Brumadinho – Top Roteiro de 4 dias

Top Roteiros
19 outubro 2020
BB

Brumadinho

Uma cidade cheia de histórias, cercada por belas serras e que, em 2006, tornou-se sede do Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Brumadinho, que fica a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte, ganhou literalmente o coração dos viajantes brasileiros e de todo o mundo nos últimos anos.

Não há como negar que a principal atração da cidade é o Inhotim. Entretanto, o destino oferece muito mais para o turista!

Montamos um roteiro de 4 dias para que você conheça as belezas dessa cidade, ainda pouca explorada.

📍1o. dia Roteiro  

Tour guiado pelo do Instituto Inhotim

O museu Inhotim é o cartão de visitas da cidade, onde a arte casa com a natureza. São 23 galerias de arte e 560 obras espalhadas ao longo de 140 hectares. Um passeio pelos três eixos (laranja, amarelo e rosa) é um convite para diferentes experiências sensoriais, capazes de mexer com os cinco sentidos e de resgatar memórias da vida.

Começaremos pelo circuito mais longo – o circuito laranja.

Eixo Laranja – Aqui estão a maior parte dos jardins temáticos – o desértico tem uma imensa variedade de cactos excêntricos. A Rota Laranja te proporciona a visitação de quatro jardins temáticos: o Viveiro Educador que possui o Jardim Desértico (que é maravilhoso), o Jardim de Todos os Sentidos e o Jardim de Transição + o Vandário.

Não perca a Galeria Psicoativa Tunga, uma das mais instigantes do parque, e o pavilhão dedicado à célebre Adriana Varejão. Ninguém resiste a uma foto na escultura Elevazione, de Giuseppe Penone, uma imensa “árvore” suspensa, com raízes à mostra.

b1 1
b2 1
b10

Se a fome bater existem opções dentro do Instituto para se alimentar.

Tamboril funciona como buffet livre. Não é barato, mas a comida está sempre caprichada.

Oiticica, que funciona no sistema a quilo. Preço mais econômico.

Café do Teatro

Se você não quiser caminhar pelo circuito existe a opção de se alugar um carrinho para fazê-lo.

Pub Crawl

Para a noite divirta-se na Pub Crawl. Uma manira divertida de conhecer os bares da cidade junto com um guia. São ao total três bares bem diferentes uns dos outros e você pode ficar 2 horas em cada um. Você paga uma taxa e tem direito a um drink em cada bar. O Pub Crawl em Brumadinho acontece apenas às quartas e as sábados.

📍2o. dia Roteiro

Tour guiado pelos jardins do  Instituto Inhotim (parte 2)

E hoje é dia de voltarmos ao Instituto Inhotim para percorrermos o circuito rosa e amarelo. Os jardins do Instituto reservam as peças de maior impacto e contraste. São mais de 5 mil espécies de plantas conversa perfeitamente com as obras. Você conhecerá a hostórias de algumas das obras de arte mais incríveis do mundo.

Vamos começar o dia visitando o maior museu a céu aberto do mundo. Dia de conhecer  os jardins do Instituto Inhotim e aprender sobre algumas das obras de arte mais incríveis do museu.

Siga os circuitos rosa e amarelo no primeiro dia. Você verá:

Eixo Rosa – Emocione-se com as imagens dos índios Yanomami da fotógrafa Claudia Andujar, apure os ouvidos no pavilhão de Doug Aitken, onde os sons vêm de um furo de 200 metros de profundidade no solo, e descubra a galeria de Matthew Barney no meio da mata, com um trator gigante esmagando uma árvore alva.

Eixo amarelo – Compõe o primeiro contato com o parque para a maioria dos visitantes. Destaque para a Galeria Cildo Meirelles, com uma impactante casa com todos os cômodos e objetos revestidos de vermelho, o iglu sensorial de vidro de Olafur Eliasson e as interessantes patas-de-elefante. Também nesse caminho está o Tamboril, árvore símbolo do lugar.

Sunset Yoga na Pedra do Morcego

Assistir a um belo pôr do sol praticando Yoga é uma experiência indescritível. Depois do passeio pelo Inhotim, a dica é zarpar até a Pedra do Morcego, um local de vista panorâmica incrível de Brumadinho que virou o point.

Meditar nas alturas é com certeza uma experiência de entregar o corpo e a alma.

bg 1
Crédito fotos Pedra do Morcego Indá Vou Lá

A dica para hoje para um jantar delicioso é no tão bem falado restaurante Ponto Gê.

nn

📍3o. dia Roteiro

DIA 3: Vivência Quilombola

A história de Brumadinho se mistura com a cultura afro-brasileira. Depois de séculos, o município ainda preserva as raízes da cultura afrodescendente. As comunidades de Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé formam a Região Quilombola, que teria surgido em meados do século XVIII, quando um fazendeiro e dono de escravos doou uma pequena parte da propriedade a um escravo.

Hoje é dia de vivenciar essa comunidade.

Visite a comunidade dos Marinhos e do Sape, duas das seis comunidades quilombolas espalhadas pelo entorno do município de Brumadinho/MG.

As comunidades remanescentes de quilombolas mantêm vivas até os dias de hoje as tradições e costumes da cultura afrodescendente. O viajante pode conhecer as capelas e igrejas construídas por escravos na região e uma fábrica de cerâmica.

São muitas histórias de resiliência, de trabalho, de superação que certamente irão te surpreender.

Crédito fotos Quilombola – Eu sou Atoa

📍4o. dia Roteiro

Aventure-se na Serra da Moeda

E por que não se aventurar e sobrevoar a Serra da Moeda no Vale do Paraopeba

O local é considerado uma parada obrigatória para os amantes de esportes de aventura que procuram o que fazer em Brumadinho.

O céu da região é colorido por asas delta, parapentes e até por balões que sobrevoam o vale que está a  1.450 metros do nível do mar. É de lá que se descortina todo o encanto da Serra da Moeda.

A Serra abriga duas rampas naturais com boa inclinação para a prática do voo livre, a Moedinha, a 170 metros de altura, e a Moedão, a 580 metros. Para fazer os voos é preciso contratar escolas especializadas, que oferecem cursos de parapente e voos duplos acompanhados por instrutor.

b3 3

Visitar Piedade do Paraopeba

Uma lista sobre o que fazer em Brumadinho não seria completa sem contemplar uma visita a esse povoado. A vila de Piedade do Paraopeba situada à sombra da Serra da Moeda, é tão antiga como muitos símbolos históricos de Minas Gerais.

No entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba, construída em 1729, casinhas antigas dividem espaço com vendinhas de quitutes e artesanato locais. Há ainda a capela dedicada à Nossa Senhora do Rosário – originada da confraria dos escravos. É em Piedade também que está um dos maiores grupos de congado da região. A Guarda de Moçambique se apresenta com frequência e leva suas crenças através da arte.

Faça a Rota da Cachaça

Tradição, qualidade e um dedo de prosa são os principais atrativos deste roteiro. Um passeio em Brumadinho que faz você mergulhar nas tradições e raízes de Minas Gerais. O visitante conhece a história de alguns produtores locais de cachaça e vê de perto a produção artesanal da bebida.

O viajante pode ainda experimentar os sabores e prazeres proporcionados pelo modo de vida privilegiado à encosta da Serra, com beleza cênica peculiar. O roteiro passa pela região de Paraopeba e Serra da Moeda.

Créditos fotos Rota da Cachaça – Circuito Veredas do Paraopeba


PUBLICIDADE