mas agitado a noite na medida certa. Super bem localizado, serve como base para excelentes passeios pelo norte e oeste do Rio Grande do Norte.

Durante essa semana mostraremos um roteiro de 4 dias para quem deseja viver grandes aventuras mas também vivenciar o sossego que o destino oferece.


📍1o. dia Roteiro

▪️Marco Zero da BR -101 – Estrada para Gostoso

No caminho para São Miguel do Gostoso antes de entrar na cidade desvie o trajeto e visite o marco zero da BR 101, que liga o Brasil de Norte a Sul, por 4.765 km, tendo início no Rio Grande do Norte e terminando no Rio Grande do Sul.

Você vai dar de cara com o monumento desenhado por Oscar Niemeyer, o arco que liga o Brasil! Apesar de não ser uma super atração turística no sentido de grandiosidade, faz parte da história do nosso país.

▪️Farol do Calcanhar

Continuando o trajeto pela BR 101 você se deparará com  o Farol do Calcanhar. Com 62 metros de altura, é considerado o segundo maior farol do Brasil e o mais próximo do continente africano. A visita acontecem somente aos aos domingos das 14h às 17h.

▪️Esquecer que dia da semana é no day-use do Paraíso do Brasil

Permita-se desfrutar de um day use no Paraíso do Brasil. Uma mistura de beach club, dispõe de uma Infraestrutura de lazer de altíssimo nível, com várias piscinas e quiosques na praia. A praia que margeia a propriedade já vale a visita.

▪️Conhecendo São Miguel do Gostoso

Já na cidade não deixe de passar no

Museu Casa de Taipa, uma casa de pau a pique que virou museu dos costumes e cultura nordestina.

Igreja de São Miguel Arcanjo dizem que no século 19 um comerciante foi curado de uma doença por meio de seu santo: São Miguel Arcanjo. Ao ser curado, construiu uma pequena capela em homenagem ao santo, e daí surgiu o nome da pequena vila.

smg3


📍2o. dia Roteiro

▪️Curtir as praias em São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso tem 4 praias principais: Santo Cristo, Cardeiro, Praia da Xepa e Maceió.

As praias de São Miguel do Gostoso são um convite à contemplação. Sem barracas, sem calcadão e com extensa  faixa de areia encantam pela simplicidade e pela calmaria.

Praia de Santo Cristo –  a mais afastada do centrinho e preferida para quem vai fazer kite ou windsurf.

Praia de Cardeiros – frequentada pela galera dos esportes naúticos.

Praia da Xepa –  onde o buxixo noturno acontece

Praia de Maceió – bela praia com pousadas a beira mar, pescadores e próximas a restaurantes no centro de Sao Miguel.

Se estiver disposto a caminhar, dá pra fazer toda a extensão das principais praias saindo da Praia do Maceió até a Ponta de Santo Cristo ou vice-versa.

Praia do Marco mais distante, passando por Tourinhos, e a quase uma hora de carro do centro de São Miguel do Gostoso. Aqui a visita é a cavalo! Isso mesmo, um dos destaques da região é cavalgar até o Arraial do Marco, muito bonita e isolada, com um ambiente rústico muito agradável.

▪️Aulas de Windsurf ou Kitesurf

Você pode aliar praia e esporte em um só dia, E se você gosta de aventura dá  para fazer aula de windsurf ou kitesurf.

smg8
smg1 3

Dicas de restaurantes e barzinhos

Espaço Mix – Makani – Bar do Tico –  Jack Sparrow’s Bar


📍3o. dia Roteiro

▪️Mergulho nos Parrachos de Perobas

Para quem gosta de piscinas naturais, Perobas é o lugar através de um asseio de barco.

Aqui a proposta é fazer  snorkel ou simplismente ficar admirando os parrachos que surgem no meio do oceano, formando uma piscina natural.

▪️Mergulho nos Parrachos de Maracajaú

Caso tenha mais tempo mergulhe pelos Parrachos de Maracajaú, conhecido como o Caribe do Rio Grande do Norte. Além das piscinas naturais, você vai conhecer uma linda praia, com mar calmo na maré baixa e uma bela faixa de coqueiros à beira-mar. Um  prato cheio para quem gosta de snorkel.

ss


📍4o. dia Roteiro

▪️Dunas Petrificadas da Praia de Tourinhos

Que tal um passeio de bug por dunas petrificadas com mais de 2500 anos de formação?.  

Localizada na praia de Tourinhos suas formações rochosas se assemelham a um rebanho de touros, daí seu nome. A praia é paradisíaca. Ao entardecer a praia é bem badalada e um ótimo ponto para se assistir ao pôr-do-sol.

Não deixe de conhecer o mirante da Pedra da Baleia, do lado oposto as dunas. Lá, quando a maré sobe, jatos de água espirram de uma formação de corais em alto-mar, imitando o esguicho de uma baleia. Um verdadeiro show à parte.

▪️ Labirinto em Reduto

Reduto é o local certo para quem g gosta de trabalhos manuais. Aqui você vai poder conhecer a técnica do labirinto, um tipo de bordado que se faz desfiando o tecido.

Fica entre as praias de São Miguel do Gostoso e Tourinhos.

smg2 4
sh


📍5o. dia Roteiro

▪️Galos e Galinhos

Em meio às grandes dunas e montanhas de sal que deram nome à região, encontra-se uma mistura de vegetação típica de caatinga, restinga e manguezal banhados pelas águas salgadas da região. Vá de buggy até Galos e Galinhos, percorrendo 100 km pela areia da praia em meio a paisagens de cair o queixo.

Farol de Galinhos – Visite-o no final da tarde, de charrete, para assistir um dos mais belos pores do sol do estado.

Dunas do Capim – Chega-se de barco ou de veículos 4X4, e estão localizadas a 6,5 km do atracadouro do Rio Aratuá. Caminhadas e banhos de mar em um cenário paradisíaco.

Dunas de Galos – Grandes extensões de areias brancas vizinhas à Enseada do Capim. Chega-se de barco ou veículos 4X4. O cenário já foi palco das etapas do Rali dos Sertões.

Rio Pisa Sal / Ilha da Estiva – passeio de barco por uma incrível paisagem do mangue em meio à vegetação típica do sertão, e personalidades da região, como o “Pai do Mangue”.

Passeio de Canoa – A canoa os levará às Gamboas – pequenos becos do mangue

Artesanato – reduto da renda e de peças feitas com conchas e escamas de peixe.

Gastronomia regional – Regada de crustáceos frescos vindos dos próprios manguezais de Galinhos.

smg2 5
ss 1
smg3 1

Fotos Referência Google


PUBLICIDADE